O peso dos custos logísticos para as frotas de veículos – e como reduzí-los.

Os custos com a distribuição e transporte em uma frota de veículos estão entre os mais altos, porém, são necessários para que a atividade se desenvolva em pleno vapor. Diminuir os custos logísticos baseia-se na proposta de conseguir melhores resultados ao mesmo tempo em que há melhor aproveitamento de recursos.

Quando se tem uma logística adequada, é possível enxugar recursos que são perdidos em comparação com serviços não otimizados. E existem alternativas capazes de colaborar para esses resultados, aperfeiçoando não somente a distribuição de cargas, mas também o trabalho dos envolvidos e aumentando o faturamento.

Quer saber mais sobre o assunto? Perceber qual é o verdadeiro peso dos custos logísticos dentro da sua empresa? Continue a ler o post!

Qual a importância dos custos logísticos para a empresa?

O transporte de mercadorias e de matéria-prima são os que mais pesam no bolso das empresas transportadoras. Esse tipo de transporte é necessário e, por isso, é inevitável ter o seu custo muito bem planejado. Muitas vezes, para reduzir esse custo, basta apenas uma melhor organização, otimizando o caminho a ser percorrido, administrando melhor as manutenções e até mesmo a quantidade de carga transportada.

Um planejamento de estoque adequado também interfere nos resultados finais. Um mau planejamento na quantidade de insumos, por exemplo, pode acarretar altos custos para corrigir o erro. Mas se houver um bom controle de estoque, é possível fazer melhores investimentos com o custo do transporte.

O custo do transporte de mercadorias e de matéria-prima acaba influenciando diretamente nos rendimentos da empresa, diminuindo ou aumentando o resultado final. Quando existe uma logística adequada para esse tipo de serviço, é possível obter melhores resultados financeiros.

Como reduzir os custos logísticos?

São vários os fatores que compõem os custos logísticos, sendo os principais representados por manutenção, combustível e pneus.

A redução dos custos logísticos pode ser atingida por meio de uma regular e eficiente gestão da frota e controle dos recursos disponíveis. Planejar cuidadosamente e com antecedência as manutenções, descobrir o motivo de consumos excessivos de combustível e saná-los e negociar o preço de abastecimento nos postos, monitorar a pressão dos pneus e planejar corretamente as trocas e compras de novos garantem redução significativa dos custos logísticos. É preciso ter em mente que uma boa redução de gastos começa com um bom planejamento, em todos os detalhes. A partir desse ponto, os custos logísticos diminuem, e os bons resultados chegam.

Investir em soluções capazes de reduzir os custos na sua frota de veículos é uma excelente alternativa para aperfeiçoar os resultados finais.

Como a manutenção dos veículos ajuda a reduzir os custos?

Outro cuidado extremamente importante e que muitas vezes deixa a desejar, é a manutenção dos veículos. Manutenções adequadas podem intervir positivamente no desempenho da frota, colaborando para que não ocorram atrasos nas viagens e reduzindo as chances de haverem gastos não planejados para reparos e resgates de urgência, diminuindo assim, os custos logísticos e prevenindo possíveis imprevistos.

É preciso levar em consideração que uma boa manutenção para frotas antecipa os problemas, resolvendo-os em tempo hábil para não prejudicar a rotina da frota e gerar economia.

Gostaria de conhecer uma ferramenta capaz de ajudar muito no seu processo de redução de custos logísticos? Acesse www.softruck.com.br ou ligue para (031) 3234-2800.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *