Saiba o que é Overdelivering e por que ele é importante para a sua gestão de frota

Ultimamente os clientes não possuem mais tanto apego às empresas e isso acaba fazendo com que elas busquem fornecedores que ofereçam algum diferencial – seja ele preço, qualidade ou, principalmente, vantagens que os concorrentes não oferecem. Nesse sentido surge a prática do overdelivering, que busca encantar os clientes.

No artigo de hoje vamos falar sobre essa prática, apresentando o conceito, por que ela é importante e quais vantagens a empresa pode obter ao adotá-la.

O que é o overdelivering, afinal?

A ideia principal acerca do conceito de overdelivering é superar as expectativas dos clientes a respeito dos produtos ou serviços oferecidos. Ou seja: é conseguir entregar algo além daquilo que o consumidor espera, elevando o nível de satisfação e alcançando a excelência no atendimento ao cliente. As palavras-chaves são: prometer menos e entregar mais!

Por que adotar essa prática?

Com o mercado cada vez mais competitivo, as empresas que conseguem encontrar soluções para aprimorar o relacionamento com seus clientes acabam obtendo desempenhos superiores às demais. Porém, com clientes cada vez mais exigentes, conseguir “apenas” satisfazer suas necessidades já não pode mais ser considerado como um diferencial.

É aí que o overdelivering entra. Além de oferecer aquilo que o cliente espera, a empresa consegue ir além e entregar um algo a mais, surpreendendo seus consumidores e elevando seu grau de satisfação com o negócio.

Como ele pode ser aplicado?

O overdelivering pode ser aplicado de diversas formas. Ele pode ser adotado por meio de uma entrega realizada antes do prazo acordado com o cliente, de embalagens personalizadas e diferenciadas, possibilidade de um rastreamento diferenciado e em tempo real, oferecimento de brindes úteis e customizados ou ações de pós-vendas, por exemplo.

Qualquer ação adotada que vá além do que é esperado e supere um bom atendimento já pode ser considerada como prática de overdelivering. Só é preciso ter o cuidado de garantir que todos os outros processos também sejam aprimorados, visto que, não adianta nada entregar um produto antes do prazo se ele chegar no cliente com uma avaria, por exemplo.

Quais vantagens ele proporciona?

A principal vantagem é conseguir superar a expectativa dos clientes e elevar a sua satisfação a outros níveis. Isso contribui consideravelmente para que eles possam ser fidelizados e, além de acabarem se tornando clientes regulares, se tornem os maiores vendedores de sua empresa – indicando para as pessoas próximas e possivelmente ajudando a atrair novos clientes em potencial.

Com isso, a empresa acaba se tornando uma referência e se destacando, saindo na frente de seus concorrentes e conseguindo alcançar uma fatia maior de mercado.

O overdelivering já é praticado por algumas empresas, apesar de ainda não ser algo tão comum. Na grande maioria dos casos, elas se limitam a entregar antes do prazo esperado e adotam apenas essa estratégia para superar o que o cliente espera. Entretanto, como pudemos ver, existem outras medidas – algumas delas simples – que podem ser adotadas e alcançar a excelência no atendimento.

Gostaria de uma ajudinha para obter grandes melhorias na gestão da sua frota e conseguir exercer com autoridade o overdelivering na sua empresa? Acesse www.softruck.com.br ou ligue para (031) 3234-2800.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *