monitoramento de frotas1

Monitoramento de frotas: entenda a sua importância

O acompanhamento das atividades de transporte em uma empresa costuma ser foco de muitos gestores. Afinal, ela é o elo entre a empresa e seus clientes, além de ter influência direta nos níveis de satisfação dos consumidores para os transportadores, representando alguns dos maiores custos que uma empresa possui.

Pensando nisso, criamos este post para falar mais sobre o monitoramento e o rastreamento de frotas, e como eles beneficiam uma gestão. Continue com a leitura e saiba mais!

Afinal, o que é o monitoramento de frotas?

O monitoramento e o rastreamento de frotas estão relacionados ao controle e acompanhamento das atividades que envolvem os veículos, motoristas e dados sobre as viagens e vão muito além do monitoramento do status de determinada carga que está em processo de distribuição. Essa atividade também trata do fluxo de informações, do acompanhamento das rotinas e processos que envolvem as atividades da frota, e também da utilização de dados para aprimorar o planejamento e criar novas ações.

De que formas uma empresa pode adotar essa prática?

O monitoramento de frotas pode ser realizado de diversas formas, variando, principalmente, de acordo com o tipo de atividade que a empresa realiza. Dentre algumas aplicações, podemos citar:

Controle do consumo de combustível

O consumo de combustível está entre os maiores gastos que uma frota possui. Nesse sentido, o monitoramento (através de um bom sistema de gerenciamento) ajuda a ter um controle real, obtido através dos km rodados que o sistema recebe de cada veículo.

Controle de manutenções

O sistema monitora a necessidade da realização de manutenções periódicas, auxilia no agendamento desse serviço, dispara alertas e possui uma base com histórico de manutenções já realizadas, por exemplo. Assim, é possível controlar, de forma muito mais eficiente, as informações a respeito de cada veículo, evitar imprevistos e reduzir custos.

Planejamento de rotas

O planejamento de rotas é essencial para otimizar as atividades e recursos da frota, encontrar soluções que ajudem a reduzir custos e melhorar o nível de serviço de atendimentos e entregas, por exemplo.

Controle dos custos operacionais

O monitoramento de frotas também permite um controle mais rigoroso a respeito dos custos incorridos das operações, além de permitir análises que visam otimizar os processos e a tomada de decisão, além de reduzir os gastos.

Por que ele é importante para as empresas?

O monitoramento de frotas permite maior controle, praticidade e organização de tudo o que envolve as operações de uma frota de veículos.

Além disso, ele fornece todas as informações importantes para que o gestor possa ter uma base sólida e assertiva sobre suas operações, de forma a facilitar e auxiliar no processo de tomada de decisão, definição de estratégias, otimização de processos, implementação de melhorias e análise dos resultados.

Com todas essas melhorias, é possível obter alguns benefícios como:

  • Redução de custos;
  • Melhoria no nível de serviços;
  • Aumento da produtividade;
  • Aumento de eficiência;
  • Maior lucratividade.

 

Conheça a solução ideal para sua empresa desenvolver um monitoramento de frota impecável! Acesse www.softruck.com.br ou ligue para (031) 3234-2800.

Posts Relacionados
gestor de frotas11
Gestor de frotas: leitura obrigatória para melhorar seu desempenho
planej rotas
3 dicas para criar um planejamento de rotas incrível
shutterstock_104308811
TCM: por que usar esta métrica para sua gestão de frotas
Como_aumentar_a_margem_de_lucro_na_gestão_de_frotas_3.jpg.jpeg
Como aumentar a margem de lucro na gestão de frotas

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web