Como estabelecer métricas para melhorar o desempenho da frota de veículos

As métricas são parâmetros estabelecidos que ajudam no direcionamento da gestão de indicadores de desempenho. Essas ferramentas são de extrema importância para a administração de um negócio, visto que são elas que apontam os resultados obtidos, as falhas possíveis e o que pode ser feito em termos de melhorias.

A seguir vamos explicar melhor como estabelecer métricas para a gestão de uma frota de veículos e dar alguns exemplos que são utilizados mais comumente. Acompanhe e entenda melhor:

Afinal, como estabelecer métricas para a gestão da frota?

Qualquer atividade na gestão da frota pode proporcionar uma ou mais métricas para a elaboração de indicadores de desempenho. Contudo, é preciso ter o cuidado de alinhar essas métricas à gestão e evitar o controle de vários indicadores muito diversos, que podem não ser úteis em termos de tomada de decisão e que acabam gerando informações desnecessárias.

Portanto, antes de estabelecer uma métrica, é preciso entender de que forma ela poderá ser útil para a gestão, se é possível compará-la a outras métricas e se está alinhada às estratégias da empresa e do setor, conduzindo ao alcance dos objetivos. Atualmente, existem softwares que lhe ajudam a gerenciar os dados da frota e fazem com que você ganhe tempo a cada análise.

Quais métricas podem ser avaliadas na gestão da frota?

Como dito anteriormente, as atividades realizadas podem conduzir à criação de diversas métricas. Porém, cabe ao gestor avaliar quais delas são mesmo necessárias e deverão ser mantidas para dar suporte à gestão. Algumas delas são mais comuns e utilizadas com maior frequência, por isso sua adoção pode oferecer ferramentas mais eficazes e permitir a comparação entre indicadores até mesmo externos.

Satisfação do cliente

Em qualquer negócio, um dos objetivos principais é garantir que o cliente esteja satisfeito com os produtos e serviços oferecidos. Portanto, o atendimento ao cliente é de grande importância e deve ser monitorado. Na gestão de uma frota de transporte, por exemplo, a satisfação dos clientes está diretamente ligada ao tempo de entrega dos produtos, ocorrências de atrasos, avarias ou extravios, respostas rápidas, possibilidade de rastreamento, entre outras coisas.

Depreciação

A depreciação é um dos maiores custos que uma frota absorve. Essa métrica pode ser utilizada para mostrar quando o veículo deve ser vendido para a aquisição de um novo, por exemplo. Para realizar esse tipo de análise, pode-se comparar os custos de manutenção ao longo do tempo e à medida que os custos se elevarem consideravelmente, observar o melhor momento para se desfazer do veículo antes que ele gere mais gastos para a empresa.

Custo por veículo

Para o cálculo dessa métrica é necessário utilizar diversas variáveis, como custos com manutenção, consumo de combustível, prevenção de acidentes, entre outras. Essa métrica ajuda a entender melhor qual é a real eficiência de cada veículo e a determinar qual o momento de fazer a renovação da frota, por exemplo.

Vale lembrar que quanto menor forem os custos com cada veículo, maior será a eficiência e os lucros da empresa.

Ciclo de vida do veículo

Essa métrica ajuda a compreender o tempo médio durante o qual um veículo se mantém na frota sendo eficiente. Alinhando-a à métrica do custo por veículo, o gestor pode identificar qual é o momento ideal para renovar sua frota ou parte dela.

Portanto, as métricas são a melhor forma de analisar as operações e conseguir informações que auxiliam no processo de tomada de decisão, diminuindo as margens de incerteza. São elas que apresentam os resultados com clareza, permitindo comparações niveladas e mostrando se o desempenho está satisfatório ou se é necessário implementar melhorias nos processos.

Sua empresa já utiliza métricas na gestão da frota? De que forma elas contribuem para a gestão? Compartilhe suas experiências e dúvidas nos comentários!

A propósito, conte conosco para conhecer uma ferramenta capaz de auxiliar a análise de métricas na gestão da sua frota: Acesse: www.softruck.com.br ou ligue para
(031) 3234-2800.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *