Atualmente, os recursos da geolocalização estão em todos os lugares. Em diversas áreas é possível utilizar o que também é conhecido como georreferência, tanto para receber informações mais detalhadas quanto para enviar dados com maior qualidade.

Quanto mais informações possuímos, melhor podemos nos preparar para agir de forma correta, com uma visão panorâmica e sem perder detalhes que são importantes. A geolocalização é uma importante ferramenta para isso e é sobre ela que falaremos aqui.

Neste post, vamos aprender um pouco mais sobre a geolocalização e os recursos que ela possui, analisando também como utilizá-los da melhor forma. Acompanhe e saiba mais!

O que é geolocalização?

É um sistema de localização que é feito por meio de coordenadas em um sistema já definido. Mas não é só isso. Com o uso de diversas tecnologias trabalhando juntas, os recursos de georreferência também transmitem uma série de outros dados que podem ser relevantes, de acordo com a demanda que existe.

Assim, é possível obter informações sobre rotas, horários, velocidade, além da principal função da geolocalização: fornecer com precisão a localização do que está em foco, seja um objeto ou uma pessoa.

Com todas essas informações de alta qualidade, a geolocalização pode ser utilizada em diversas áreas e com os mais variados objetivos. É possível utilizá-la, por exemplo, para marketing e vendas, segurança de pessoas e de cargas e também otimização de recursos.

No mundo atual, basta ter um telefone ou um aparelho emissor de sinais (como rádio e GPS) para que a geolocalização já esteja fornecendo o lugar em que você está para algum satélite. Esse tipo de transmissão de dados levantou um grande debate internacional recentemente sobre quais informações poderiam ser utilizadas ou não por terceiros, e para quais fins. Apesar de não ser o foco deste artigo no momento, é importante ter em mente a relevância que a geolocalização tem nas mais variadas esferas da sociedade.  

O uso dos recursos da georreferência deve ser feito com cuidado e estratégia, respeitando os limites legais e de privacidade dos usuários.

Por que a geolocalização possui tanta relevância nos dias de hoje? Siga a leitura e descubra!

geolocalização

Quais são os benefícios da geolocalização?

Não foi à toa que a geolocalização se tornou tão importante atualmente. Com novas tecnologias chegando todos os dias, a precisão que a georreferência alcançou é a maior da história. Com o avanço tecnológico, essa ferramenta pode ser utilizada para os mais diferentes objetivos.

O principal foco da geolocalização ainda é o mais óbvio: saber a localização precisa de algo. Pode ser um carro ou uma pessoa, pelo sinal que o celular ou algum outro tipo de aparelho (como antenas e rádios) transmite aos satélites ao redor do nosso planeta. Saber a localização com esse nível de detalhamento serve principalmente para segurança. Mas é possível também obter outros benefícios sabendo a localização de algo ou alguém.

Vamos supor que você tenha uma frota de veículos que faça entregas por todo o país. Saber onde os seus veículos estão, a que velocidade estão andando, se pararam bruscamente ou se saíram da rota estabelecida previamente pode ser crucial para garantir a segurança da sua frota e de seus clientes.  

Pensando em um caso bastante diferente, a geolocalização pode te ajudar também caso você tenha um negócio e queira aumentar suas vendas. Com esse recurso, você pode aumentar o reconhecimento da sua marca entre as pessoas que estão próximas ao local dela. É possível também criar propagandas específicas para o público perto do seu negócio, aumentando as possibilidades de vendas.

Tendo em vista essas estratégias, é possível perceber o quanto a geolocalização é versátil e, quando bem utilizada, pode servir a diversos propósitos.

Como utilizar os recursos da geolocalização

Para utilizar da melhor forma os recursos que temos disponíveis, é necessário criar uma boa estratégia, que seja completa, sem perder a visão geral e nem os detalhes existentes. Com a geolocalização não é diferente. A primeira etapa do trabalho que a utilizar deve ser, inevitavelmente, a criação de um plano claro, objetivo e bem organizado.

Depois que a geolocalização for escolhida como ferramenta estratégica, é necessário recolher as informações que ela traz e extrair o máximo possível de dados úteis para o seu negócio e para a estratégia que você escolheu.

Com os recursos apresentados pela geolocalização, é possível conhecer o perfil de condução dos motoristas; obter informações sobre as rotas utilizadas (São seguras? São as mais rápidas? Oferecem alternativas?) e saber como aproveitar melhor os recursos utilizados.

geolocalização

Otimização de processos utilizando os recursos da geolocalização

O conhecimento oferecido pela geolocalização permite que muitas outras áreas recebam benefícios. É possível, por exemplo, analisar a qualidade de uma rota de viagem selecionada, se ela é a melhor e se há caminhos alternativos na mesma região. Assim, pode-se obter trajetos que são mais vantajosos em todos os sentidos.

Com a georreferência, também se tem maior controle sobre o veículo e, consequentemente, maior segurança. Com um software de gestão, é possível traçar o percurso exato que deve ser realizado e acompanhar se ele está, de fato, sendo feito. Saber a exata localização do veículo também permite analisar se a velocidade está muito acima ou abaixo do esperado, melhorando as estimativas de tempo de entrega.

Além disso, a empresa recebe o benefício de conhecer melhor o perfil de seus colaboradores, já que é possível acompanhar em tempo real a movimentação do veículo e de seu condutor. Desse modo, feedbacks para melhorar a atuação do motorista e a realização de manutenções preventivas podem ser realizados constantemente e com informações concretas e seguras.

Assim, a geolocalização permite a automatização de processos, como o controle de rota e velocidade.

Conclusão

Como pudemos ver, a geolocalização possui inúmeros recursos em constante evolução. Dependendo de como são utilizados, eles podem fornecer muitas informações valiosas para diferentes perspectivas. Seja para vendas, segurança ou mesmo maior controle, os diversos mecanismos que a georreferência possui trazem muitas vantagens, basta uma visão estratégica e objetiva.

Atrelada a um software de gestão completo, a geolocalização traz inúmeras vantagens para qualquer empresa, nos meios mais variados. Saiba mais sobre como gerir a sua frota em nosso blog e leve sua empresa para mais longe!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *