frota caminhões

Quando vale a pena terceirizar a frota de veículos

Possuir uma frota de veículos na empresa implica em altos custos para a sua organização. No entanto, como o transporte é uma etapa fundamental da logística, a gestão de frota não pode deixar de existir ou ser mal explorada — a grande questão é que ela pode ser terceirizada, a fim de cumprir bem seu papel dentro do negócio.

A proposta de terceirização, porém, deve ser avaliada para certificar se vale a pena ou não. É importante que o gestor reflita bem e pondere sobre vantagens e desvantagens para suas condições e negócio, no que se refere a tal solução. Conheça a seguir as situações em que terceirizar sua gestão de frota valeria a pena:

A gestão de frotas está se sobrepondo à atividade-fim do negócio

Quando o transporte é apenas uma parte logística da empresa e não a sua atividade-fim — diferentemente do que acontece com transportadoras, por exemplo — a terceirização de frotas pode ser uma atitude benéfica para os negócios.

Isso porque, a empresa deixa de se preocupar com o fato de ter que manter uma frota própria e pode se dedicar mais ao core business. Nessa terceirização, geralmente, a empresa deixa de ter a responsabilidade de manter a frota, como possuir veículos, fazer manutenção e garantir a disponibilidade.

A gestão de resultados em si pode continuar sendo responsabilidade da empresa, que pode acompanhar entregas, rotas e resultados. Nesse sentido, a utilização de um software de gestão de frotas torna mais simples todo o processo de transição e de obtenção de resultados, porque facilita essa gestão.  

Não há recursos suficientes para manter uma frota própria

Manter uma frota não é algo barato. É preciso cuidar da manutenção dos veículos, de toda a documentação e também garantir uma atualização frequente para que os veículos não fiquem defasados ou com resultados abaixo do esperado. O problema é que nem sempre a empresa dispõe de tantos recursos para essa gestão.

Mediante uma análise completa dos custos, é possível que a empresa chegue à conclusão de que terceirizar a gestão da frota sai mais barato — e mais viável — do que manter uma frota própria. Nesse caso, a terceirização deve ser a opção preferencial para que a empresa possa ter mais competitividade em sua atuação.

O corte de custos é necessário para a empresa

Ainda falando sobre custos, terceirizar sua gestão de frotas pode ser uma possibilidade quando a empresa necessita realizar um corte de custos. Se a frota não fizer parte da atividade-fim do negócio, então a terceirização pode ser um caminho indicado.

Considerar esse serviço é importante, pois a empresa conseguirá obter a redução dos custos sem precisar comprometer investimentos em atividades mais importantes para o negócio. Em vez de tornar precário o atendimento ao cliente, por exemplo, essa terceirização pode levar à redução dos custos necessários sem impactar negativamente na qualidade dos serviços e produtos.

As frotas precisam fornecer resultados melhores

Outro cenário possível para a terceirização da frota de veículos é quando a empresa precisa obter resultados melhores com sua frota de maneira consistente, mas vem falhando nessa missão.

Isso acontece quando a empresa não dispõe de recursos necessários para uma boa gestão — como, novamente, um software — ou não encontra meios de atingir os resultados desejados. Nesses casos, a terceirização pode ser a saída para aproveitar o conhecimento e expertise de uma empresa especialista no assunto.

Como vimos existem situações que terceirizar o serviço é essencial para manter o bom funcionamento do negócio. E você, o que pensa sobre a terceirização de uma gestão de frotas? Não deixe de comentar!

Caso queira saber mais a respeito de uma ferramenta para auxiliar a terceirização da sua frota, acesse www.softruck.com.br ou ligue para (031) 3234-2800.  
Posts Relacionados
custos tec
O peso dos custos logísticos para as frotas de veículos – e como reduzí-los.
multas na frota
Multas na frota: descubra como evitar esse problema
pare-e-aprenda-como-manter-economia-e-qualidade-na-gestao-de-frotas.jpeg
Pare! E aprenda como manter economia e qualidade na gestão de frotas
pare-e-aprenda-como-manter-economia-e-qualidade-na-gestao-de-frotas.jpeg
Pare! E aprenda como manter economia e qualidade na gestão de frotas

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web