Os custos com a entrega de produto estão entre os mais altos no gerenciamento de uma empresa. Um veículo inclui gastos com manutenção, combustível, motoristas e muitos outros. Isso sem contar o risco de furtos e outros imprevistos no meio do caminho. Diminuí-los e garantir a segurança são os grandes desafios do gestor.

O controle de pneus e a gestão do combustível são fatores que pesam na hora de calcular o valor que um veículo gastou ou gasta para seguir determinada rota. Além disso, os pneus também são responsáveis pela segurança do veículo, do motorista e de todos os outros carros que trafegam nas rodovias.

O gerenciamento de pneus é um dos aliados contra os altos custos com os veículos e sua segurança. Afinal, um pneu descalibrado ou ainda careca é um dos grandes vilões contra o bolso, a segurança e também o meio ambiente. A tecnologia é a ferramenta perfeita para solucionar o problema! Quer ver como? Veja como o gerenciamento de pneus pode te ajudar:

Gerenciamento de pneus

Entenda porquê o gerenciamento de pneus é importante

Antes de entender como a tecnologia pode te ajudar, vamos explicar o que um péssimo gerenciamento de pneus pode te custar!

Ao rodar com um pneu descalibrado, o veículo gasta mais combustível. Afinal, é preciso mais força para fazê-lo andar. Com isso, o nível de poluição aumenta e o volante fica mais pesado. Fazendo com que o motorista também se esforce mais para poder dirigir. Com todos esses problemas, a vida útil do pneu diminui consideravelmente. Evitar tudo isso é bem simples: calibre os pneus com frequência.

A falta de alinhamento do veículo também causa um desgaste a mais. Por esse motivo a manutenção preventiva torna-se crucial para evitar custos extras durante as viagens e a diminuição da vida útil do pneu. Também promove a segurança do motorista, dos demais veículos na rodovia e na carga transportada. Fazer o alinhamento e balanceamento do veículo no tempo certo faz toda a diferença no bolso e garante segurança de todos.

A periodicidade do rodízio e também é benéfica pelos mesmos motivos do alinhamento. Um pneu careca oferece incontáveis riscos, entre eles à redução da capacidade de travagem e o aumento de aquaplanagem durante uma chuva. O pneu liso escorrega com muita facilidade, seja dias chuvosos ou não, aumentando o risco de acidentes.

Todos esses riscos e custos podem ser amenizados com um bom gerenciamento de pneus. No entanto, realizar todo esse controle da forma tradicional usando relatórios e planilhas pode causar um desgaste mental e perda de tempo, já que demora mais. Além disso, esse método é mais passível de erros, já que o gestor poderá não ver uma informação importante ou até esquecer a tarefa. Usar a tecnologia ao seu favor é uma vantagem para o gestor, pois todas as informações estarão sempre à mão. Sem contar em diversos alertas como por exemplo quando precisar realizar alguma manutenção preventiva.

Conheça a tecnologia de gerenciamento de pneus

Com a tecnologia de gerenciamento de pneus é possível acompanhar o desgaste e saber a hora certa de realizar o rodízio ou ainda a troca. Um bom software informa quando o período de alinhamento, balanceamento ou qualquer outro estiver próximo. Isso permite que o gestor possa se programar com antecedência a manutenção preventiva e evitar problemas futuros.

Essa ajuda aumenta a vida útil dos pneus, afinal, aumentar o cuidado com eles permite  usá-los de uma maneira inteligente e eficiente. Os relatórios emitidos permitem saber exatamente o que foi feito, quando e por quem. Incluindo até mesmo os abastecimentos e calibragem dos pneus.

O software indicará quando é aconselhável fazer o rodízio. Existem 3 formas distintas:

  • Paralelo;
  • Troca cruzada;
  • Virar o pneu na mesma roda.

A primeira forma é a mais tradicional, onde os pneus dianteiros são trocados com os traseiros. Na troca cruzada a base é a mesma, mas o pneu dianteiro esquerdo é trocado com o traseiro direito e vice e versa.  Já na última forma de rodízio, o pneu é apenas virado, permitindo que os ombros sejam desgastados uniformemente.

Saber a forma como o rodízio foi feito é uma informação importante na próxima troca ou manutenção. Permite verificar como o desgaste está acontecendo e otimizar os recursos disponíveis. Em média, o rodízio deve ser feito a cada 5 mil km.

Como o software avisará que já está na hora da manutenção ou rodízio?

Essa pergunta é bem simples de ser respondida! O gerenciamento de pneus pode ser feito através de um sistema de monitoramento veicular. Esse sistema é completo, facilitando todo o controle e manutenção do veículo. Vamos te explicar como!

O sistema de monitoramento veicular permite saber exatamente onde o veículo está ou esteve. Controla todos os abastecimentos, indicando quando, onde e quem realizou. Mostra também quanto o veículo está gastando por km rodado. O principal intuito desse tipo de sistema é controlar tudo o que está relacionado a cada veículo, desde quem dirige, as manutenções e até quanto gasta, além de rastreá-lo.

Como o sistema tem acesso a todos os quilômetros rodados, consequentemente é capaz de emitir alertas quando chegar a hora da manutenção preventiva, troca de óleo, alinhamento, balanceamento, rodízio ou a troca de pneus. Basta configurá-lo para cada alerta específico.

Em suma, o software de monitoramento veicular permite saber todas as informações necessárias para o gerenciamento de cada veículo. E o melhor de tudo: o gestor sempre terá todas as informações que precisa a mão, já que é possível acessar através do computador ou aplicativo no smartphone. Isso permite um controle completo do gerenciamento veicular, otimizando o trabalho e fazendo com que o gestor ganhe tempo. Afinal, chega de conferir planilhas e relatórios manualmente, não é mesmo?

As maiores vantagens de um sistema de monitoramento veicular são:

  • Gerenciamento de pneus – realiza todas as tarefas que você leu nesse artigo;
  • Aumenta a segurança – evita acidentes e também possíveis roubos;
  • Diminui gastos – com combustível, com imprevistos e com a manutenção;
  • Otimiza o tempo – conhecerá toda o roteiro de cada veículo com antecedência, o que permite organizar melhor a rota e o tempo gasto.

Quer saber mais sobre como o sistema de monitoramento veicular funciona? Veja aqui!

Motivos para começar a usar a tecnologia de gerenciamento de pneus agora mesmo

A tecnologia de gerenciamento de pneus é uma evolução na maneira de realizar o controle de todos os seus veículos. Esse cuidado permite ganhar tempo com outras tarefas importantes e ainda colabora na redução de gastos. Afinal, a manutenção preventiva é a grande responsável por eliminar os custos altos com imprevistos durante uma viagem.

O meio ambiente também agradece por essa manutenção! Quando os pneus estão calibrados o veículo polui menos. O rodízio e a troca no momento certo também contribuem, já que dessa forma aumenta sua vida útil, eliminando trocas desnecessárias e antes do prazo.

A tecnologia de gerenciamento de pneus é capaz de otimizar o desempenho do veículo, permitindo uma melhor distribuição dos recursos disponíveis. Se você ainda não está convencido das inúmeras vantagens que os avanços tecnológicos possibilitam, te convidamos a conhecer um pouco mais sobre sistemas de monitoramento veicular e descubra como essa tecnologia pode te ajudar! Clique aqui e veja a importância do monitoramento de frotas!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *