Os_maiores_desafios_na_gestão_da_cadeia_de_suprimentos.jpg.jpeg

Os maiores desafios na gestão da cadeia de suprimentos

A gestão da cadeia de suprimentos, também conhecida como gestão logística, diz respeito ao acompanhamento e atuação sobre todas as etapas que impactam a logística de uma empresa. Ela recebe essa nomenclatura porque todos os processos estão interligados e, normalmente, aparecem em sequência — como a compra de um produto, a entrada de itens na empresa, a produção e a transformação e, posteriormente, a entrega aos destinatários.

Para as organizações, cuidar da gestão da cadeia de suprimentos é indispensável para garantir melhores resultados e menores custos logísticos. No meio do caminho, porém, não é incomum que surjam desafios que venham a comprometer esse objetivo. Portanto, conheça a seguir quais sãos as maiores adversidades na gestão da cadeia de suprimentos — e o que você pode fazer para contorná-las. Vamos lá?

Integração de equipes

Como a cadeia de suprimentos inclui uma série de etapas — que vão desde a aquisição de matéria-prima até o envio do produto para o cliente — um dos maiores desafios consiste justamente em integrar as equipes.

Garantir que a gestão de frotas se integre com o setor de estoques e com a gestão de compras, por exemplo, é uma dificuldade encontrada por boa parte das empresas. Esses setores, inclusive, devem se integrar com a contabilidade para garantir regularidade para o negócio. Além dos objetivos e atuações diferentes, esse desafio se deve principalmente à falta de uma forma eficiente de comunicação.

Nesse sentido, o uso de soluções tecnológicas, como softwares de gestão, pode ajudar todos os setores a conhecerem os resultados e necessidades de cada etapa — de modo a criar uma sinergia de atuação.

Monitoramento dos resultados

Conhecer os resultados da cadeia de suprimentos de maneira relevante está entre os maiores desafios da logística dessa área, porque muitas vezes pode ser difícil mensurar o impacto de um atraso na entrega do fornecedor, ou qual é a eficiência da frota, por exemplo.

A definição de métricas, por si só, tende a ser um problema. Sem uma mensuração de qualidade, o resultado é que a empresa tem mais dificuldades para analisar gargalos logísticos — e, no geral, encontra mais entraves para realizar otimizações que impactam nos custos e na satisfação do cliente.

Esse monitoramento também pode ser beneficiado pela tecnologia. Com o uso da solução correta, como um software logístico, é possível cruzar dados de diferentes setores, gerar relatórios e gráficos e promover análises relevantes sobre os resultados.

Flexibilidade e atendimento ao mercado

Outro desafio da gestão da cadeia de suprimentos é garantir a flexibilidade necessária para que ocorra um atendimento às necessidades do mercado. Isso acontece porque, cada vez mais, os clientes estão em busca de experiências personalizadas e com alto valor agregado — o que exige que a cadeia de suprimentos acompanhe essa tendência.

No caso do transporte, por exemplo, é preciso pensar em práticas de entrega a serem realizadas antes do tempo, de modo a garantir a satisfação do cliente. Para que isso seja possível, toda a cadeia precisa funcionar de maneira coordenada — o que remete, inclusive, ao desafio da integração de equipes.

Complexidade da cadeia

Com novas atuações no mercado e com uma realidade cada vez mais globalizada, a verdade é que a cadeia de suprimentos vem se tornando mais complexa. Se antes a cadeia de suprimentos poderia seguir uma linha reta entre dois pontos, ela conta, atualmente, com uma série de ramificações e fatores de impacto.

A administração e a gestão de toda essa complexidade, portanto, acaba sendo um desafio para boa parte das empresas — que encontram dificuldades para mapear processos ou identificar quais são mais cruciais. Nesse sentido, a tecnologia também pode ajudar ao assegurar uma visão mais sistêmica e completa da cadeia e, também, ao permitir a identificação facilitada de processos-chave.

A gestão da cadeia de suprimentos encara, atualmente, alguns desafios principais — merecendo destaque a integração de equipes, o monitoramento de resultados, a flexibilidade e atendimento ao mercado e, também, a própria complexidade da estrutura da cadeia. A tecnologia, por sua vez, é uma grande aliada para garantir mais integração, monitoramento e obtenção de resultados mais satisfatórios em relação a essa gestão.

Quais são os maiores desafios que você encontra na gestão da cadeia de suprimentos? Tem outras dúvidas ou sugestões sobre o assunto? Deixe seu comentário!

 
Posts Relacionados
rodovia brasil1
5 rodovias mais perigosas do Brasil. Conheça!
4_dicas_de_gestão_de_frotas_para_melhorar_a_eficiência_e_reduzir_custos.jpg.jpeg
6 dicas de gerenciamento de frotas para melhorar a eficiência e reduzir custos
disponibilidade frotas
A importância de se controlar a disponibilidade dos veículos da frota

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web