gestor de frotas11

Gestor de frotas: leitura obrigatória para melhorar seu desempenho

Com o atual momento de crise é preciso inovar nos processos de gestão para garantir bons resultados. Nesse cenário, o gestor de frotas desempenha um relevante papel nessa equação. Como uma de suas principais metas é a redução de custos, isso deve ser o seu primeiro diferencial.

Existem diversas ferramentas e técnicas que podem ser utilizadas para obter melhores resultados, que vão desde o monitoramento de gastos e treinamento de colaboradores até a terceirização de algumas etapas da logística.

Preparamos uma lista com dicas essenciais para ajudar você, gestor de frotas, a alavancar o seu desempenho. Confira:

Transmita confiança e mantenha a harmonia

Não se deixe dominar pela tensão gerada no momento. Busque argumentos coerentes para manter a sua equipe no caminho certo. Você precisa manter o foco na resolução de impasses.

Ainda que existam cortes, tente criar um ambiente harmônico, onde todos possam se ajudar e obter resultados reais. Uma boa ideia é criar metas mais fáceis no início, gerando pequenas vitórias, que farão todos acreditarem que é possível superar eventuais dificuldades operacionais.

Identifique a capacidade da sua frota

É essencial conhecer detalhadamente o funcionamento e a estrutura da sua empresa. Essas informações são a base para a tomada de decisões, e podem ser coletadas diariamente, permitindo que identifique eventuais falhas no processo logístico.

A métrica a ser analisada refere-se ao uso real da capacidade da sua frota, e a partir daí deve-se estabelecer onde precisa melhorar ou mesmo quais itens do processo são dispensáveis.

Ponha a tecnologia a seu serviço 

Monitorar o desempenho da sua empresa é uma tarefa que exige conhecimento e habilidade na resolução de problemas. Se deseja conseguir melhorar o seu desempenho levando em conta esses dois aspectos, o uso de um software de gestão de frotas é a chave.

Com a implantação de um sistema na sua cadeia logística, você viabiliza o monitoramento de consumo de combustível, o uso devido da sua capacidade, a realização de manutenções. Além disso, é possível fazer um acompanhamento mais eficaz com relação ao pagamento de impostos obrigatórios e multas, evitando pagar taxas extras por atrasos.

Treine e motive os seus colaboradores

Após identificar possíveis falhas nos processos operacionais, desenvolva treinamentos específicos com os funcionários para corrigi-las, orientando seus colaboradores a extrair melhores resultados das suas funções. Para manter a motivação, estipule metas e ofereça recompensas para aqueles que conseguirem atingí-las.

Profissionais motivados são mais atentos e criativos, o que representa uma melhoria na qualidade do seu desempenho. Isso reflete diretamente na produtividade da empresa, bem como na satisfação dos seus clientes.

Corte gastos desnecessários e otimize os seus investimentos

Para manter um controle eficiente dos custos na sua gestão de frota, é indispensável o acompanhamento permanente de gastos. O software de gestão de frotas também auxilia nessa questão.

Se, por algum motivo, houver baixa demanda e não conseguir melhorar esse resultado, uma alternativa será desativar veículos com usabilidade abaixo do ideal. Se achar conveniente, outra opção é vender esses veículos, de modo que possa ampliar seu capital e investir em processos que alavanquem o crescimento da empresa.

Como gestor de frota, é seu papel criar um ambiente propício ao desenvolvimento e manutenção da lucratividade. É necessário ser criativo na execução da sua função, inclusive estudando novas maneiras de distribuição, otimizando as rotas e orientando seus motoristas a evitarem multas.

Se o que você precisa é melhorar o seu desempenho como gestor de frota e conseguir melhores resultados para a empresa, não deixe de entrar em contato conosco, podemos e queremos te ajudar! Acesse www.softruck.com.br ou ligue para (031) 3234-2800.

Posts Relacionados
saiba-quais-sao-as-tendencias-do-gerenciamento-de-frota.jpeg
Saiba quais são as tendências do gerenciamento de frota
gestão int
Como a gestão integrada de frotas auxilia no desempenho financeiro da sua empresa
software de gestão de frotas
Os benefícios do uso de um software de gestão de frotas
logística integrada1
Logística integrada: o que é e quais são seus benefícios

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web