6 cuidados inverno

6 cuidados que sua frota de veículos deve ter no inverno

O frio pode causar diversos problemas para os veículos. A temperatura baixa prejudica vários equipamentos, como pneus, para-brisa e motor, gerando danos e até acidentes. Além disso, as condições climáticas adversas podem ser desafiadoras para os motoristas, que precisam redobrar a atenção nessa época do ano.

Para evitar transtornos desnecessários, confira a seguir 6 cuidados que sua frota de veículos deve ter no inverno!

Clima

A neblina ou cerração é comum durante o inverno e pode se formar rapidamente, especialmente no início da manhã. Por isso, o motorista deve estar bem informado antes de pegar a estrada. Checar informações sobre o tempo e as condições de tráfego pelo rádio ou na internet deve ser rotina.

Em dias de tempo ruim, garantir a visibilidade é o primeiro passo para a segurança. Para isso, tenha certeza de que o sistema de iluminação do veículo esteja funcionando, assim como o para-brisa. Evite o embaçamento dos vidros deixando as janelas abertas ou acionando a ventilação. Se o veículo estiver na neblina, reduza a velocidade e aumente a distância em relação ao veículo que está à frente. Essas medidas simples dão mais tempo ao motorista para reagir e tentar evitar um acidente em caso de pista escorregadia. 

Velas de ignição

É preciso ter muito cuidado com esse item no inverno. Vale citar que, se o veículo não funcionar logo de cara, o mais indicado é parar o procedimento, para evitar encharcar as velas.

Nesse caso, desligue o veículo e espere uns minutos para que o combustível possa evaporar completamente. Caso a tentativa não dê certo, o recomendado é consultar um mecânico de confiança. É importante lembrar que cada fabricante recomenda um prazo distinto para a troca das velas. Leia o manual do fabricante para conferir se já é tempo de trocá-las e, se necessário, procure uma oficina mecânica.

Combustível

É o fator decisivo para o correto funcionamento do veículo e para seu bom desempenho nas estradas. Alguns veículos flex com abastecimento de etanol podem não pegar direito nos dias em que a temperatura despenca. Isso acontecerá se não for feita a manutenção da partida a frio do veículo.

Nesses casos, verifique a gasolina do sistema. Se estiver velha, o tanque não queima, e dessa forma o etanol não consegue alcançar a temperatura ideal para lançar combustão no motor.

Mola do veículo

Como sabemos a mola vai muito além da função de estabilidade do veículo. Sua função também é a de deixar o eixo em posição correta em relação às longarinas. O equipamento pede alguns cuidados de manutenção para prevenir acidentes. É válido lembrar que, se o motorista não tomar cuidado ao conduzir o veículo, pode quebrar a peça. 

Para-brisas

Temperaturas muito baixas ressecam as palhetas dos limpadores, e isso afeta a eficiência da limpeza do vidro. O mais recomendado é trocar a peça a cada três meses para evitar o problema.

Lembre-se também de manter carregado e limpo o tanque de água do limpador. Com a neblina, o uso do item aumenta. Se quiser, pode adicionar um pouco de detergente na água para limpar melhor o vidro.

Tecnologia

Um software específico para a gestão da frota de veículos é fundamental para qualquer empresa manter o controle das atividades. E também é essencial para garantir a segurança do motorista, especialmente nos dias mais frios do ano. Além de tudo isso, com o uso do software a eficiência das operações é garantida.

A utilização dessa tecnologia tem várias funções que visam facilitar ainda mais o cotidiano das companhias de frota, agilizando operações como a administração da rota, o controle dos impostos e o uso de combustível, entre outras.

É muito importante tomar todos os cuidados listados no artigo para preservar sua frota de veículos durante o inverno. E você, tem alguma sugestão para manter a segurança do veículo em temperaturas baixas? Compartilhe com a gente!

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web