Aprenda como inovar em sua Gestão de Frota!

Uma das dificuldades de muitas empresas que trabalham com transportes e frotas é como inovar em uma gestão eficiente e que traga um melhor desempenho nas atividades de logística, no controle e na previsão de gastos e, assim, no alcance de melhores resultados.

A gestão de frotas é um processo dinâmico e que requer um bom planejamento, afinal de contas, envolve uma série de processos dentro e fora da empresa. Gerir de maneira eficiente a forma como os veículos executam as atividades exige do gestor um acompanhamento contínuo de todo o fluxo de trabalho e, muitas vezes, quando não realizado corretamente, acaba comprometendo o desempenho e gerando sérios prejuízos.

Se você quer saber como inovar na gestão de frotas acompanhe nossas dicas e fique de olho nas melhores práticas:

Controle e tenha uma previsão de gastos

Você conhece detalhadamente os custos da sua frota? O primeiro passo para estabelecer uma gestão eficiente é identificar e conhecer os gastos que envolvem as atividades e que podem variar de acordo com o tipo de operação.

Entre os custos mais representativos em empresas de transportes e de frotas está o combustível, seguido pelos gastos com manutenção. Quando as despesas não são controladas o desperdício aumenta. Por isso, controlar e realizar uma previsão de gastos têm sido a solução de muitas empresas para controlar e contornar as contas.

Além disso, quando a manutenção de veículos é realizada de maneira controlada, gestores conseguem avaliar gastos passados e podem fazer previsões de despesas futuras, evitando que problemas e imprevistos possam acontecer.

Aposte na sustentabilidade

Reduzir os custos com frotas e aumentar a lucratividade está além de cortar gastos, substituir determinados itens que estejam prejudicando o meio ambiente e que podem decorrer de sérias autuações, como na aplicação de multas e perca de pontos na carteira quando as emissões de determinados poluentes ultrapassar os limites estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Para uma gestão eficiente de frotas e dentro de padrões de sustentabilidade invista em:

  • Manutenção e substituição de filtros de ar danificados, o que chega a reduzir em até 40% as emissões de poluentes. Além disso, é possível reduzir o consumo de combustível quando o filtro de ar está em ótimas condições, evitando que haja passagem de ar para o motor e, consequentemente, consumo de combustível – o que reflete em maior emissão de gases para a atmosfera e maiores gastos;
  • Orientação e treinamento dos motoristas para uma condução correta do veículo e utilização de combustível adequado durante as viagens, ou seja, sempre abastecer em postos parceiros e que possa ser reconhecida a qualidade dos combustíveis e, assim, diminuir a emissão de poluentes;
  • Respeitar os limites de carga. O excesso de carga gera maior consumo de combustível devido ao esforço do motor e desgasta mais rapidamente o veículo e a pavimentação das rodovias;
  • Manutenção preventiva da frota está entre as principais ações para uma gestão eficiente. É preciso revisar constantemente os veículos para evitar queima de combustível desnecessariamente e, assim, garantir um melhor desempenho do caminhão.

Use um software de gestão

Investir em um sistema que automatize processos e garanta maior segurança, confiabilidade e redução de custos é a chave para o sucesso na gestão de frotas.

Muitas empresas de transporte estão investindo em soluções automatizadas para ter maior controle sobre os transportes e a logística das frotas, podendo prever gastos, gerir a disponibilidade e a localização de cada veículo, e planejar as melhores rotas. Além disso, é possível gerar relatórios que oferecem um acompanhamento em tempo real dos resultados e que podem dar maior autonomia para um melhor gerenciamento da frota.

Além de uma maior produtividade, com a aderência de sistemas automatizados, o gestor pode monitorar prazos e evitar multas por atraso, contando com alertas sobre datas de entrega e demais facilidades numa gestão eficiente da frota.

Fique de olho nas tendências de mercado

O mercado está em constante evolução e práticas e métodos de gestão acompanham todo este processo. Indicadores, relatórios integrados, novidades de produtos e serviços, tudo isso pode ser um grande diferencial frente a concorrência e uma grande oportunidade de alavancar os negócios com menor custo e maior lucratividade.

Conte conosco para conhecer uma ótima alternativa para melhorar muito a gestão da sua frota! Acesse www.softruck.com.br ou ligue para (031) 3234-2800.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *