Monitoramento de veículos: saiba como fazer

Gestores de frota precisam monitorar cada veículo, fazendo bom uso das estratégias mais apropriadas e dos melhores recursos. Isso tudo a fim de evitar falhas, eliminar desperdícios, reduzir custos e aumentar a eficiência do negócio. Monitorar veículos envolve algumas etapas que devem ser seguidas a fim de que o trabalho seja bem executado. E apesar de o rastreamento ser um importante aspecto do monitoramento de veículos, não é a única.

Dúvidas sobre essa questão? Confira agora como fazer o monitoramento correto de sua frota.

Controle de combustível

O controle de combustível deve ser feito visando, principalmente, 2 pontos:

  • Manter o tanque sempre cheio, garantindo a quantidade necessária para chegar ao destino (por isso, é importante, no planejamento de rotas, incluir postos de combustível);
  • Monitorar o consumo, afim de evitar desperdícios e ter controle dos gastos com abastecimento. Além de conseguir economizar gasolina ou diesel através de estratégias seguras.

Existem muitas estratégias que evitam o consumo excessivo de combustível, como evitar freadas bruscas, não dirigir a velocidades muito altas, não desviar da rota, optar por trajetos mais curtos ou mais acessíveis, fazer balanceamento, controlar a pressão dos pneus, dirigir de janelas fechadas e outras.

Procure fazer contratos com fornecedores para ganhar descontos e sempre ter combustível à disposição.

Controle de pneus

Os pneus são outro importante elemento do veículo. Em média, pneus apresentam boa durabilidade, mas o desgaste vai acontecendo ao longo do tempo, além das possibilidades de furos. É preciso ter alguns cuidados especiais com os pneus, fazendo revezamento a cada 20.000 km rodados e prestando atenção no:

  • Alinhamento: rodas desalinhadas podem reduzir a vida útil dos pneus em até 25%;
  • Balanceamento: problemas no balanceamento podem provocar sérios desgastes na banda de rodagem e reduzir em até 20% o rendimento de um pneu;
  • Controle de pressão: a pressão incorreta diminui em até 25% o rendimento do pneu, além do risco de provocar acidentes.

Cuidado com pesos e velocidades elevadas e respeite os limites do pneu para consertos e reformas (apresentando desgaste acima de 1,6 mm, ele deve ser substituído).

Controle de documentação

Também faz parte do monitoramento da frota organizar e fiscalizar a documentação dos veículos e dos motoristas, manter tudo em ordem: IPVA, seguro obrigatório, licenciamento, carteira de habilitação e assim por diante.

Só com a documentação regularizada,  é possível dirigir dentro da lei e evitar penalidades.

Controle de geolocalização e rotas

Manter um sistema eficiente de GPS e rastreamento é fundamental para acompanhar o percurso do veículo desde o ponto de partida até seu destino final. Quanto mais otimizar a comunicação entre a empresa e o motorista e entre o veículo e a empresa (sim, é possível!), melhor será o monitoramento.

Procure criar rotas eficientes que considerem distâncias, prazos, acessibilidade, índice de criminalidade – monitore com sistemas automatizados e integrados para confirmar que elas estão sendo efetivamente seguidas.

Controle de prazos

É fundamental que as entregas sejam feitas no tempo acordado entre a empresa e o cliente. Por isso, trace estratégias para criar rotas eficientes, faça o revezamento de motoristas e veículos quando necessário, mantenha boa comunicação com o cliente, permitindo que ele acompanhe o percurso de sua encomenda e, caso haja algum contratempo, entre em contato com ele, informando e buscando sanar o problema com rapidez.

Registro de custos

Um software de gerenciamento de frotas é a melhor opção para um correto e organizado controle de custos. Com dados precisos e confiáveis circulando no sistema é possível identificar os desperdícios e erros e corrigi-los o quanto antes. Seu lucro e sucesso dependem muito do corte desses gastos. Além de poder contar com relatórios práticos e específicos para a análise das informações financeiras.

Faça os custos de cada veículo da frota por cada viagem realizada para determinar com exatidão a dimensão dos eventuais prejuízos e dos lucros. O registro adequado dos custos permitirá melhor planejamento e previsões acertadas.

Como monitora sua frota de veículos? Faça seu comentário e compartilhe o post em suas redes sociais, permitindo que outros colegas tenham acesso a essas informações!

Conte conosco para conhecer uma solução diferenciada e prática para ajudar a melhorar muito o monitoramento da sua frota! Acesse www.softruck.com.br ou ligue para (031) 3234-2800.

CategoriasSem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *