Como aumentar a margem de lucro na gestão de frotas

Publicado por Gabriela Mantuano in April 25, 2018

A gestão correta da frota desempenha um papel importante na logística da empresa. Se não houver um adequado controle e monitoramento de gastos, a frota pode consumir mais recursos do que deveria, deixando a empresa em apuros para administrar os outros setores.

Com algumas práticas simples, é possível evitar essa situação e ainda aumentar a margem de lucro na gestão de frotas, tornando-as mais eficientes e gastando menos. Acompanhe nosso artigo e saiba como!

Faça um planejamento de rotas

Uma das formas de aumentar a margem de lucro na gestão de frotas é fazendo um planejamento eficiente das rotas de viagem. Dessa maneira, pode-se calcular um trajeto com menor gasto de combustível, criando uma rota inteligente entre os pontos a serem visitados e evitando curvas e semáforos.

Uma rota bem calculada permite à frota economizar com os gastos operacionais e realizar viagens mais rápidas. Além de proporcionar flexibilidade de entrega, isso também aumentará a satisfação do cliente, que não terá que lidar com atrasos e poderá receber sua encomenda antes mesmo do previsto.

Controle o gasto de combustível

Um grande vilão do aumento de lucratividade na gestão de frotas é, justamente, o combustível. Quando o preço do combustível aumenta, esse problema se torna ainda maior. Por isso, é muito importante acompanhar e desenvolver métodos para um bom controle dos gastos com combustível, de modo a evitar desperdícios de recursos.

Planejar as rotas já pode reduzir consideravelmente os gastos com combustível, mas ainda é preciso ficar atento à frequência de abastecimento e aos preços do fornecedor. Procure renegociar valores, ou, se for o caso, pesquise outros fornecedores que ofereçam descontos. Fique atento: um consumo de combustível atípico também pode indicar problemas no veículo.

Realize manutenções preventivas

Problemas no veículo são responsáveis não apenas por maior consumo de combustível mas também por atrasos nas viagens. Adotar uma estratégia de manutenção preventiva é o melhor a se fazer para evitá-los. Esse tipo de manutenção, como o nome indica, é feita de forma regular, sem que necessariamente o veículo tenha apresentado defeito. Ela previne que sua empresa seja surpreendida com grandes gastos para o reparo de veículos.

Com a manutenção constante, é possível garantir que os veículos estejam com seus componentes otimizados, evitando queimas anormais de combustível e diminuindo o risco de paradas. Como os veículos ficam mais seguros, a carga e os condutores também ficam mais protegidos. No final, isso é bom tanto para a empresa como para o cliente: as viagens acabam sendo mais rápidas e baratas, e o cliente se certifica de que sua carga está sendo bem tratada.

Treine os motoristas

Na gestão de frotas, os motoristas também são componentes indispensáveis para o sucesso e o aumento da margem de lucro. É preciso treinar esses colaboradores para que atuem de modo a garantir economia na frota.

Oriente sua equipe a dirigir em velocidade adequada, sem forçar o motor do veículo. Dirigir com a janela fechada é outra forma de economizar, porém, se não for possível, é preferível abrir as janelas a fazer uso de ar condicionado, que deve ser sempre moderado. Abastecer o veículo nos horários mais frios do dia é outra dica valiosa para quem quer economizar.

Além disso, realizar treinamentos e orientações sobre as paradas de descanso e a legislação a ser cumprida, diminui os riscos de acidentes e roubos de cargas e também de penalidades em geral.

Assim, para aumentar a margem de lucro na gestão de frotas, deve-se começar por um bom planejamento de rotas, seguido pelo controle de gasto de combustível, realizando, ainda, a manutenção preventiva e o correto treinamento de motoristas.

Gostou das nossas dicas? Quais são as suas maiores dificuldades em relação ao aumento de lucratividade na gestão de frotas? Não deixe de comentar!

Categorias: controle financeiro lucro redução de gastos gestão de frota Gestão de Frotas monitoramento de veículos redução de custos

Softruck

Mais populares

Posts Recentes