Aprenda a calcular o ROI na sua gestão de frota

O trabalho de gestão de uma frota deve ser bastante cuidadoso, e valer-se de métricas confiáveis para medir os resultados com a maior exatidão possível. Para isso, não adianta fugir das soluções tecnológicas, que fazem parte do dia a dia de todas as empresas e favorecem seu desempenho.

Nesse contexto, as KPIs (Key Performance Indicator, ou Indicador Chave de Performance) são métrica úteis na avaliação da performance do negócio, sendo utilizadas em praticamente todos os setores de uma empresa. Dentre essas métricas, destaca-se o ROI (Return on Investment, ou Retorno Sobre o Investimento). Conheça mais sobre esse importante indicador e a melhor maneira de calculá-lo na gestão de sua frota!

A finalidade do ROI

O ROI é uma métrica usada especialmente na área financeira, para calcular quanto retorno um investimento proporcionou à empresa em determinado período de tempo. Trata-se da relação entre o dinheiro que foi aplicado e aquele que foi recebido (lucro) ou perdido (prejuízo).

Aplicando o ROI na gestão da frota

Utilizar o ROI na gestão de sua frota é bastante simples! Uma forma básica de fazer isso é calculando a quantidade de combustível que está sendo economizado depois de um investimento.

Esse investimento pode se referir, por exemplo, à compra de novos caminhões, ao treinamento dos motoristas ou à implementação de um sistema ou software de gerenciamento, monitoramento e controle das operações dos veículos.

A fórmula para calcular o ROI

É preciso aplicar uma fórmula básica para calcular o ROI de sua frota. O valor do investimento é subtraído do lucro obtido, e a diferença é dividida pelo valor do investimento. Ou seja, o capital inicial é utilizado duas vezes na fórmula do ROI. Confira:

ROI = lucro – valor do investimento / valor do investimento

Apesar da aparente facilidade, é necessário ser cuidadoso na hora de aplicar as variáveis. A lucratividade ou retorno pode incluir redução de:

  • Gastos com combustível;

  • Custos com consertos;

  • Custos com manutenção e troca de pneus;

  • Índices de acidentes e assaltos;

  • Desperdício de tempo;

  • Perdas em geral.

Isso significa que é necessário listar todas as reduções que o investimento ajudou a promover.

Um exemplo prático da fórmula

Para entender melhor, considere que foi instalado um sistema de monitoramento de frota. O ROI deve ser usado para verificar qual o valor da taxa de retorno, e qual o tempo gasto até que o custo do investimento inicial seja compensado pela economia proporcionada por esse sistema.

Digamos que houve um gasto inicial (investimento) de R$ 2.000,00, e que a economia resultante — envolvendo todas aquelas variáveis — correspondeu a R$ 2.500,00. Aplicando a fórmula, descobre-se o ROI:

ROI = 2.500 – 2.000 / 2.000 = 500 / 2.000 = 0,25 ou 25%

Esse ROI pode ser considerado satisfatório. Entretanto, não existe um percentual satisfatório definido — isso vai depender de certos critérios utilizados pela gestão.

A importância de calcular o ROI

É importante calcular o ROI na gestão de sua frota, porque ele poderá ajudar a compreender com mais exatidão se certos investimentos — com equipamentos tecnológicos, treinamento dos motoristas e outros funcionários, aquisição de novos veículos, etc. — estão realmente produzindo bons resultados em relação à economia da empresa.

Mensurar financeiramente os ganhos ou perdas de um investimento ajuda a empresa a tomar melhores decisões e ficar atenta ao que deve ou não ser feito, evitando gastos desnecessários e buscando otimizar as operações de sua frota de modo a obter mais lucros.

Não será difícil, para o gestor, definir um percentual de ROI satisfatório, considerando seus lucros, prejuízos e capital aplicado. Atualmente, já existem softwares específicos que facilitam esse cálculo, ajudando a agilizar os resultados, a análise e a tomada de decisões.

E você, já calcula o ROI na gestão de sua frota? Consegue avaliar a viabilidade ou não de um determinado investimento? Ainda tem dúvidas, ou outras sugestões sobre o assunto? Deixe seu comentário e conte pra gente!

Conte conosco para conhecer uma solução que irá ajudar sua gestão a controlar o ROI da  frota da empresa: Acesse www.softruck.com.br ou ligue para (031) 3234-2800.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *