A gestão de frotas tem um papel que vai além de apenas cuidar do conjunto de veículos e organizar sua operação de rotina. A gestão deve melhorar e refinar a frota, a fim de aprimorar sua eficiência e garantir concreta redução de custos.

Tornando-se mais eficiente e barata, a frota gera aumento de satisfação do cliente e cria uma larga vantagem competitiva no mercado. Para atingir esse objetivo, confira seis boas dicas para melhorar a gestão e otimizar sua frota!

1. Cuide (bem) da manutenção

Para ser eficiente, a frota precisa ter ampla disponibilidade: deve haver um carro pronto para ir a qualquer lugar, sempre que necessário. Se um caminhão está quebrado ou com um defeito que diminua e sua eficiência, a disponibilidade fica comprometida; e a eficiência, também.

Isso é ainda mais grave se o defeito aparecer durante o frete. A carga pode sofrer problemas de segurança, a entrega pode atrasar, e o reparo pode ficar mais caro do que se imaginou.

Por isso deve-se investir em manutenção preventiva, de modo a abater custos com consertos e o consumo dos veículos, além de garantir que eles estejam sempre otimizados e seguros.

2. Atenção ao consumo de combustível

Se o veículo precisa abastecer mais vezes, e se a eficiência de consumo é baixa, o resultado é de mais gastos com a frota — sem que isso signifique melhores resultados no transporte.

Por isso, é muito importante ficar de olho no consumo de combustível e acompanhar de perto esses gastos. Escolher um momento mais frio para abastecer, por exemplo, ajuda a comprar mais por menos. Identificar os melhores fornecedores e garantir que o veículo não esteja com nenhum problema também ajuda a gastar menos combustível, assim como escolher a rota certa.

3. Otimize as rotas

É papel da gestão escolher as rotas que possuam a melhor combinação entre: menor distância, segurança e maior acessibilidade. Se uma rota é segura e curta, mas pouco acessível, então vai haver uma perda de tempo se o motorista tiver que passar por ela. Do mesmo modo, uma rota acessível e curta, mas perigosa, coloca em risco a carga, o motorista e o prazo a ser cumprido.

Deve-se basear em informações coletadas sobre os caminhos possíveis e definir qual é o melhor trajeto a ser seguido para cada momento. Ao fazer isso, a redução de gastos acontece graças à menor quantidade de combustível, e a eficiência ocorre devido à entrega segura e rápida.

4. Abrace as tecnologias disponíveis como forma de auxílio

Hoje em dia, há sistemas que monitoram todo o percurso do veículo, com geolocalização GPS e acesso ao estado do motor em tempo real, por exemplo. Além disso, existem softwares que ajudam na leitura do tacógrafo, telemetria para orientar e disciplinar os condutores, e muito mais soluções para aperfeiçoar sua logística. Com auxílio tecnológico, quem está à frente da empresa ou do setor logístico vai poder se dedicar com mais afinco ao negócio.

5. Planeje a implantação de sistemas

O custo de implementar um sistema de gestão de frotas ou outras soluções de monitoramento não é alto, mas deve ser planejado com antecedência, a fim de que seja rápido — e para que sua equipe esteja preparada para receber a novidade. Dependendo da organização de sua empresa, o retorno sobre o investimento pode ocorrer antes de um ano e meio da instalação dos softwares.

6. Cumpra a legislação

Seguir bem as leis de trânsito e segurança evita problemas com a fiscalização, multas, retenção de veículos, entre outros contratempos. Se o veículo estiver com documentos e manutenção em dia, e se a carga está sendo transportada de maneira correta, o veículo não correrá o risco de ser retido ou receber multas.

Vale a pena dizer que o motorista também precisa agir de maneira responsável, sem ingerir álcool ou medicamentos proibidos, não ultrapassar a velocidade permitida na pista, e respeitar a disciplina de trânsito.

Uma gestão de frotas bem feita garante que seu negócio seja menos oneroso e que tudo seja mais eficiente para os propósitos de mercado. O que acha dessas dicas para eficiência da frota? Comente e participe!

Conte conosco para conhecer uma opção inovadora de gerenciamento da frota que garante economia real de custos e aumento da eficiência da empresa! Acesse www.softruck.com.br ou ligue para (031) 3234-2800.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *