saiba-quais-sao-as-tendencias-do-gerenciamento-de-frota.jpeg

Saiba quais são as tendências do gerenciamento de frota

Mudanças consideráveis estão acontecendo no setor de logística, principalmente no que diz respeito a como as frotas são gerenciadas. Em grande parte, isso se deve ao desenvolvimento da tecnologia, às mudanças na legislação e à exigência de soluções cada vez mais aprimoradas.

No artigo de hoje, vamos apresentar algumas tendências do gerenciamento de frotas, explicando cada uma delas e seus impactos nas empresas. Continue a leitura para saber mais!

Foco em sustentabilidade

A preocupação com o meio ambiente está cada vez mais em pauta, assim como as medidas que as empresas podem adotar para alcançar o que se chama de ecoeficiência. Além de a sustentabilidade ajudar a reduzir os dados causados ao ambiente, essas soluções também ajudam a melhorar a imagem que a empresa tem no mercado.

Esse conceito já pode ser aplicado ao gerenciamento de frotas. No mercado de caminhões, por exemplo, são tendências as tecnologias que permitem alcançar a redução da emissão de gases poluentes ou que ajudam a otimizar o consumo de combustível, além da opção de utilizar combustíveis “limpos”.

Caminhão inteligente

Outra tendência que chegou para ficar, proporcionada pelo desenvolvimento da tecnologia, é a possibilidade de que os caminhões estejam o tempo todo conectados — tanto com outros caminhões, quanto com a própria empresa. Isso permite que sejam trocadas informações em tempo real referentes à localização, status do transporte e ocorrências, mantendo a comunicação fluida.

Gestor de frotas criativo

A exigência por gestores que sejam criativos é cada vez mais presente nas empresas — e na área de gerenciamento de frotas não é diferente. A criatividade é essencial na hora de lidar com a insuficiência de recursos ou de resolver problemas inesperados. Essas situações requerem soluções eficientes implementadas de forma ágil.

Software de gerenciamento de frotas

O investimento em um software que permita otimizar o gerenciamento de frotas é uma tendência que, cada vez mais, apresenta perspectivas de crescimento. Essa solução elimina a necessidade de controles manuais, reduz o índice de erros e retrabalho, ajuda a aumentar a produtividade e ainda pode fornecer relatórios gerenciais que permitem acompanhar os custos e o desempenho da frota.

Com isso, é possível acompanhar indicadores de desempenho que permitem avaliar os resultados dos processos e implementar melhorias.

Frotas com veículos de tamanhos variados

A variedade no tamanho dos veículos que compõem uma frota é cada vez mais comum. Essa diversificação é essencial para conseguir otimizar o tempo de entrega dos produtos para os clientes e reduzir o custo por viagem.

Como exemplo, se as cargas estão fracionadas e precisam ser entregues a clientes que estão concentrados em uma região próxima, pode-se utilizar Fiorinos. Se a carga está consolidada, é grande e precisa ser entregue em um cliente mais distante, utiliza-se a carreta.

Essas são algumas tendências atuais para o gerenciamento de frotas. Algumas delas já estão se tornando comuns, enquanto outras vêm surgindo como novidades com o objetivo de aprimorar a forma como a gestão é realizada nas empresas. É fundamental que o gestor acompanhe sua evolução e busque adequar-se a elas, com a garantia de que muitos benefícios podem ser alcançados.

O que achou dessas tendências? Quer continuar recebendo novidades como essas? Então aproveite para assinar a nossa newsletter e fique por dentro dos conteúdos que postamos aqui no blog!

Posts Relacionados
Você_sabe_o_que_é_logística_reversa.jpg.jpeg
Logística empresarial: o que você precisa saber
gestor
6 principais qualidades de um gestor de frotas
shutterstock_104308811
TCM: por que usar esta métrica para sua gestão de frotas
erros cadeia supri
Erros na Cadeia de Suprimentos que você precisa evitar

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web