Devido aos níveis elevados de furtos e roubos de veículos no Brasil, costumamos ter um certo receio respeito da segurança dos nossos carros. Mas há uma solução tecnológica que vem ganhando espaço no mercado de segurança de automóveis, que é o rastreamento veicular. 

Através de um módulo rastreador, é possível saber exatamente onde o veículo se encontra, evitando que diversos furtos se concluam com sucesso.

Sendo equipamentos de geolocalização, os módulos de rastreamento veicular precisam ser instalados no veículo para que possam funcionar perfeitamente e indicar com precisão a posição do carro. Na maioria das vezes, estes módulos de rastreamento veicular são pequenos aparelhos que conseguem efetuar a emissão de ondas através de antenas.

IOT e Logística

Os tipos de rastreadores veiculares

Um rastreador veicular pode operar com a utilização de 2 tipos diferentes de tecnologia, que são: sistemas de radiofrequência ou por meio de aparelhos integrados com GPS (Global Position System).

O rastreador veicular que utiliza a tecnologia de radiofrequência tem o seu funcionamento operacionalizado através da triangulação de sinais obtidos por meio de redes criadas por antenas receptoras de grande porte. Essas possibilitam que a área de cobertura seja muito maior, além de fazer com que o objeto possa ser rastreado em praticamente qualquer lugar.

Por sua vez, o rastreador veicular que opera por meio de GPS tem o seu funcionamento baseado em uma grande rede composta por satélites. Os receptores de dados do rastreador veicular são codificados com o intuito de captar os sinais de pelo menos 4 desses satélites, com o objetivo de decodificar as localizações enviadas por meio de coordenadas (latitude e longitude, por exemplo).

Deste modo, o sistema do rastreador veicular consegue informar o usuário sobre a localização exata do automóvel para os pontos receptores que estão localizadas em terra.

A escolha de qual módulo de rastreamento veicular é o melhor para você irá depender muito das suas necessidades. Caso você transite com seu carro dentro de uma área coberta em grandes centros urbanos, por exemplo, é recomendado que você utilize o módulo de rastreamento veicular via radiofrequência. Isto se deve porque ele consegue efetuar a localização do veículo até mesmo em locais fechados e ainda apresenta uma grande imunidade contra interferências.

Por outro lado, caso você transite com seu carro por perímetros que não estão dentro da cobertura regional, como em caso de viagens, etc, é recomendado que o rastreamento veicular de seu carro seja feito via GPS.

Funcionalidade dos rastreadores veiculares

Um rastreador veicular apresenta funcionalidade semelhante à de um celular, a comunicação por meio dos módulos de telefonia é realizada da mesma maneira em ambos os aparelhos. Deste modo, para que o rastreador possa funcionar perfeitamente, este precisa de um chip de telefonia. É através do chip que o aparelho de rastreamento veicular faz o envio dos comandos por meio de SMS e consegue realizar a comunicação com plataformas de rastreio disponíveis na internet.

O rastreamento veicular não depende necessariamente da internet e nem de uma plataforma específica para funcionar. No rastreamento, o sistema utiliza a tecnologia de mensagens SMS,  onde uma mensagem é enviada contendo especificações como latitude e longitude relacionadas a posição atual de seu automóvel. Porém, existem diversas plataformas e softwares que auxiliam muito no recebimento e no tratamento das informações recebidas, tornando o processo muito mais prático e simples.

Outra funcionalidade dos rastreadores veiculares é a possibilidade de se realizar o bloqueio remoto do carro através do módulo de rastreamento. Esta característica é uma das principais vantagens de se contar com um sistema de rastreamento veicular em casos de furtos. Para que o bloqueio do veículo possa ser realizado, existem diversas formas para fazê-lo, como via SMS.

Além disso, a triangulação dos sinais obtidos através de antenas receptoras possibilita que outras informações sobre o carro possam ser obtidas através do rastreamento do veículo, e não apenas a sua localização.

Alguns módulos de rastreamento veicular que operam em determinadas plataformas tem a capacidade de obter diversos dados sobre o funcionamento atual do veículo, como por exemplo: velocidade do carro em certo ponto, locais pelo qual ele passou, tempo em que o veículo ficou ocioso e diversas outras informações úteis para o monitoramento e gerenciamento de veículos.

Essa obtenção de informações sobre o funcionamento do veículo se dá por meio da transmissão de dados para o sistema de seu módulo de rastreamento veicular quando o veículo está ligado.

Aplicação do rastreamento veicular em empresas

De uma maneira geral, é possível afirmar que um rastreador veicular nada mais é do que um dispositivo que aplica tecnologias de GPS e de radiofrequência para obter e transmitir informações precisas sobre a localização do veículo de maneira prática e eficiente, auxiliando muito em casos de roubos e furtos.

Utilizar o rastreamento veicular em serviços como frotas de táxis, frotas de transporte de cargas, carros-fortes e diversos outros serviços relacionados a área de transporte pode ser muito útil, assim é possível administrar o andamento das entregas e gerenciar a frota de veículos com mais praticidade e eficiência, além de minimizar riscos e prejuízos.

Isto por que através do rastreamento veicular é possível obter informações não só sobre a localização mas também sobre a situação do veículo.

Quer saber mais sobre rastreamento e monitoramento veicular? Segue a gente no Facebook, Twitter ou LinkedIn e acompanhe todas as informações mais importantes. 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *