Manter a frota de veículos em bom estado de conservação, avaliar funcionários, lidar com a diretoria, propor novas soluções para gastar menos e lucrar mais… A vida de um gestor de frotas pode ser muito corrida e alguns detalhes que poderiam parecer simples acabam passando despercebidos.

Um deles é o excesso de cargas que o caminhoneiro está levando, o que pode prejudicar a gestão e o seu negócio. Para te ajudar a não errar nesse ponto, a Softruck preparou uma lista com as melhores formas de evitar este problema. Confira!

Preserve as características da carga

Conservar as características da carga é uma posição adotada por várias empresas para não correr o risco de exceder a quantidade de peso que está sendo transportado. Com essa prática, a rotina das viagens é facilitada e a variação de carga entre os deslocamentos é pequena.

Quer uma situação para te ajudar a entender? Pense que uma estrada suporta caminhões com até 20 toneladas. Portanto, habitue-se a levar entre 12 e 18 toneladas para não ter problemas com balanças e conseguir distribuir bem o peso da carga.

Distribua o que está sendo levado

Aqui é necessário lembrar algumas questões de física. Deixar pesos mal distribuídos entre os eixos do veículo pode trazer grandes prejuízos à sua frota, ainda que o peso carregado esteja correto.

Leve em conta o número de eixos do caminhão, a distância entre eles e onde está o centro de gravidade do bruto. Tente equilibrar o peso das cargas pelo espaço para evitar gastos com manutenção.

Evite danos no caminhão

É claro que carregar mais peso do que o indicado pelo caminhão traz danos ao veículo. Não permita isso. Exceder o limite em alguns quilos pode causar, no futuro, verdadeiros estragos ao caminhão e o pouco que foi economizado na hora de fazer o carregamento traz um prejuízo imenso na manutenção do caminhão.

Sem falar que a prática pode diminuir a segurança dos próprios caminhoneiros nas estradas, já que a chance de acidentes aumenta com o sobrepeso. Ou seja, andar com excesso de peso só traz prejuízos à gestão de frotas.

Acompanhe o carregamento

Este é um ponto fundamental para manter o caminhão rodando dentro das suas especificidades. Acompanhar cada carregamento, conferir cada carga e analisar toda a documentação são algumas soluções encontradas por muitos para evitar problemas na hora de transportar a carga.

Um ponto que ajuda muito e facilita na hora de gerenciar as cargas é um bom software de gestão. Com ele vai ficar mais simples controlar os gastos da viagem, reduzir os custos do trajeto e montar cronogramas mais eficientes para aproveitar ao máximo a sua frota.

Além disso, um software de gestão ajuda a aumentar a produtividade dos transportadores e, consequentemente, da sua empresa. Para finalizar, carregar mais peso do que o caminhão suporta é ilegal e atrapalha na concorrência do setor. Sem falar que se houvesse a conscientização de todos, o transporte rodoviário no país seria mais tranquilo e responsável.

Você tem mais alguma dica que ajuda a eliminar o perigo que é transportar excesso de carga na sua frota? Conta aí pra gente nos comentários!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *