Descubra como fazer um planejamento de rotas eficiente

Publicado por Gabriela Mantuano in May 30, 2018

Planejar é a melhor ferramenta para evitar desperdícios de tempo e de dinheiro. Com uma frota de veículos não é diferente. O planejamento de rotas eficiente permite programar todas as viagens próximas, evita o desperdício de combustível e também otimiza o tempo usado para realizar todo o percurso.

Criar um planejamento eficiente requer conhecimento de algumas técnicas e dicas. Há também o uso de algumas ferramentas para otimizar e facilitar a rotina. Quer saber como fazer tudo isso? Descubra agora mesmo nesse artigo:

Por que realizar o planejamento de rotas?

São muitos os motivos para que você realize o planejamento de rotas dentro de sua empresa. Então listamos os mais importantes para o seu negócio e bolso!

A principal vantagem desse procedimento é evitar o desperdício: de tempo e dinheiro. Elaborando um calendário de entregas e um planejamento de rotas eficiente, é possível aproveitar uma única viagem para realizar várias entregas dentro de um mesmo caminho. Considerando algumas variáveis, evita o risco de viagens perdidas, como é o caso do recebedor não estar em casa no momento da entrega.

O planejamento também permite usar sempre o melhor trajeto, considerando o tempo que irá demorar, a quilometragem, o combustível necessário e a presença ou não de pedágios. Sabendo isso, estimar o valor gasto fica muito mais fácil e gera economia, já que evita o desperdício e imprevistos.

Se a entrega acontecer em perfeitas condições, certamente todos ficam felizes: quem enviou, quem recebeu e sua empresa. Esse é um dos pontos principais na fidelização do cliente. Quando uma empresa cumpre prazos e realiza um bom trabalho aumenta suas chances de ser novamente contratada. Ou seja, o planejamento de rotas eficiente também contribui na fidelização de consumidores.

Agora que você já sabe da importância de realizá-lo, precisa descobrir como fazer um planejamento de rotas eficiente! Continue a leitura que vamos te contar!

Planejamento de rotas

Dicas para fazer um planejamento de rotas eficiente

Fazer um planejamento de rotas eficiente inclui otimizar o tempo, considerando os custos com combustível e manutenção do veículo. Veja essas dicas:

1 Crie um roteiro de viagens

Um dos maiores desafios é conseguir alinhar todas as entregas dentro de um mesmo roteiro. Mas ao fazer isso você irá otimizar o tempo gasto em realizá-las, o combustível necessário e também aproveitará todo o espaço disponível do caminhão.

Veja qual a entrega mais longe. E, a partir dessa, veja outras entregas que são próximas a essa localidade e encaixe dentro do seu roteiro de entregas. Faço o mesmo para o caso de coletas e combine-as no mesmo roteiro. Considere o caminho que o veículo deverá percorrer para realizar todo esse percurso. Isso minimiza o tempo de viagem e a distância percorrida.

Planejar o roteiro com antecedência evita realizar desvios desnecessários, já que o motorista saberá de antemão qual caminho deverá seguir. As paradas programadas também permitem medir um horário aproximado para finalizar todo o trabalho do dia.

2 Faça planejamentos semanais

Você pode planejar o roteiro de acordo com as melhores condições para você. No entanto, é necessário seguir o melhor dia e o período para realizar a entrega para cada cliente. Afinal, de nada adianta criar um roteiro perfeito sem ter ninguém para receber o pacote, não é mesmo?

Crie planejamentos semanais de acordo com as entregas e seus respectivos recebedores. Essa é uma variável que deve ser incluída no planejamento para evitar uma segunda tentativa de entrega. Caso o pacote não seja entregue de primeira, será preciso inseri-lo em um novo roteiro, criando mais trabalho, gastando mais combustível e tempo.

Sabendo as restrições de horários de cada entrega será possível criar um roteiro eficiente, sem a necessidade de realizar várias tentativas de entrega em um mesmo endereço.

3 Atente-se aos veículos utilizados

De nada adianta ter um veículo com grande capacidade se não for utilizá-lo por inteiro, não é mesmo? É inviável também usar 2 veículos menores para realizar entregas que poderiam estar dentro do mesmo roteiro.

Use sempre um caminhão grande, principalmente para entregas em várias cidades. Dessa forma você conseguirá se aproveitar do espaço disponível para inserir mais lugares de entrega ou de coleta dentro de um mesmo planejamento de rota. Mas atenção! Ao fazer isso significa que você também precisará organizar a carga.

Os pacotes que serão entregues primeiro, devem ser colocados no caminhão por último, facilitando o acesso a eles na hora da entrega. Seguindo essa mesma lógica, as últimas entregas devem ser inseridas primeiro nos caminhões, para que fiquem no fundo, e não atrapalhem a retirada de outros itens.

Ter um veículo de menor porte também pode ser útil. Quando houver uma entrega que fuja muitos quilômetros das demais, poderá usar esse veículo sem interferir nas demais entregas. Ele também poderá ser utilizado para realizar roteiros dentro da cidade ou para entregas agendadas.

O cuidado com a manutenção também é importante no planejamento de rotas. Saber quando o carro passou por uma vistoria e quando é a próxima troca de óleo ou de pneu ajuda a manter a ordem e evitar imprevistos.

4 Previna-se!

Imprevistos acontecem e podem prejudicar todo o planejamento de rotas. Um pneu furado, por exemplo, pode atrasar as entregas. Mas um furto causará prejuízos enormes.

Garanta que as mercadorias transportadas tenham seguro. Dessa forma, caso aconteça algo com elas você poderá amenizar os prejuízos financeiros. A manutenção adequada dos veículos também colabora evitando que o carro quebre durante um trajeto.

O abastecimento também precisa ser planejado. Se necessário, inclua no roteiro os postos que o veículo deverá parar para abastecer. Atente-se também aos prazos finais de entrega de cada item. Evite deixá-los para o último minuto. Essa é a melhor forma de prevenir uma entrega atrasada.

Calcule os riscos na hora de estipular prazos ou controlar o planejamento de rotas. Esses riscos podem incluir o trânsito parado, acidentes na estrada, furtos, falha mecânica e outros.

Como otimizar o planejamento de rotas?

Além de todas essas dicas para o planejamento de rotas eficiente é possível otimizá-las com o uso de algumas ferramentas tecnológicas.

No mercado existem softwares capazes de melhorar todo esse processo, desde o planejamento até o rastreamento veicular. Os softwares ajudam a elaborar o roteiro de acordo com a distância das entregas, otimizando o percurso percorrido. Alguns podem ser acessados através de aplicativos em smartphones, permitindo o status real da entrega e diminuindo o uso de papéis.

As variáveis podem ser incluídas para criar um roteiro eficiente. Dessa forma será possível saber se o recebedor de determinado pacote possui alguma restrição de dia ou de horário, sem a necessidade de ter que consultar esses detalhes manualmente.

Há também a possibilidade de rastreamento veicular. Isso permite identificar se o roteiro está sendo eficiente, se haverá atrasos, se o veículo desviou o caminho ou ainda se houve problemas.

O planejamento de rotas eficiente permite otimizar os seus custos e aumentar a lucratividade. Afinal, gera uma economia de tempo e de investimentos. Também colabora para a fidelização de clientes. Reorganize a forma que seus veículos fazem as entregas e perceba a diferença no final do mês. Se for preciso, procure um software para automatizar sua frota de veículos, otimizando todo o trabalho.

Categorias: Uncategorized

Softruck

Mais populares

Posts Recentes