6 razões para investir em uma ecofrota

Publicado por Gabriela Mantuano in May 2, 2018

Cada vez mais as empresas têm adotado estratégias e mecanismos para minimizar os impactos ambientais e promover a preservação da natureza. Um grande exemplo disso é a implantação de uma ecofrota, ou seja, recorrer ao uso de veículos e atividades mais sustentáveis e ecoeficientes com o intuito de contribuir para a proteção do meio ambiente e para melhorar também a eficiência da empresa.

Apesar de ser uma tendência de mercado, investir em processos e maquinários ecologicamente corretos não é uma tarefa nada fácil. Requer planejamento, monitoramento da frota, investimento em tecnologia, dentre outras coisas.

No entanto as vantagens que surgem a partir da implementação desse modelo mais ecológico certamente serão proporcionais aos esforços da empresa. No post de hoje vamos apresentar algumas razões para investir em uma ecofrota. Confira!

Ecofrota

1. Redução de custos

Utilizar automóveis ecológicos é uma ótima maneira de diminuir despesas, pois esses veículos possuem baixo custo, consomem até 50% menos combustível do que carros convencionais, têm maior eficiência energética e maior durabilidade.

Esses veículos estão disponíveis no mercado com diferentes tipos de sistemas. Alguns exemplos de veículos que são ecologicamente corretos: veículos híbridos, veículos híbridos com unidade de alimentação corrente, veículos com extensores de alcance e carros elétricos. A escolha do modelo ideal deve estar alinhada às necessidades da empresa.

Os pneus ecológicos, produzidos com sílica e com materiais derivados do petróleo, também são uma ótima opção para a contenção de gastos. Esse tipo de pneu é mais resistente, tem menor incidência de ruídos, apresenta maior aderência em pistas molhadas e, portanto, é mais seguro. Vale ressaltar que os pneus verdes geram menos desgaste para o motor, reduzem o consumo de combustível em até 5%, além de diminuírem a emissão de poluentes na atmosfera.

Outra estratégia é optar pelos novos tipos de combustíveis, tais como o etanol e o biodiesel, que tem melhor custo benefício do que a gasolina, por exemplo. Desse modo a empresa reduz os gastos com abastecimento e manutenção dos carros, fatores que consomem uma fatia considerável dos recursos da companhia.

2. Aumento de lucros

As empresas que optam por uma frota ecológica podem buscar junto aos órgãos públicos incentivos fiscais e financiamentos. Vale frisar que tais incentivos oferecidos pelo governo costumam ser superiores aos investimentos necessários para a implantação da frota sustentável.

O dinheiro que foi economizado por meio da redução de gastos (conforme foi citado no tópico anterior) pode ser investido em outros setores da empresa, que assim se tornará mais competitiva e produtivamente eficiente.

Desse modo, além de ampliar a rede de contatos e consolidar parcerias, a empresa pode aumentar o seu capital.

3. Direção mais segura

A má condução de veículos é um dos fatores que mais geram gastos desnecessários. A reeducação dos motoristas por meio de capacitações e do compartilhamento de informações sobre como dirigir de forma sustentável pode reduzir em até 33% o consumo de combustível.

Arrancar e parar o veículo de maneira correta, evitar acelerações bruscas, desligar o motor quando estiver parado por mais de 20 segundos, além, é claro, de sempre fazer a manutenção preventiva, são algumas ações que podem parecer pequenas, mas diminuem consideravelmente custos de abastecimento, além de evitar gastos em longo prazo, como, por exemplo, o desgaste dos componentes do veículo.

Vale frisar que a ecodireção ou direção defensiva contribui para a diminuição do número de acidentes, proporciona maior segurança e conforto para motoristas, passageiros e cargas e valoriza a imagem da empresa diante dos clientes.

4. Contribuição social

O processo de implementação de uma frota ecológica exige a construção de uma cultura de prevenção de riscos ambientais. Ou seja, gestores, operários e motoristas devem estar conscientes da importância de mudar hábitos e processos.

Esse alinhamento dos funcionários às estratégias de implantação da frota sustentável é uma maneira de mudar a cultura organizacional e os valores pessoais do colaborador. Em outras palavras, é uma forma de conscientização ambiental que beneficia a sociedade como um todo.

5. Divulgação positiva da marca

Ao ver a empresa utilizando frota sustentável e buscando um novo tipo de relacionamento com o meio ambiente, o consumidor entende que a marca está atenta às questões ambientais e tem compromisso com a saúde e qualidade de vida da população.

Assim sendo, investir em uma frota ecológica é uma forma de gerar mídia positiva espontânea para a empresa, que pode se utilizar do potencial publicitário das práticas sustentáveis para consolidar a boa imagem da sua marca, atrair novos leads e aumentar a sua cartela de clientes.

6. Preservação do meio ambiente

Os veículos liberam elevada quantidade de gases do efeito estufa quando são utilizados. Por isso o setor de transportes é hoje um dos principais responsáveis pelo efeito estufa e consequentemente pelo aquecimento global. Ou seja, os carros são um potencial poluente e um dos protagonistas nas discussões sobre a crise ambiental.

Empresas que utilizam ecofrota reduzem os riscos ambientais e a escassez ecológica e demonstram eficiência no uso dos recursos naturais do planeta. Dessa maneira, a frota sustentável é uma alternativa eficaz para diminuir a emissão de gases poluentes e desse modo contribuir de forma ativa para a segurança e bem-estar da sociedade, além de proporcionar ganhos ambientais significativos

Como fazer a gestão de uma ecofrota?

O investimento em uma frota ecológica traz benefícios a médio e longo prazo para a empresa, pois é um diferencial de mercado, valoriza a imagem da marca diante do consumidor e aumenta a margem de lucros da corporação.

Mas como implantar uma ecofrota? A administração de uma frota sustentável requer a análise minuciosa e a mensuração detalhada dos indicadores e do fluxo de caixa, pois o controle eficiente de gastos e ganhos está diretamente relacionado a possibilidade de aumento nos lucros da companhia. Para tal são necessárias ferramentas capazes de fornecer tabelas e gráficos que possam ser consultados pela equipe estratégica da empresa.

Só dessa forma será possível aumentar a produtividade da equipe, garantir a segurança dos veículos, otimizar as rotas, ter uma previsão mais precisa dos custos, padronizar e aprimorar os processos, identificar oportunidades de mercado e tomar decisões mais assertivas.

Quais passos devo seguir para implantar uma frota ecológica? Como fazer o monitoramento eficaz? Quais ferramentas utilizar? Nós podemos te ajudar!

A Softruck realiza gestão de frota, rastreamento e monitoramento veicular por meio do fornecimento de dados e soluções que podem contribuir para a implementação da frota sustentável, além de auxiliar na mensuração e potencialização dos ganhos provenientes dessa prática. Trabalhamos com uma plataforma em constante atualização e que possui ferramenta de interface amigável, simples, objetiva e completa, além de armazenamento ilimitado de dados e datacenters de últimas tecnologias. Oferecemos também área especializada em Customer Success. Acesse www.softruck.com.br ou ligue para (031) 3234-2800.

Categorias: Uncategorized Ecofrota

Softruck

Mais populares

Posts Recentes