3 dicas para criar um planejamento de rotas incrível

Atualmente as empresas estão cada vez mais preocupadas com os seus custos logísticos. Problemas de planejamento de rota, com a produção, a efetivação das entregas — tudo isso acaba afetando diariamente a cadeia de abastecimento.

Por isso, as empresas estão adotando a ideia de logística integrada para minimizar os erros cometidos. É necessário que os gestores de logística se preocupem assiduamente com o planejamento de suas rotas, a fim de garantir eficiência na distribuição, melhoria no serviço de entrega dos seus produtos, atendimento ao cliente e redução de seus custos.

Você tem problemas ao cuidar de sua logística? Fique por dentro de três excelentes dicas para criar um planejamento de rotas na sua empresa e se destacar frente a seus concorrentes!

Planeje bem o seu atendimento

Primeiramente, é necessário verificar sua estratégia de atendimento. Quantos armazéns serão necessários para atender a sua demanda? Qual é a localização de seus principais clientes? A localização do seu depósito (ou local de estoque) é adequada para realizar o atendimento a seus principais destinos finais? Qual é o prazo para que envios e remessas sejam efetuados?

É preciso planejar o negócio tendo tudo isto em mente e ainda saber também se o cliente possui restrições de horários para as entregas, particularidades na descarga – como restrição de tipo de veículo, infraestrutura e maquinários apropriados, como o local onde ocorrerão as entregas lidam com questões de horários de entrega e circulação, por exemplo. 

Cada setor e negócio terão suas particularidades e é preciso estudá-las para criar soluções eficientes que viabilizem a compra ou contratação.

Escolha o modal de transporte mais adequado

Uma vez recebida a demanda de entrega para o cliente, é necessário analisar qual é o melhor modal para realizar a entrega – considerando prazos, frequência, quantidades, volume, custos, conservação da qualidade dos itens, etc.

Existem várias opções de tipos de transporte e infraestrutura para atender a característica da carga transportada. É importante se atentar ainda para as restrições do cliente. Há clientes, por exemplo, que não possuem agendamento para recebimento, e se o veículo tiver outras entregas para realizar, irá comprometê-las.

A escolha do modal errado pode muitas vezes acarretar em alto custo para o negócio. Por isso é necessário que o profissional de logística tome a decisão mais assertiva para a empresa, não afetando o prazo de entrega do cliente.

Use a tecnologia no planejamento de rotas

Diante de grandes avanços tecnológicos e exigências por velocidade e imediatismos, torna-se fundamental que os gestores de logística pensem em artifícios e soluções de tecnologia que atendam aos imperativos da empresa – e que sejam um diferencial para o negócio.

No mercado existem softwares específicos e de alta qualidade, que auxiliam na roteirização e na otimização das entregas, garantindo o melhor percurso a ser adotado, potencializando a sua produtividade, trazendo eficiência nas operações e ampliando economia de combustível.

Vale dizer que os clientes estão cada vez mais exigentes e buscam empresas com agilidade no envio das informações – localização dos veículos em tempo real, rastreamento das entregas, e mais elementos do tipo.

Um bom software de monitoramento auxilia o gestor a acompanhar o veículo e diversos aspectos das viagens, verificar se os motoristas estão cumprido o planejado, mitigar os riscos, conseguir se antecipar aos problemas que podem ocorrer, e com isso tomar uma decisão rápida e realizar outros controles necessários.

Conheça a solução ideal para auxiliar e melhorar muito o planejamento de rotas da sua frota: Acesse www.softruck.com.br ou ligue para (031) 3234-2800.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *