4 dicas para reduzir o consumo de combustível numa frota de veículos

Publicado por Softruck in April 4, 2016

Os custos com o consumo de combustível podem representar um dos maiores gastos de uma frota e sempre será motivo de preocupação para gestores desse setor. Conseguir realizar um controle eficiente desses gastos está ligado diretamente à possibilidade de aumentar os lucros da empresa. Realizar essa tarefa não é nada fácil, principalmente para empresas que possuem frota com muitos veículos. É preciso que tanto os gestores quanto os motoristas estejam alinhados com relação às estratégias de economia de combustível para que o resultado seja satisfatório.

No post de hoje vamos dar algumas dicas para reduzir o consumo de combustível e consequentemente aumentar a lucratividade da empresa. Essas dicas valem tanto para frotas de veículos leves quanto para frotas de caminhões. Confira!

1. Realize treinamento com os motoristas

É importante orientar a sua equipe de condutores para que eles possam ter bons hábitos ao dirigir, como a maneira correta de arrancar e parar um veículo ou até mesmo como trocar de marcha. Essas ações podem parecer insignificantes, mas quando o assunto é economia de combustível, a má condução dos veículos se torna uma das principais responsáveis por gastos desnecessários.

A forma como o motorista opera o veículo poderá reduzir o consumo de combustível em até 33%, dependendo do tamanho do veículo. Treine os condutores para que eles não acelerem demais ou pisem bruscamente nos freios, pois essas práticas acabam consumindo mais gasolina, diesel ou etanol.

2. Fique atento às datas de manutenção preventiva

Quando o assunto é manutenção preventiva existem dois elementos básicos, que muitas vezes são simplesmente esquecidos ou lembrados com um atraso considerável. Estamos falando sobre a simples troca de óleo e também mudança dos filtros do veículo. Você sabia que quando a troca de óleos e dos filtros de um veículo não são realizadas no momento certo, o consumo de combustível aumenta? Por isso, encontre uma maneira eficaz de planejar essas manutenções para evitar gastos extras.

3. Faça uma gestão de rotas

Gestão de rotas é um dos pontos mais complicados na administração de uma frota, pois nem sempre será possível controlar o caminho e também o destino dos condutores. No entanto, quando essa gestão é realizada de maneira eficiente, se torna um procedimento indispensável, que pode ajudar a economizar combustível e facilitar o trabalho de motoristas.

Em frotas para entrega de produtos, por exemplo, a definição, controle e acompanhamento das rotas poderá gerar economia de até 40% com combustível. Principalmente em casos de rotas que não eram controladas anteriormente, onde os condutores definiam o caminho de acordo com as suas preferências ou até mesmo em consonância com as suas necessidades pessoais.

4. Estude os melhores preços de combustível

Os valores de combustível passam por alterações frequentemente, logo, muitos postos demoram a trocar os valores nas placas e bombas. Algumas empresas têm o costume de dar descontos e outras vantagens para fidelização de clientes.

Por isso, faça pesquisas de mercado, cote valores entre os postos que estão perto de você e identifique os que oferecem os melhores preços, que possam trazer benefícios de médio e longo prazo e faça parcerias. Ao tomar algumas medidas básicas, você pode reduzir expressivamente os gastos com combustível que sua frota apresenta mensalmente.

Ao realizar uma gestão para o consumo de combustível, com certeza, haverá uma redução considerável nos gastos da empresa.

Fique atento às nossas dicas para diminuir estes gastos e aumentar a lucratividade da sua empresa, e conte conosco para saber sobre uma ferramenta capaz de auxiliar no monitoramento do consumo e custos com combustível: acesse www.softruck.com.br ou ligue para (031) 3234-2800. 

Categorias: Consumo de Combustível controle de combustível redução de gastos gestão de frota redução de custos software de gestão de frota

Softruck

Mais populares

Posts Recentes