pare-e-aprenda-como-manter-economia-e-qualidade-na-gestao-de-frotas.jpeg

Pare! E aprenda como manter economia e qualidade na gestão de frotas

Reduzir os custos é fundamental para conseguir aumentar a lucratividade e fazer com que a empresa se torne mais competitiva no mercado. Porém, para que seja possível alcançar esses benefícios, a redução deve ser feita com muito planejamento e análise dos impactos que as mudanças podem causar — o que requer o cuidado de não diminuir a qualidade do serviço oferecido.

A seguir, vamos explicar como os custos operacionais podem ser reduzidos com uma gestão de frotas mais eficiente. Confira!

Controle do consumo de combustível

O custo com combustível é um dos maiores que uma empresa absorve em suas operações e é exatamente por isso que seu controle deve ser rigoroso. O ideal é acompanhar o consumo por motorista, por veículo e por rota, por exemplo. Por meio dessas variáveis, é possível identificar com precisão o que faz essa despesa ser maior ou menor.

O planejamento do custo com combustível deve começar no momento da compra dos veículos, no qual uma pesquisa de consumo e custo com manutenções ajuda a fazer as melhores escolhas. O acompanhamento do consumo no dia a dia fornece informações importantes para que o gestor possa tomar novas decisões e criar soluções e melhorias.

Controle de gastos com pneus

Os gastos com pneus também representam uma fatia grande dos custos totais na gestão de frotas e merecem acompanhamento preciso. Isso significa controlar qual é a quilometragem média que um pneu roda antes de precisar ser trocado.

Além de avaliar a operação, é importante também conscientizar os motoristas a respeito de uma direção adequada (o que também causa influência no consumo de combustível), da importância de manter os pneus com a calibragem correta, de respeitar as manutenções necessárias, os limites de peso e de velocidade também afetam a vida útil e os gastos com pneus.

Identificação e acompanhamento dos custos ocultos

Os custos ocultos são de difícil identificação e, por consequência, de difícil mensuração, mas podem causar um impacto considerável nas receitas. Entre eles, estão o custo de uma peça que foi trocada antes do momento ideal, da indisponibilidade do veículo que ficou parado por problemas mecânicos, os custos incorridos com a falta de cuidado (adiantando a troca dos pneus, por exemplo), entre outros.

Conhecer esses gastos permite identificar suas origens e elaborar melhores soluções para corrigi-los ou minimizá-los.

Realização de manutenções preventivas

Muitos gestores acreditam, erroneamente, que o hábito de enviar os veículos para a realização de manutenções preventivas gera mais custos do que deveria. Porém, é por meio dessas avaliações periódicas que pode ser verificada a necessidade de algum conserto ou troca que, se realizados a tempo, evitam que o veículo “quebre” durante a operação e que os custos para consertá-lo sejam ainda maiores.

Além disso, ainda existe o custo do veículo parado, que afeta a produtividade e o desempenho da gestão de frotas.

Investimento em um software de gestão de frotas

Pode parecer contraditório falar em investimento quando a intenção é diminuir os custos. Porém, adotar um software de gestão de frotas faz com que as atividades sejam mais controladas, aumentando a produtividade, reduzindo o risco de erros e a necessidade de retrabalho, aumentando a confiabilidade e a segurança das informações.

Além disso, a maioria das soluções permite a geração de relatórios, que dão informações sobre as operações e auxiliam o gestor a tomar decisões mais assertivas.

Quando os custos da gestão de frotas estão muito altos, a empresa precisa faturar muito para que se alcance o lucro desejado, fazendo com o que o risco também seja elevado, principalmente em períodos de queda na demanda. Portanto, o ideal é sempre avaliar os processos e identificar quais melhorias podem ser feitas.

Quer saber mais sobre a gestão de pneus e o consumo de combustível? Baixe nosso material gratuitamente e aprimore ainda mais sua gestão!

Posts Relacionados
multas na frota
Multas na frota: descubra como evitar esse problema
frota caminhões
Quando vale a pena terceirizar a frota de veículos
pare-e-aprenda-como-manter-economia-e-qualidade-na-gestao-de-frotas.jpeg
Pare! E aprenda como manter economia e qualidade na gestão de frotas
custos tec
O peso dos custos logísticos para as frotas de veículos – e como reduzí-los.

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web