custos frotap

8 melhores formas de reduzir custos na sua frota de veículos

Gerenciar os gastos de uma frota de maneira eficiente não é uma tarefa fácil. Muitos problemas enfrentados por transportadores, por exemplo, estão ligados a custos excessivos com a frota. Ter atenção especial com isto é fundamental para não acabar prejudicando o planejamento financeiro da empresa

Se você é o gestor de uma frota ou um empreendedor que atua na área de transportes, é importante que utilize métodos para controlar e reduzir os custos gerados por uma frota de veículos, pois esses fatores podem afetar diretamente a saúde financeira de uma empresa.

No post de hoje, vamos comentar sobre as melhores formas de controlar e reduzir os custos de uma frota de veículos. Prossiga com a leitura!

1 – Realize treinamento com os motoristas

A sua empresa já deve adotar métodos e procedimentos determinados para que as tarefas sejam cumpridas, com certo padrão de qualidade. Quando existe um modelo para orientar os colaboradores, eles trabalham com mais segurança e precisão. Vale a pena investir em treinamentos para a sua equipe, pois dessa forma os funcionários se mantêm atualizados e mais capacitados, melhorando a operacionalidade, trazendo redução de custos da frota e gerando mais lucros. Os motoristas devem ser instruídos sobre a importância da prática de boa conduta no trânsito, direção defensiva e também o que fazer em caso de eventuais imprevistos que possam acontecer, como acidentes ou pequenos contratempos no trajeto.

2 – Advirta os motoristas sobre a velocidade

Quando os motoristas fazem acelerações ou desacelerações bruscas ocorre um maior consumo de combustível e o desgaste nos pneus aumenta, assim como outras peças do veículo. A direção defensiva garante ao motorista se antecipar aos movimentos dos outros motoristas, alterando a velocidade gradativamente.

Manter o veículo a uma velocidade de 80 km/h, constantemente, ajuda a economizar consideravelmente o consumo de combustível. Respeitar as indicações de limites de velocidade das pistas e rodovias previne a empresa de receber multas e contribui para a segurança dos condutores. Também vale considerar que para um aumento de 10% na velocidade, o consumo de combustível aumenta em 15%.

3 – Realize manutenções preventivas nos veículos

É importante atentar para as datas mais aconselhadas para trocar componentes que possam apresentar desgaste acentuado, como bateria, filtros, sistema de escapamento, pneus entre outras. Os níveis de água e de óleo precisam ser verificados regularmente. É fundamental realizar manutenções preventivas para garantir significativa redução de custos, além do bom funcionamento do veículo e segurança para os motoristas. Além de evitar surpresas como quebras de carros em situações extremas que podem acarretar atraso das operações ou entregas.

4 – Faça a calibragem correta dos pneus

A calibragem dos pneus com a pressão de ar adequada é uma prática que precisa ser feita com regularidade. Isso garante a vida útil dos pneus por um maior período de tempo, adiando a obrigação de substituir por novos, além de diminuir bastante os custos com combustível. É preciso avaliar a pressão dos pneus, pelo menos uma vez por semana. Mas não é adequado enchê-los mais do que o indicado pelo fabricante, pois a pressão em excesso nos pneus pode gerar desgaste no seu centro e acabar prejudicando a aderência da banda de rolagem durante a condução. É importante lembrar que existem diversas solicitações de carga e que a pressão de ar deve ser diferente para cada uma delas.

5 – Utilize corretamente as marchas do veículo

O uso adequado do câmbio proporciona mais segurança para o condutor e também para a carga que está sendo transportada, sem falar que ajuda a economizar combustível. Em estradas, com a velocidade regular, é indicado que seja utilizada a marcha mais alta possível, pois as rotações do motor serão mais baixas, resultando em um menor gasto de combustível e uma melhor performance. Nas descidas mais inclinadas, não se deve deixar o câmbio no ponto morto, desça com a segunda marcha engatada, a não ser que a ladeira seja muito íngreme, pois nesses casos deve-se descer em primeira marcha e com bastante cautela.

6 – Pesquise os melhores preços de combustível

Os preços de combustíveis sofrem alterações com bastante frequência, portanto, é necessário realizar pesquisas no mercado. Faça orçamentos entre as empresas que estão ao seu redor, identifique aquelas que oferecem os melhores benefícios para o seu negócio e faça parcerias de médio e longo prazo. Algumas empresas têm o habito dar descontos e vantagens de fidelização para clientes, esteja atento a isso. Com algumas medidas simples, você poderá reduzir significativamente os gastos que sua frota tem a cada mês.

7 – Otimize as rotas

Para uma empresa que possui uma frota de veículos é essencial fazer uma análise apropriada de todos as rotas possíveis para chegar aos endereços de destino. Por isso, é importante planejar cuidadosamente os trajetos para os veículos, verificando e testando as melhores rotas, levando em consideração fatores como condições das estradas, existência de pedágios, prazo disponível para chegada do veículo no destino, locais para o descanso obrigatório dos motoristas – para o caso de serem caminhoneiros -, volume de tráfego das vias, impedimento de circulação para veículos pesados, entre outros.

8 – Utilize um software de gestão de frotas

Avalie a possibilidade de implementar em sua empresa um software capaz de ajudar a gerenciar todos os gastos de uma frota. São programas que integram todas as áreas da empresa, desde o nível administrativo até o operacional, monitorando informações e controlando operações, como a condução de cada motorista, controle de documentação, controle de manutenção, gestão de pneus, gestão de rotas, georeferenciamento e muito mais. Com essa ferramenta a gestão de uma frota de veículos pode ser realizada com mais precisão, eficiência e qualidade, garantindo uma ampla redução de custos logísticos para a empresa.

Conte conosco para conhecer a ferramenta adequada para te ajudar na gestão da sua frota, não importa o tamanho dela. Acesse: www.softruck.com.br ou ligue para (031) 3234-2800.

Gostou do post? Compartilhe conosco suas estratégias para reduzir os custos da sua frota! Deixe seu comentário!

Posts Relacionados
frota caminhões
Quando vale a pena terceirizar a frota de veículos
multas na frota
Multas na frota: descubra como evitar esse problema
custos tec
O peso dos custos logísticos para as frotas de veículos – e como reduzí-los.
economizar-gestao-de-frotas
Veja como minimizar custos inesperados na sua frota

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web