Como a gestão integrada de frotas auxilia no desempenho financeiro da sua empresa

Qualquer empresa que possua uma frota precisa tomar cuidado com a gestão dos veículos, já que isso está diretamente ligado ao êxito financeiro da empresa. Uma gestão pouco eficiente leva a custos maiores e resultados pouco satisfatórios, prejudicando o bom desempenho financeiro do negócio.

A gestão integrada de frotas consiste em monitorar — por meio de um sistema — as diversas informações e acontecimentos relativos aos veículos, cruzar esses dados inicialmente isolados, e gerar relatórios e novos subsídios que facilitem a visualização das operações logísticas como um todo. Assim, o gestor consegue perceber com mais facilidade quais são seus gargalos e deficiências, otimizando sua tomada de decisão.

Por isso, uma boa gestão integrada de frotas tem um papel que, além de ser importante no aspecto logístico, também representa relevância financeira. Continue conosco e descubra como isso pode melhorar o desempenho da sua frota!

Há um aumento da fidelização de clientes

Como os clientes enxergam a empresa é algo que tem um impacto bem forte nos resultados financeiros porque indica se os clientes voltariam ou não a fazer negócios com sua empresa e se indicariam os serviços para outras pessoas.

Desse ponto de vista, a gestão integrada de frotas é importante para o desempenho financeiro porque aumenta a fidelização dos clientes. Com as entregas acontecendo dentro de um período estabelecido ou até mesmo com antecedência e muita qualidade, os clientes se sentem mais satisfeitos com os serviços e tendem a continuar comprando da empresa.

Além disso, a boa gestão permite a prática de overdelivering, que consiste em oferecer um serviço que supera as expectativas do cliente. No caso das frotas, o overdelivering normalmente ocorre com uma entrega programada ou que é feita antes do prazo, o que gera ainda mais satisfação. Ou seja, a ideia é surpreender o cliente com algo a mais, prometendo menos e entregando mais.

Estimula o aumento das vendas

Como falamos anteriormente, clientes mais satisfeitos indicam sua empresa para outros clientes em potencial e também divulgam opiniões positivas para outros possíveis interessados. Com isso, ao conseguir melhorar a satisfação do cliente sua empresa também consegue melhorar a reputação do negócio, o que leva a um aumento de vendas.

A gestão integrada de frotas aumenta tanto as vendas recorrentes – ou seja, entre os clientes fidelizados – quanto as novas vendas, que são feitas por novos clientes. Por demonstrar qualidade e capacidade de entrega dentro do que é esperado pelos clientes, a empresa acaba gerando novas oportunidades de negócio que se convertem em vendas.

Favorece a redução dos custos

Uma boa gestão também é responsável por favorecer a redução de custos. Esses custos estão relacionados ao consumo, seja de combustível, de mão-de-obra e de peças, bem como relacionados à manutenção também.

Explica-se: o consumo diminui porque a gestão integrada é responsável por traçar e otimizar rotas, identificar como e porque está havendo maior consumo de combustível, desgaste de pneus e peças e quais motoristas conduzem melhor os veículos. Além de priorizar a manutenção preventiva, que é mais barata e adequada do que uma manutenção corretiva.

Graças a isso, reduzem-se também os transtornos relacionados à parada de veículos, como quando um caminhão quebra no meio da estrada, por exemplo. Do mesmo modo, são reduzidos os custos relacionados a atrasos, reclamações de clientes e atuações de emergência.

Aumento de eficiência da frota

A partir de uma gestão integrada de frotas, certamente ocorre mais eficiência para a empresa, melhorando, inclusive, seus resultados financeiros. As informações que o gestor visualiza indicam quando há maior disponibilidade dos veículos, por exemplo, sem que a frota fique parada. As rotas podem ser traçadas com maior otimização, percorrendo-se os trechos menos onerosos e mais ligeiros. Ou seja, o foco é reduzir custos, aumentando a produtividade da sua empresa com praticidade e organização.

Uma gestão integrada de frotas possui papel fundamental no desempenho financeiro da sua empresa já que ela é responsável por ajudar na satisfação dos clientes e no aumento de vendas, assim como a redução dos custos e largo aumento de eficiência. Com isso, a frota trabalha mais e melhor, sem precisar consumir mais recursos.

Conheça uma opção prática e dinâmica que irá revolucionar a gestão da sua frota! Acesse www.softruck.com.br ou ligue para (031) 3234-2800.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *