Com o atual momento de crise é preciso inovar nos processos de gestão para garantir bons resultados. Nesse cenário, o gestor de frotas desempenha um relevante papel nessa equação. Como uma de suas principais metas é a redução de custos, isso deve ser o seu primeiro diferencial.
Existem diversas ferramentas e técnicas que podem ser utilizadas para obter melhores resultados, que vão desde o monitoramento de gastos e treinamento de colaboradores até a terceirização de algumas etapas da logística.
Preparamos uma lista com dicas essenciais para ajudar você, gestor de frotas, a alavancar o seu desempenho. Confira:
Transmita confiança e mantenha a harmonia
Não se deixe dominar pela tensão gerada no momento. Busque argumentos coerentes para manter a sua equipe no caminho certo. Você precisa manter o foco na resolução de impasses.
Ainda que existam cortes, tente criar um ambiente harmônico, onde todos possam se ajudar e obter resultados reais. Uma boa ideia é criar metas mais fáceis no início, gerando pequenas vitórias, que farão todos acreditarem que é possível superar eventuais dificuldades operacionais.
Identifique a capacidade da sua frota
É essencial conhecer detalhadamente o funcionamento e a estrutura da sua empresa. Essas informações são a base para a tomada de decisões, e podem ser coletadas diariamente, permitindo que identifique eventuais falhas no processo logístico.
A métrica a ser analisada refere-se ao uso real da capacidade da sua frota, e a partir daí deve-se estabelecer onde precisa melhorar ou mesmo quais itens do processo são dispensáveis.
Ponha a tecnologia a seu serviço
Monitorar o desempenho da sua empresa é uma tarefa que exige conhecimento e habilidade na resolução de problemas. Se deseja conseguir melhorar o seu desempenho levando em conta esses dois aspectos, o uso de um software de gestão de frotas é a chave.
Com a implantação de um sistema na sua cadeia logística, você viabiliza o monitoramento de consumo de combustível, o uso devido da sua capacidade, a realização de manutenções. Além disso, é possível fazer um acompanhamento mais eficaz com relação ao pagamento de impostos obrigatórios e multas, evitando pagar taxas extras por atrasos.
Treine e motive os seus colaboradores
Após identificar possíveis falhas nos processos operacionais, desenvolva treinamentos específicos com os funcionários para corrigi-las, orientando seus colaboradores a extrair melhores resultados das suas funções. Para manter a motivação, estipule metas e ofereça recompensas para aqueles que conseguirem atingí-las.
Profissionais motivados são mais atentos e criativos, o que representa uma melhoria na qualidade do seu desempenho. Isso reflete diretamente na produtividade da empresa, bem como na satisfação dos seus clientes.
Corte gastos desnecessários e otimize os seus investimentos
Para manter um controle eficiente dos custos na sua gestão de frota, é indispensável o acompanhamento permanente de gastos. O software de gestão de frotas também auxilia nessa questão.
Se, por algum motivo, houver baixa demanda e não conseguir melhorar esse resultado, uma alternativa será desativar veículos com usabilidade abaixo do ideal. Se achar conveniente, outra opção é vender esses veículos, de modo que possa ampliar seu capital e investir em processos que alavanquem o crescimento da empresa.
Como gestor de frota, é seu papel criar um ambiente propício ao desenvolvimento e manutenção da lucratividade. É necessário ser criativo na execução da sua função, inclusive estudando novas maneiras de distribuição, otimizando as rotas e orientando seus motoristas a evitarem multas.
Se o que você precisa é melhorar o seu desempenho como gestor de frota e conseguir melhores resultados para a empresa, não deixe de entrar em contato conosco, podemos e queremos te ajudar! Acesse www.softruck.com.br ou ligue para (031) 3234-2800.