efeitos-da-crise-economica-em-sua-frota-saiba-como-dominalos.jpeg

Efeitos da crise econômica em sua frota: saiba como dominá-los

A crise econômica no Brasil interfere todos os setores do mercado e também o orçamento familiar. Para enfrentar esse período de turbulência da economia e seus efeitos negativos, deve-se estar sempre alerta e aplicar algumas estratégias eficazes. Os gestores de frotas certamente sofrem bastante com a crise nacional e, provavelmente, se não contornarem esses efeitos nocivos, acabam tendo prejuízos.

Leia o post e confira algumas dicas para dominar tais dificuldades!

Reduza custos

Na gestão de frotas, reduzir custos significa, entre outras coisas, controlar o abastecimento, evitar fraudes e otimizar a manutenção e compra de materiais. É importante calcular quanto se precisa reduzir com combustível e a quantidade exata de veículos, pois só assim será possível elaborar um cronograma eficiente.

Um bom software certamente será um grande aliado, promovendo reduções de até 20% nos gastos com a frota. Com esse mecanismo é possível realizar:

  • Aplicação automática de regras para cálculo e controle de abastecimento;
  • Identificação precisa de erros e falhas, como desvios de rotas, problemas mecânicos e gastos excessivos;
  • Controle de fraudes por meio de mais gerência administrativa e operacional, de informações sobre toda a movimentação financeira e atividades realizadas, além de garantir mais segurança no que se refere ao acesso de dados;
  • Controle otimizado de compras e estoque;
  • Melhoria do processo de pagamento da folha de funcionários, pois tudo ficará melhor organizado e registrado no sistema, passando por atualizações automáticas.

Aprimore o potencial comunicativo e solidário

Outro efeito negativo da crise sobre uma frota pode ser a falta de motivação para o trabalho. Motoristas e demais funcionários desestimulados pela realidade financeira acabam gerando um ambiente de ócio e improdutividade. Para superar esse problema, deve-se contar com uma dinâmica de motivação, como comunicação mais desenvolvida entre gestores e subalternos, melhor integração entre os diferentes setores, fomento à solidariedade e compartilhamento.

Gestores devem se mostrar interessados pelos problemas financeiros de seus empregados, trocar experiências com eles, incentivar o companheirismo dentro da equipe. É mais fácil suportar o peso quando se distribui adequadamente a carga entre todos. Conversar, aconselhar e desabafar é uma forma de superar obstáculos.

Aumente a produtividade

Em tempos de crise, a produtividade é um fator-chave, pois é um recurso fundamental para que sua frota aumente a renda. Mais uma vez, fala-se da importância de softwares para facilitar a realização e controle das atividades, agilizando e aprimorando os resultados.

Softwares permitem um melhor fluxo de informações (ordens, pedidos, esclarecimentos), facilitando a comunicação e a análise de desempenho da equipe e dos veículos. Lembre-se que, para que sua frota melhore a produtividade, os caminhões têm de estar em boas condições de uso.

Invista em capacitação e treinamento

Motoristas mal treinados e funcionários sem qualificação só pioram a situação econômica. Investir em treinamento trará excelentes resultados para seu negócio. Um motorista habilitado legalmente e capacitado com conhecimento e prática evitará:

  • Multas e outras penalidades;
  • Problemas no veículo;
  • Atrasos nas entregas;
  • Perda de carga;
  • Consumo desnecessário de combustível.

E, certamente, saberá cumprir rotas e favorecer o faturamento da empresa.

Planeje e utilize a tecnologia

Finalmente, vale falar do planejamento, sem o qual é impossível vencer a crise. Gerir frotas implica em definir rotas práticas, controlar o abastecimento, manter os veículos em bom estado, qualificar empregados, desenvolver técnicas de marketing, otimizar o atendimento ao cliente, definir preços satisfatórios e dispor de uma infraestrutura adequada para dar suporte aos serviços. Tudo deve ser devidamente planejado, cumprido e fiscalizado.

A favor dos gestores vem a tecnologia avançada — que reduz custos, agiliza as tarefas, oferece melhores resultados e garante mais segurança, contribuindo para maior lucratividade.  Ela vem representada por softwares, dispositivos eletrônicos de segurança e rastreamento, sistemas de controle em tempo real e assim por diante.

Como você está fazendo a gestão da sua frota? Tem preparado sua estratégia para enfrentar a crise econômica no Brasil? Deixe seu comentário e compartilhe o post nas redes sociais para levar adiante essa discussão!

Posts Relacionados
gestor de frotas11
Gestor de frotas: leitura obrigatória para melhorar seu desempenho
saiba-quais-sao-as-tendencias-do-gerenciamento-de-frota.jpeg
Saiba quais são as tendências do gerenciamento de frota
logística integrada1
Logística integrada: o que é e quais são seus benefícios
software de gestão de frotas
Os benefícios do uso de um software de gestão de frotas

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web