O controle na manutenção de frota pode ser facilitado com software para rastreamento que tem recursos analíticos tecnológicos completos.

Controle tecnológico à manutenção de frota empresarial é indispensável para saber todas as condições técnicas dos veículos em detalhes e garantir segurança aos motoristas, a clientes, às empresas ou ao próprio caminhão, carro, ônibus, entre outros meios de transporte.

Contudo, empresas que ainda estão um pouco atrasadas em termos de transformação digital fazem controle de manutenção nos veículos sem tecnologia avançada, apenas à base das simples planilhas e da opinião dos motoristas.

Quando a tecnologia não está presente com qualidade no controle de manutenção da frota aumentam as chances de imperfeição nas análises, o que por consequência gera perdas financeiras às empresas.

Usar um software de rastreamento com recursos para gestão de veículos representa a forma menos custosa e mais efetiva de utilizar a tecnologia em favor do controle de manutenção das frotas.

Veja a seguir 12 tópicos que explicam como a gestão de frotas pode ser auxiliada com uso do software para controle de manutenção e rastreamento dos veículos.

Tecnologia para manutenção de frotas

1: Dados Completos a Um Clique no Celular

Graças ao software que demonstra dados sobre manutenção de frota na forma de aplicativo os gestores possuem controle total de todos os detalhes referentes ao veículo com simples toques na tela.

Ou seja, quando você usa software de rastreamento tem um controle completo dos quadros gerais de forma rápida, reservando tempo produtivo para gestores desempenharem outras tarefas operacionais.

2: Completo Controle de Manutenção

Com software para controle de manutenção você pode controlar dados completos como: estado dos pneus, consumo de combustível, prazo de validade de cada uma das peças, velocidades máximas ou mínimas atingidas em cada viagem, entre outros acompanhamentos no tempo real.

3: Otimização da Manutenção Planejada

Por demonstrar os quadros gerais dos veículos, o software para controle de frotas empresariais reduz a necessidade de manutenção corretiva e otimiza a organização das manutenções planejadas.

Mais manutenção planejada e menos manutenção corretiva graças ao software de monitoramento veicular auxilia inclusive a evitar surpresas no fluxo de caixa para consertos inesperados nos veículos

4: Registro das Atividades de Manutenção Corretiva

Por mais que exista um super sistema de controle das frotas, uma hora algum veículo demonstra problemas específicos que geram falhas passíveis de consertos com manutenção corretiva.

Ao ter o controle da manutenção corretiva dos veículos com uso de tecnologia é mais fácil detectar os motivos das quedas na produtividade em determinadas frotas.

5: Controle para Agendamento da Manutenção Preventiva

Com uso da tecnologia em software de controle e manutenção há mais confiança para organizar os prazos de agendamento das manutenções preventivas sem interferências no ritmo produtivo da empresa.

Um carro possui entre 3 mil e 15 mil peças ou mais: imagine ter o controle de tudo isto apenas com planilhas físicas?

Certamente, controlar tudo isso ao usar software representa ganho de tempo e efetividade aos gestores de frotas nas análises do dia-a-dia.

Com o controle de agendamento da manutenção preventiva todos os veículos ficam com dias marcados para serem revisados, o que resulta na melhora inclusive nas gestões de produtividade das empresas de frotas e departamentos logísticos.

6: Controle de Manutenção e Peças na Garantia

Cada peça no veículo possui determinada garantia.

Utilizando um software os gestores possuem mais facilidade e rapidez para identificar problemas cuja manutenção não gera gastos à empresa porque determinada peça com defeito está dentro dos prazos da garantia.

Também há mais efetividade aos gestores no controle de manutenção para prevenção de falhas porque é possível controlar por quanto tempo as peças estão disponíveis e válidas em cada veículo.

Ao saber quais partes do veículo estão próximas a ter garantia vencida os gestores também ganham em disponibilidade de tempo, uma vez que podem antecipar pedidos das peças de reposição com certa antecedência e assegurar a troca de peças antes da expiração dos prazos de validade.

7: Alertas Sobre Velocidade

Os gestores podem usar software para controle / manutenção de frota e enviar mensagens ao motorista para informá-lo da alta velocidade e reduzir o velocímetro.

Dessa forma há menos chances de o veículo quebrar de modo inesperado em determinada entrega, favorecendo as finanças e o controle de manutenção das empresas de frotas.

8: Mais Assertividade Geral no Controle de Manutenção das Frotas

Com uso da tecnologia você tem mais certeza no controle das frotas de centenas ou até milhares de veículos, diminuindo índices dos erros e custos à empresa, trabalhando de forma efetiva nas análises detalhadas sobre as condições técnicas em cada meio de transporte.

9: Menos Tempo de Trabalho e Mais Economia

Ao investir quantias convidativas por assinar serviços dos aplicativos para análises sobre a necessidade da manutenção de frotas você consegue analisar muitos veículos em pouco tempo de trabalho.

Com softwares do gênero fica mais fácil organizar as informações da frota em apenas um lugar para futuras consultas rápidas.

10: Mais Controle de Combustível

Administrar o combustível dos veículos com uso de tecnologia também oferece vantagens ao controle de manutenção, inclusive aos orçamentos da empresa reservados apenas para cobrir custos logísticos.

Com software de monitoramento veicular é possível acompanhar a maneira que cada veículo consome combustível e como são as formas de abastecimento, auxiliando gestores em manterem mais controle detalhado da frota.

Ao ter esse controle a empresa pode verificar com eficiência se algum veículo consome combustível de maneira incorreta e fazer as correções necessárias.

Detalhe importante: Baixos índices de gasolina no veículo significa mais esforço ao motor trabalhar perfeitamente, o que encarece os orçamentos reservados para a manutenção das frotas.

11: Mais Prevenção das Falhas

Quando você tem dados da frota organizados de forma simples, prática e dinâmica com uso da tecnologia de ponta, pode prever quais veículos são suscetíveis às falhas, principalmente ao considerar a validade das peças ou dos acessórios nos meios de transporte.

12: Mais Aproveitamento dos Recursos Disponíveis

Você aproveita mais os recursos disponíveis, além de reduzir custos, com o controle de manutenção ao usar software para administrar pequenas, médias ou grandes frotas: veículos leves, carretas, caminhões, utilitários, motocicletas, entre outras escolhas.

Por exemplo, um software de controle analisa os mínimos detalhes nos pneus com diversos pontos de rastreabilidade, assim é possível saber quando precisa calibrar, reformar, fazer o rodízio ou trocar cada uma das unidades no veículo.

Conclusão: Software para Controle de Manutenção é Mais Vantagens nas Administrações de Frotas

Concluindo, a tecnologia dos softwares pode auxiliar no controle da manutenção de frota empresarial ao otimizar o gerenciamento para reparos, além de oferecer mais disponibilidade e controle das peças.

Principais estudos indicam que, independente do segmento, o uso de aplicativos para controle de frotas diminui em 55% os custos com horas extras na manutenção, aproximadamente.

A tecnologia permite elevar as vidas úteis dos equipamentos, e, reduzir o tempo da inatividade das peças aos serviços de frotas.

Invista agora em mais tecnologia no controle de manutenção das frotas da sua empresa ao assinar os serviços de Softruck, uma solução tecnológica para você fazer análises dos dados mais robustas sobre veículos com apenas um clique no celular.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *