6 principais qualidades de um gestor de frotas

Publicado por Softruck in May 11, 2016

O gestor de frotas é responsável por desempenhar o importante papel de comandar a equipe logística e gerir, da melhor maneira possível, os custos e benefícios no que diz respeito aos veículos, processos e funcionários comandados por ele. Com uma responsabilidade tão grande, é preciso ser um profissional completo para não deixar a desejar.

Confira no nosso artigo de hoje quais são as qualidades que fazem do gestor de frotas um profissional eficaz e diferenciado.

1. Liderança

O gestor de frotas é um líder, sendo assim, ele precisa ser um exemplo, uma inspiração. É preciso que os demais profissionais da empresa tenham respeito e admiração pelo seu trabalho e enxerguem nele um ponto de apoio, pois eles deverão ser seus aliados para atingir os objetivos traçados e conseguir bons resultados.

Um bom líder consegue cativar as pessoas ao seu redor e, assim, conquista com mais eficiência e rapidez aquilo que se propõe a fazer, visto que conta com o apoio incondicional da sua equipe.

2. Organização

É indispensável ser organizado, principalmente porque lida diariamente com dezenas de documentos, planilhas e relatórios.

Ser organizado faz você ser mais confiável, pois seus superiores sabem que podem encontrar as informações que desejam do seu setor na hora que precisarem. Isso se você já não souber na ponta da língua, o que é ainda melhor.

Manter um arquivo bem catalogado das documentações e ter tudo digitalizado é uma prática que ajuda nessa qualidade. Se houver uma opção no sistema da empresa, faça a inclusão dos dados sempre, para que as consultas sejam ainda mais simples.

3. Proatividade

O gestor de frotas lida diariamente com custos. Algumas vezes, as coisas podem sair dos trilhos e fugir completamente do que havia sido planejado, alterando metas e prejudicando o planejamento financeiro da empresa.

Proatividade é a palavra-chave aqui. Nessa hora, você precisa estar preparado para mudar o rumo dos acontecimentos com ações imediatas. É preciso resolver o problema antes que ele cresça. Ser proativo também é ser ousado, porém, sempre com responsabilidade.

4. Estratégia

O profissional que trabalha com logística, no geral, deve ter em mente essa palavra como mantra. Estratégia é o segredo para tudo, ainda mais se tratando de coordenar vários veículos, operações logísticas e funcionários.

Pesquise os clientes, as rotas, os fornecedores. Reúna o máximo de dados que conseguir e trace as estratégias necessárias para conseguir o combustível mais barato e a rota mais rápida, por exemplo.

5. Foco

Como todo bom profissional nessa função, ter foco é essencial. O gerente de frotas precisa analisar todo dia diversas informações para prever alterações, custos, prejuízos, demissões, redução ou ampliação da equipe. Tudo isso porque o seu foco é manter as coisas funcionando da melhor forma possível, mantendo a margem de lucro elevada.

Ser focado no seu objetivo é essencial para ser um gestor de frotas eficiente. E esse objetivo é o lucro.

6. Aperfeiçoamento constante

Estar sempre buscando o aperfeiçoamento de suas habilidades é o que o transforma em um profissional valorizado e de sucesso. O mercado logístico é extremamente carente de pessoal capacitado. Ao unir as suas habilidades práticas ao conhecimento, você crescerá ainda mais.

Comente abaixo o que achou do nosso post. Quais qualidades você acrescentaria à nossa lista?

E se tem a intenção de conhecer uma alternativa diferenciada para te ajudar a melhorar a sua gestão, não hesite em nos consultar! Acesse www.softruck.com.br ou ligue para (031) 3234-2800.

 

Categorias: gestão de frota gestor de frota Gestão de Frotas

Softruck

Mais populares

Posts Recentes