Depositphotos_16207331_m-2015.jpg.jpeg

Dia do motorista: uma checklist especial para fazer uma viagem segura

No dia 25 de Julho é celebrado o Dia do Motorista no Brasil e acabou se tornando uma data especial para a conscientização de muitas pessoas.  Para comemorar a data, é bom lembrar o que todo motorista legal e prudente deveria fazer, certo?

Pensando nisso, levantamos uma checklist de pontos quer você deve analisar no seu carro antes de pegar a estrada, pois, assim, você garante a sua segurança e de diversas outras pessoas que trafegam no mesmo horário que você. Para saber quais são eles, continue conosco.  

Pneus

Quem é motorista sabe da importância do pneu para qualquer veículo, já que ele é o contato do seu carro com o asfalto. Para pegar estrada e encarar uma viagem, ele deve estar em boas condições, com a calibragem adequada segundo o peso que será transportado, e não deve estar careca ou trincado.

Os pneus, por exemplo, são tão importantes que são os responsáveis por mais ou menos 20% do consumo do carro. Dê a atenção devida a esse ponto e se livre de muita dor de cabeça!

Freios

O sistema de frenagem é outro ponto importante para quem pega estrada e quer trafegar com segurança. Vale a pena fazer aquela checagem nas condições das pastilhas e nos discos de freio, além de ficar de olho em qualquer barulho ou em algum tipo de comprometimento de perfomance do sistema de frenagem.

Não se esqueça também que veículos com tração nas 4 rodas normalmente oferecem uma proteção mais eficiente. Ainda assim tratando de frenagem, o importante mesmo é ter prudência. Então, nem pense em entrar em uma curva com uma velocidade muito alta (mesmo com tração nas quatro rodas)!

Documentação

Para se deslocar com um veículo sem se preocupar, é bom estar com tudo em dia, inclusive os documentos. Você deve ter em mãos a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), que demonstra que você está apto para dirigir, e o documento do carro, que prova que o veículo não é roubado e está com as taxas pagas.

Outro ponto importante é ter os acessórios que seu veículo precisa para andar com segurança, como o triângulo e o estepe. Muitas pessoas andam sem eles, considerando que não são tão importantes, até o momento que precisam em uma colisão ou quando o pneu fura, por exemplo. Para não passar dificuldade, esteja com esses acessórios em dia e funcionando bem — até porque a falta de algum deles pode resultar em multas.

Óleo de motor e fluidos

Esse é outro ponto que você não pode negociar e deixar de checar antes de viajar: o nível de óleo do motor. O óleo tem um poder importantíssimo de lubrificação e a sua falta pode superaquecer o motor, fazendo até com que ele venha a fundir. Dê uma olhada também se ele está dentro da vida útil.

Iluminação

Ver e ser visto na estrada é um ponto crucial para evitar acidentes e colisões. Portanto, antes de colocar as malas no carro para viajar, é muito importante ver se o seu carro está sinalizando bem. Cheque luzes como farol, setas, luzes de freio e de ré, etc. Verificando isso tudo, você aumenta sua segurança e diminui a chance de ser multado.

Direção defensiva

Dirigir com prudência ainda é a melhor maneira de garantir uma viagem segura. Respeite a sinalização, evite usar farol alto, mantenha distância dos motoristas da frente e não exceda o limite de velocidade da via. E claro, não deixe de colocar em prática tudo que pode deixar sua viagem ainda mais segura. Afinal de contas, um trânsito seguro se constrói com motoristas prudentes!

Fazendo essa checklist você consegue viajar com mais segurança e aproveitar ainda mais a viagem que se programou a fazer. Não negocie quando o assunto é a sua segurança e respeite sempre as leis de trânsito. Se você acha que esse assunto pode ajudar outras pessoas a se inspirarem no Dia do Motorista para dirigirem melhor, não deixe de compartilhá-lo nas suas redes sociais. Nos encontramos em breve!

Posts Relacionados
truck-driver
Monitoramento dos motoristas da frota: por que fazer
treinamento motoristas1
Cuide bem dos seus motoristas e eles cuidarão bem do desempenho da frota

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web