A logística é uma área muito importante na gestão de uma frota de veículos. Por meio de uma boa gestão, é possível reduzir custos, aprimorar resultados e ainda ajudar a garantir a satisfação dos clientes. Entretanto, para que isso seja possível, é necessário observar alguns pontos de melhorias.

Confira a seguir algumas medidas que podem ser tomadas para otimizar sua distribuição e logística, alavancando os resultados.

1. Planejamento estratégico

O planejamento é essencial para qualquer área e qualquer empresa. No que diz respeito à distribuição e logística, é preciso ter as metas bem traçadas, assim como o plano de ação que conduz ao alcance dos objetivos.

O planejamento permite maior organização, aprimora processos e resultados e orienta o gestor e a equipe.

2. Mapeamento de processos

O mapeamento de processos consiste na análise das atividades a partir do momento em que elas se iniciam até o seu encerramento. Essa atividade visa identificar as principais falhas que ocorrem durante a execução das tarefas e apontar quais são as possíveis melhorias que precisam ser feitas.

Essa é uma das etapas mais importantes no que diz respeito à otimização dos processos de distribuição e logística, pois é por meio dela que as correções são realizadas.

3. Treinamento de equipe

O treinamento de equipe é essencial para garantir que as atividades serão realizadas da forma mais adequada e padronizada possível, dentro da realidade do seu negócio. Isso evita divergências de informações e reduz o índice de erros e retrabalhos. Além disso, os treinamentos podem ser utilizados para aprimorar e/ou desenvolver habilidades e repassar os conhecimentos necessários para a realização das tarefas.

4. Controle da operação

Existe um jargão na área de administração de empresas que diz que “não se gerencia aquilo que não se mede”. Portanto, para uma boa gestão, com foco em melhorias, é necessário fazer um acompanhamento das operações. Ou seja, além de controlar em tempo real as atividades, o ideal é acompanhar os indicadores de desempenho, que fornecem uma visão resumida dos resultados obtidos.

Isso quer dizer: realizar controle de custos, monitoramento das viagens e entregas, acompanhamento do nível de serviço, controle de estoque, desempenho de motoristas e veículos, controle de manutenção, entre outros.

5. Análise de resultados

No tópico anterior, falamos a respeito de controlar a operação por meio de indicadores de desempenho e acompanhamento das atividades. Porém, só é possível encontrar pontos de melhorias a partir do momento em que esses dados são analisados e utilizados para identificar as falhas e criar planos de ação que irão corrigi-las.

Para que o processo de otimização seja ainda mais eficaz, vale fazer um trabalho constante de análises e melhorias contínuas.

A otimização das rotinas de distribuição e logística leva a resultados aprimorados que afetam diretamente a qualidade dos serviços prestados e influenciam na satisfação dos clientes.

Além disso, a partir dessas melhorias, é possível obter benefícios importantes, como o aumento da produtividade, maior agilidade e redução de custos, redução de desperdícios, menos erros e retrabalhos. Ou seja, uma ação que tem como objetivo otimizar a operação traz como consequência diversas outras vantagens que impactarão positivamente e diretamente nos resultados.

Conte conosco para saber mais sobre como tornar suas operações logísticas mais práticas e eficientes: Acesse www.softruck.com.br ou ligue para (031) 3234-2800. 

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *