O que você precisa saber sobre integração logística

Para o sucesso da empresa é imprescindível englobar todos os seus aspectos na gestão: desde o recebimento das mercadorias até a sua venda. Aumentar a cartela de clientes e consequentemente a lucratividade está atrelado a logística do negócio. Logo, para otimizar e melhorar os resultados da empresa trabalha-se com a integração logística.

Nesse cenário, todos os setores atuam de maneira integrada, funcionando como o corpo humano: cada parte tem a sua função específica, mas juntos, formam um só, funcionando em perfeita sintonia. Todas as partes do processo de gestão são fundamentais para que o sucesso seja alcançando. Implantar a logística integrada em sua empresa só trará grandes benefícios, como minimizar os custos e aumentar os lucros. Como prova disso, veja nesse artigo tudo o que você precisa saber sobre o assunto — e saiba como colocar em prática!

Logística integrada: entenda o que é

Basicamente, a logística integrada é a união, através da comunicação, de todos os setores da empresa. Isso facilita a gestão do negócio e consequentemente aumenta os lucros e diminui os custos. O processo engloba desde a origem de cada produto até a entrega ao consumidor final.

Para ficar mais claro, imagine o seguinte cenário: o fim de ano se aproxima, essa é a melhor época do ano para um comércio. Para atender todos os clientes e não entrar no prejuízo, os lojistas precisam se preparar e ter um bom estoque. É preciso ter um controle dos itens mais vendidos e projetar as vendas pra essa época. No entanto, todos os comerciantes tem o mesmo pensamento: analisar qual produto será mais procurado e aumentar o número de pedidos aos seus fornecedores.

O fornecedor pode não estar preparado para aumentar a produção rapidamente. Além disso, sem um bom controle, será impossível uma projeção exata das próximas vendas. Sem a logística integrada, os lojistas não irão saber com antecedência da falta dos produtos e muito menos quais são os itens mais vendidos.

O resultado é uma loja sem estoque dos itens mais vendidos e abarrotado de produtos que não interessam ao consumidor final. O que prejudicará as vendas — e os lucros — de final de ano.

A integração logística permite saber como está o estoque dos seus fornecedores, bem como o transporte dos produtos até ele. Essa visão permite organizar os pedidos que serão feitos, otimizando o processo logístico e evitando surpresas desagradáveis, como a falta de produtos do fornecedor ou até o atraso na entrega.

O processo também funciona internamente: o setor de estoque estará em constate contato com o setor de compras. Isso permite se adequar a entrada e saída de produtos, comprando os itens necessários no tempo certo. Sem esse controle, a loja corre o risco de comprar produtos em excesso e/ou deixar faltar os itens mais vendidos.

Logística Integrada

Vantagens da integração logística

As vantagens mais nítidas da integração logística são:

Economia

Quando há uma comunicação com todas as partes o estoque é certeiro: não falta e não sobra produtos. Para que isso aconteça é essencial que o estoque esteja em sintonia com o setor de compras da empresa, que por sua vez está ligado ao número de vendas de um determinado período. Isso permite projetar quais produtos vão ser mais vendidos e em quais épocas do ano.

Esse planejamento faz com que o estoque tenha sempre os produtos adequados e em quantidade suficiente. Dessa forma, as mercadorias não ficarão em falta ou empilhados em um galpão.

Agilidade

Com todos os setores integrados e funcionando perfeitamente, os pedidos e entregas serão mais ágeis. Quando há uma boa comunicação entre empresa e fornecedor, é possível planejar todo o processo logístico: quando fazer o pedido, quantos produtos o fornecedor precisa produzir e adequar a entrega no prazo combinado.

Esse conjunto de informações diminui os gastos com excesso de produção e/ou quantidade de produtos, além de evitar custos desnecessários com entregas de emergência.

Além dessas vantagens, a logística integrada também:

  • Possui maior credibilidade nas informações;
  • Diminui desperdícios na produção;
  • Evita produtos parados no estoque;
  • Evita a falta de produtos no estoque;
  • Melhora a utilização do tempo;
  • Coordena e organiza todos os processos de maneira eficiente e inteligente;
  • Aumenta os lucros.

Como usar a logística integrada

Implantar a logística integrada em uma empresa exige uma equipe unida e muito bem fortalecida. Esse aspecto é essencial para o fluxo logístico aconteça da maneira fluida, sem ruídos de comunicação. Os responsáveis por cada etapa devem ser definidos e de conhecimento de todos dentro da empresa.

Seguindo essa ideia de organização, a logística integrada funciona com base nesses pontos:

  • Fluxo de materiais — controla da entrada e saída de produtos. Engloba desde o meio de transporte usado para entrega até a entrega ao consumidor final;
  • Circulação de matérias-primas — auxilia na organização dos insumos para a produção das mercadorias. Evita desperdícios e a falta dos mesmos, também englobando o transporte;
  • Transporte e distribuição — responsável pela retirada, transporte e entrega dos produtos ao destino final, seja centros de distribuição, pontos de venda ou ao consumidor final.

Integração logística ao setor de transportes

Para as empresas de transporte que utilizam a logística integrada os benefícios são melhores ainda. Com uma boa parceria com os fornecedores e também com os lojistas, é possível otimizar toda a carga carregada, bem como a rota utilizada.

Isso diminui os custos com a manutenção de veículos, combustível e tempo. Consequentemente, aumenta as oportunidades de lucrar e também fidelizar os seus clientes. Afinal, clientes fiéis valem muito quando se tem grande concorrência no mercado. Ao usar as ferramentas certas, ainda é possível que a empresa monitore como está a entrega em tempo real.

Com isso, a logística integrada torna-se um diferencial para todas as empresas que a utilizam. Através dela é possível otimizar todos os recursos disponíveis da empresa. Utilizando cada etapa do processo ao máximo, evitando desperdícios e aumentando a lucratividade.

Aplique a integração logística em sua empresa

Basicamente, para que a logística integrada funcione, é essencial possuir uma excelente comunicação com todos os envolvidos, desde os fornecedores, o transporte e os setores internos da empresa.

Para garantir que o fluxo de informação aconteça sem ruídos e com agilidade, o uso de um sistema fará todo esse controle. Ao escolher um sistema para implantar em sua empresa, verifique as suas condições de uso e aspectos como possibilidades de incluir informações rapidamente, usabilidade e também a forma que os dados são exibidos.

O uso de aplicativos atrelados ao software otimiza toda a gestão do seu negócio, desde a realização do pedido, o monitoramento do veículo que o transporta até a sua chegada ao destino.

Se você procura uma boa plataforma para gerir o transporte de mercadorias, entre em contato com a Softruck. Podemos te ajudar a melhorar a comunicação de sua empresa, implantando um sistema perfeito para o seu tipo de negócio.

Com a nossa ajuda você irá reduzir os custos operacionais e logísticos, aumentando consideravelmente os resultados e lucros de sua empresa. Você ainda poderá acompanhar em tempo real toda a frota de veículos através de um aplicativo. Quer saber como? Entre em contato clicando aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *