Rastreamento veicular: entenda a importância!

Publicado por Gabriela Mantuano in May 14, 2018

O elevado número de roubos e furtos de cargas nas rodovias brasileiras tem feito com que as empresas invistam cada vez mais em dispositivos de rastreamento veicular. Para se ter ideia, cerca de 2 milhões de veículos já utilizam esse tipo de serviço no Brasil.

O acompanhamento eficiente das atividades de transporte traz inúmeros ganhos e benefícios para a empresa, além de ser uma alternativa economicamente interessante disponível no mercado.

No post de hoje vamos falar sobre a importância do rastreamento veicular para o setor logístico e quais são as principais vantagens dessa tecnologia. Veja a seguir:

1. Diminuição de riscos

O rastreamento veicular proporciona segurança para o veículo, para a carga e para o motorista, pois oferece informações em tempo real sobre a localização do carro. Desse modo é possível fazer a intervenção remota em casos de emergência, tais como roubo ou sequestro e, por exemplo, bloquear a bomba de combustível do veículo, caso ele saia da rota planejada ou fique parado sem justificativa.

Assim sendo, o rastreamento é uma medida preventiva que evita prejuízos financeiros provenientes dessas ocorrências, além de preservar a integridade física dos funcionários, principalmente os que atuam diretamente no transporte das cargas.

A segurança alcançada por meio do rastreamento de frota também aumenta a credibilidade da empresa diante do cliente, além de proporcionar mais tranquilidade para o motorista, que ao saber que está sendo acompanhado durante todo o percurso, poderá realizar o seu trabalho com mais confiança.

2. Suporte em situações de emergência

O rastreamento veicular facilita o suporte em situações de emergência. Por exemplo, em caso de pane no motor ou de envolvimento direto ou indireto em um acidente de trânsito, o software torna possível a intervenção imediata para a contingência da situação. Na circunstância ilustrada, a empresa poderia substituir o veículo por outro para dar continuidade ao transporte da carga.

Desse modo evita-se o descumprimento de prazos e otimiza-se o tempo do atendimento, além de reforçar a segurança pessoal dos envolvidos, a segurança patrimonial da carga e reduzir gastos na logística da operação.

3. Redução de custos

Carros com rastreamento apresentam menor custo nas operações de seguro, devido a essa facilidade de localização e acompanhamento dos veículos.

Outra forma de redução de custos é por meio do controle do consumo de combustível, um dos itens que geram mais gastos para a frota, além de minimizar as possibilidades de multas.

Por meio do rastreamento da frota é possível monitorar os quilômetros rodados, e consequentemente agendar manutenções periódicas, pois o sistema dispara alertas e possui uma base com histórico de manutenções já realizadas.

O rastreamento da frota também dispõe de ferramentas que auxiliam no controle e análise rigorosa dos custos operacionais. Desse modo é possível tomar decisões mais assertivas e direcionar melhor os investimentos, reduzindo, dessa maneira, a possibilidade de prejuízos e gastos desnecessários.

4. Controle de condução de motoristas

Informações tais como quem é o motorista que está dirigindo, qual é a rota percorrida, qual é a velocidade média de deslocamento, qual é a localização do veículo, qual rota está sendo utilizada, quando, onde e quanto tempo o veículo ficou parado, se está trafegando no local e horário recomendados pela empresa e permitidos pela legislação são disponibilizadas pelo software de rastreamento.

Ou seja, o rastreamento veicular facilita o controle da rotina e eficiência dos profissionais que lidam diretamente com esse processo. Desse modo a empresa pode adotar estratégias mais eficazes para estimular a produtividade da equipe.

Por outro lado, o rastreamento veicular proporciona ao motorista facilidade e agilidade na comunicação, permitindo-o, por exemplo, avisar a empresa sobre imprevistos tais como acidentes, mal tempo, bloqueios em pistas, etc. Assim a empresa pode redefinir táticas para cumprir as metas e prazos estabelecidos.

Rastreamento veicular_Motorista

5. Aumento da produtividade

Tantas vantagens acabam resultando, inevitavelmente, no aumento da produtividade, pois a partir das informações disponibilizadas pelo software a empresa pode modificar o trajeto sempre que necessário e redirecionar carros próximos dos clientes com agilidade e eficiência, além de:

  • Organizar rotas e criar agendamentos em tempo real;
  • Controlar a quilometragem dos veículos;
  • Controlar a saída e entrada dos veículos conforme necessidades específicas de deslocamento;
  • Verificar o andamento das entregas;
  • Acompanhar, em tempo real, quais clientes estão sendo atendidos.  

Todas essas funcionalidades do software contribuem para uma frota mais produtiva e competente, pois, ao saber que está sendo monitorado, o motorista se sente mais motivado e certamente tem uma preocupação maior com a qualidade do trabalho.

Assim sendo, o rastreamento veicular auxilia na otimização das atividades e recursos da frota, aumento da eficiência, melhoria no nível dos serviços prestados e agilidade na busca de soluções e estratégias.

6. Melhoria na gestão

Um bom acompanhamento das atividades de transporte implica também em uma boa gestão, afinal de contas, tais atividades são o elo entre a empresa e os clientes. A partir dessa análise minuciosa torna-se possível conhecer os verdadeiros hábitos dos motoristas e mudar a cultura da empresa, se necessário, além de aprimorar o desempenho de toda a equipe.

Dentre as inúmeras ações para otimizar a logística da frota é possível fazer um melhor planejamento das rotas, estabelecer pontos estratégicos de reabastecimento e escolher as melhorias rodovias.

Somado a tudo isso, é importante frisar que todas essas medidas impactam nos custos de transporte, pois geram economia e possibilitam uma maior lucratividade.

O rastreamento da frota garante uma gestão mais eficaz do capital da empresa, maior controle e organização do negócio, pois o software disponibiliza relatórios com informações sobre toda a operação. Por meio do monitoramento é possível tomar ciência dos erros mais frequentes e reclamações mais recorrentes por parte do cliente.

Logo, o consumidor é o maior beneficiado. A empresa, em contrapartida, consolida a sua imagem enquanto marca preocupada de fato com o bem-estar dos seus profissionais e com a satisfação dos clientes.

Soluções de Rastreamento Veicular

O rastreamento veicular representa um grande avanço na qualidade dos serviços de logística, pois impacta diretamente na segurança, produtividade e gestão dos processos de transporte, além de ser uma alternativa viável a todos os tipos de negócios que possuem frota de carros.

A Softruck oferece as melhores soluções de plataforma para gerenciar, rastrear e monitorar veículos, além de fornecer dados referentes aos comportamentos dos motoristas.

Por meio da nossa plataforma com interface amigável, simples, objetiva e completa possibilitamos para o cliente análises robustas de dados, rotinas de trabalhos mais produtivas e consequentemente, aumento nos lucros da empresa.

Quer saber mais sobre os benefícios do rastreamento veicular? Então siga as nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações relevantes sobre monitoramento veicular. Estamos no Facebook, no Instagram, no Twitter e no YouTube!

Categorias: rastreamento veicular

Softruck

Mais populares

Posts Recentes