Monitoramento dos motoristas da frota: por que fazer

O país está enfrentando o pior resultado dos últimos 25 anos. Segundo dados do IBGE, o país fechou o ano de 2015 com uma retração de 3,4% em comparação com o ano anterior. O comércio e a indústria, que são fundamentais para o transporte tiveram quedas de 8,9% e 6,2% respectivamente.

Diante desse cenário, as empresas estão buscando diversas alternativas para manter a rentabilidade do negócio e tentar crescer. Entre as alternativas estão aumentar a produtividade, reduzir custos, rever contratos e em alguns casos até medidas extremas como o corte de funcionários.

Você também está buscando alternativas para ganhar produtividade e reduzir os seus custos? Então leia este artigo e descubra como o monitoramento de motoristas vai lhe ajudar nesse processo.

Por que realizar o monitoramento de motoristas

O monitoramento de frotas já é conhecido no setor de transportes e bastante difundido na área. Uma novidade complementar é o monitoramento de motoristas.

O objetivo principal não é a localização do veículo e sim analisar o comportamento do motorista durante a condução. São analisados fatores como velocidade, frenagem, aceleração e curvas, paradas em locais perigosos e proibidos.

Veja agora as 7 principais vantagens para monitorar os motoristas.

1 – Reduzir o consumo do combustível

Ao monitorar os hábitos dos motoristas é possível identificar fatores que aumentam o consumo de combustível como freadas, nível de aceleração, trocas de marcha, etc e tratar os pontos que cada motorista precisa ajustar para garantir o menor consumo.

2 – Redução dos custos de manutenção

A manutenção da frota representa um custo considerável e esse custo torna-se ainda maior quando a manutenção ocorre em virtude de mau uso por parte dos motoristas.

Quando o mau comportamento na direção é identificado o motorista deve ser orientado para ajustar a sua conduta aos padrões estabelecidos.

3 – Reduzir o risco de acidentes

Ao saber que o comportamento está sendo monitorado, naturalmente os motoristas já terão uma preocupação maior na forma de dirigir e, consequentemente, com maior atenção o risco de acidentes será reduzido.

4 – Aumentar a produtividade

Através do monitoramento de motoristas é possível perceber ações que prejudicam a boa produtividade e desempenho das frotas, possibilitando a tomada de decisão adequada para cada caso. Fatores como redução de paradas, maior disponibilidade da frota e menos acidentes garantem uma produtividade maior.

5 – Maior eficácia nos treinamentos

As informações disponibilizadas através do monitoramento dos motoristas podem servir como guia para os treinamentos, tornando-os mais precisos e potencializando os resultados.

6 – Redução de avarias

As avarias podem ser causadas por diversos fatores como o carregamento de forma inadequada, produtos sem ou com pouca filmagem e também pela realização de curvas em alta velocidade ou freadas bruscas. Logo, a correção de comportamento dos motoristas reduzirá o número de avarias nas entregas.

7 – Eficiência na gestão

Os gestores passam a saber quais os motoristas cumprem os prazos, se seguem as rotas estabelecidas, controlam melhor as infrações, podem criar indicadores e estabelecer metas individuais e ainda utilizar as informações para gerenciar bonificações mensais ou a participação nos lucros.

Neste artigo você viu que além do monitoramento de frotas é importante realizar o monitoramento de motoristas. Como resultado terá uma melhor gestão, melhora no nível de serviço ao cliente e redução de custos com avarias, combustível e manutenção, além de ter maior eficácia nos treinamentos e aumento de produtividade.

Conte conosco para saber como podemos te auxiliar na escolha de uma boa ferramenta para o monitoramento de motoristas: acesse www.softruck.com.br ou ligue para (031)  3234-2800.

CategoriasSem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *