4 erros de logística que comprometem seus resultados

Publicado por Softruck in April 15, 2016

Errar na logística de uma empresa significa, normalmente, perder dinheiro, oportunidades e, até mesmo, clientes. Se a logística não for planejada e executada de maneira correta, sua empresa pode ter os resultados comprometidos graças a erros e atrasos nas viagens ou no abastecimento de produtos.

Para evitar que essa seja a realidade do seu negócio, no post de hoje, apresentamos quatro erros de logística que afetam seus resultados— e como evitá-los! Vamos lá?

Não ter planejamento

A logística é um procedimento complexo, que precisa passar por várias etapas. O transporte, por exemplo, precisa de um planejamento de rotas — de modo a fornecer os melhores resultados com os menores custos. Sem esse planejamento, a logística da empresa fica jogada à própria sorte, tornando-se muito mais exposta a condições imprevistas.

E a falta de planejamento acaba gerando impactos que são sentidos pelo cliente final. Ainda dentro da empresa, a falta de planejamento pode fazer com que o produto errado saia para a entrega, por exemplo. Já na estrada, uma deficiência no planejamento leva a atrasos e custos logísticos maiores, que se refletem no preço dos produtos.

Escolher o meio de transporte inadequado

Para os transportadores, outro erro consiste na escolha incorreta do meio de transporte. É preciso levar em consideração fatores como a urgência de entrega, a distância a ser percorrida, os custos associados e as necessidades específicas de cada transação.

Se um produto precisa ser entregue em outro estado ou país em menos de 48 horas, por exemplo, é natural que o transporte aéreo seja mais indicado. Já um transporte de navio pode ser o ideal para cargas maiores e com menos urgência. O uso de caminhões, por sua vez, é mais adequado para transportes internos realizados com relativa eficiência. Uma frota de veículos leves, por sua vez, pode ser indicada para entregas de volumes menores, com mais agilidade.

Se você escolhe um transporte rodoviário para algo que deveria ir de avião, o atraso será inevitável. Por outro lado, se você escolhe um transporte aéreo para algo que deveria viajar de caminhão, o resultado é um aumento nos custos logísticos de maneira injustificada.

Falhas de comunicação interna

As etapas logísticas precisam ser integradas — o transporte, por exemplo, exige que haja o produto disponível para a entrega, o que normalmente é atribuição do departamento de estoque. E para que haja produtos armazenados, é preciso haver produção ou, então, a compra adequada — compartilhando essa responsabilidade com outros setores.

Nesse ponto, portanto, um erro de logística que pode comprometer sua empresa seriamente é a falta de comunicação adequada entre os diferentes setores. Isso afeta os resultados porque o erro em uma etapa pode levar a atrasos de entrega, que é a etapa final e que pode impactar diretamente a satisfação do cliente.

Ignorar a importância da tecnologia

Com necessidades tão específicas, a logística atual não pode ficar restrita ao uso de soluções e ferramentas defasadas. Por isso, outro erro consiste em ignorar a importância da tecnologia e o papel que ela pode desempenhar na conquista de resultados melhores.

O uso de um software de gestão de frotas, por exemplo, pode ajudar a estabelecer maior controle sobre os gastos com combustíveis e sobre as rotas, levando a um transporte de mais qualidade e com menores custos. Da mesma forma, esse software pode ser uma forma de apresentar os resultados para outros setores, garantindo integração e comunicação em busca de resultados logísticos mais satisfatórios.

Os erros de logística que comprometem seus resultados vão desde a falta de planejamento até não considerar a tecnologia como forma de obter melhores resultados. Se eles não forem corrigidos a tempo, sua empresa começará a sofrer os impactos de maneira cada vez mais intensa e poderá ficar para trás em relação aos concorrentes.

Conte conosco para descobrir melhores formas de acertar na gestão logística de sua frota de veículos: Acesse www.softruck.com.br ou ligue para (031) 3234-2800. 

 

Categorias: planejamento gestão de frota Gestão de Frotas software de gestão de frota

Softruck

Mais populares

Posts Recentes