Como proteger os recursos da frota de veículos

Publicado por Gabriela Mantuano in May 9, 2018

A melhor maneira de minimizar custos é estar preparado para eles. Sabendo o máximo possível sobre os altos e baixos do seu negócio e utilizando as melhores estratégias e equipamentos, é possível proteger a sua empresa em situações não previstas ou prejudiciais.

Neste post, falaremos das melhores formas de proteger os diferentes recursos de uma frota de veículos. Utilizando as ferramentas propostas, os prejuízos podem ser minimizados e a lucratividade pode aumentar de forma sustentável e constante. Acompanhe!

Recursos da Frota de Veículos

Ferramentas para proteger a sua frota de veículos

Para que os recursos da frota sejam protegidos, é necessário que diversas ações sejam tomadas. De preferência, com uma perspectiva e 360°. Isso envolve fazer uma análise detalhada de rotas, equipamentos, estratégias e objetivos, sem esquecer as pessoas que estão envolvidas em todas as etapas do processo.

Assim, é muito importante utilizar as ferramentas descritas a seguir para garantir que sua frota trabalhe com excelência, seus recursos sejam protegidos e os benefícios cheguem a todos.

Gerenciamento da frota

Inicialmente, é fundamental que a gestão da frota seja feita de forma cuidadosa, estratégica e objetiva.  É possível encontrar maneiras de gerenciar os recursos que sua frota possui e transporta, mas a melhor forma é utilizar um software de gestão específico para isso. Desse modo, você poupa seu tempo e energia (e claro, seus recursos!). Essa ferramenta é capaz de trazer informações importantíssimas para o planejamento do trabalho como um todo.  

Softwares de gestão de frotas possuem a capacidade de fornecer dados precisos. Isso garante que os responsáveis pelo gerenciamento da frota tenham informações fidedignas, trazendo uma visão realista e completa de todo o cenário.

Câmeras e DVR

Talvez as ferramentas mais conhecidas para a proteção de frotas de veículos (e outros patrimônios também), as câmeras de segurança são indispensáveis. Elas são os olhos dos gestores onde eles não estão. As câmeras podem trazer informações valiosas na hora de checar os dados repassados tanto pelos motoristas quanto pelos softwares e clientes. Em resumo, servem para a segurança de todos os envolvidos na situação analisada.

Há diversos modelos disponíveis no mercado e vale a pena pesquisar bastante para fazer a melhor escolha, de acordo com a necessidade do seu negócio.

Já o DVR é um aparelho que permite gravar as imagens para serem transmitidas posteriormente. Ele é muito útil porque as imagens gravadas podem ser acessadas mesmo quando não há sinal de rede para que elas sejam repassadas. A gravação fica no aparelho e, assim, pode ser feita sem depender de outros recursos.  

Alarmes

Outra forma bastante conhecida de proteção são os alarmes, que tocam quando situações específicas acontecem. Com uma enorme variedade de modelos, é possível encontrar o que mais se adapta ao que você precisa e deseja.

Os alarmes ajudam a proteger a frota justamente porque sinalizam algo fora do padrão. Por exemplo, se o caminhão sai da rota planejada, se locomove acima ou muito abaixo da velocidade padrão, o alarme é capaz de comunicar a central de gestão, que, assim, pode verificar o que está acontecendo com aquele veículo específico.

Esses alarmes podem ser acionados automaticamente ou de forma deliberada, como em um roubo ou outra situação de perigo, situação em que o motorista pode ativar o alarme.

Rastreamento

Já o sistema de rastreamento proporciona uma visão completa de diversos ângulos. Com ele, proteger a frota de veículos e os recursos relacionados a ela é mais fácil e eficiente. Confira a seguir as vantagens que o rastreamento traz para a segurança dos seus recursos.

  1. Controle de velocidade ─ caso o veículo saia da rota planejada ou esteja com uma velocidade fora da faixa estabelecida, o gestor da frota é avisado, podendo verificar o que está acontecendo com o condutor do veículo. Pode ter ocorrido algum acidente, roubo ou alguma intercorrência na estrada. Com essa informação, o gestor pode tomar uma decisão mais fundamentada sobre como proceder. O rastreamento pode fornecer informações sobre o comportamento do motorista, o funcionamento da rota escolhida, sua segurança e a eficiência do transporte.
  2. Condução ─ o rastreamento também fornece informações importantes sobre o comportamento do motorista na direção do veículo. Se é mais contido ou agressivo, se obedece às leis de trânsito e o caminho planejado pela empresa, além de fornecer um panorama sobre os cuidados que o condutor tem com o veículo e a carga transportada.
  3. Segurança ─ por fornecer informações mais precisas, a segurança da frota é reforçada pelo rastreamento. Ele informa se há um roubo ou acidente com o veículo e se há intercorrências na pista. Com os dados repassados pelo rastreamento, os gestores podem ter um diagnóstico completo de tudo que acontece com a frota e os recursos dela, garantindo que qualquer acontecimento fora do planejado seja registrado e sirva para resolver a situação da melhor maneira possível.
  4. Eficiência ─ após receber todos os dados que o rastreamento é capaz de obter, os recursos da frota ficam mais protegidos, já que eles apontam o caminho do que deve ser feito. Com informações precisas, as decisões são mais fundamentadas, criando um planejamento eficaz.

Cuidados com a frota de veículos

Unindo as ferramentas apresentadas aqui e um bom gerenciamento da frota de veículos, seus recursos estarão mais protegidos em situações prejudiciais que podem acontecer.

É importante notar que não basta apenas reunir os dados que esses equipamentos trazem, é preciso fazer um planejamento de ações que usem essas informações na prática. Isso se traduz em maior cuidado com a frota. Desde as condições dos veículos, quanto gastam de combustível, até o modo de condução dos motoristas e quais as vias mais perigosas para assaltos e acidentes, tudo deve ser levado em conta na gestão.

A partir dos dados que o rastreamento e o software de gestão de frota fornecerem, avalie as condições dos veículos e sua produtividade, analise as rotas utilizadas e veja se há opções melhores, mais seguras e tranquilas. Garantir um bom relacionamento com a equipe também contribui para que todos busquem os melhores resultados possíveis.

Estar preparado para o maior número de situações possíveis é a melhor forma de proteger os recursos da frota. Se há uma ação específica para os casos de roubo, por exemplo, a solução é muito mais rápida e eficiente. Os recursos roubados retornam muito mais rapidamente, pois a central de gestão age diretamente com as autoridades competentes, além de receber, pelo rastreamento, a localização exata do veículo e o que está acontecendo com ele, por meio das imagens e alarmes.

Qualquer atividade suspeita passa pelos olhos do gestor da frota, que tem as ferramentas e informações necessárias para tomar as ações cabíveis. Cada situação exige um tipo de conhecimento e de atitude, mas com as ferramentas citadas e estratégias inteligentes, a resolução do problema é mais objetiva e prática.

Agora você já sabe como proteger sua frota de veículos de forma eficiente e inovadora. Com as informações reunidas aqui, os recursos da frota estarão mais seguros, assim como os seus benefícios. Aproveite e entre em contato conosco para obter resultados ainda melhores com nossos softwares de gestão de frota e sistema de rastreamento de frota, garantindo segurança, agilidade e eficiência para os seus recursos.

Categorias: Gestão de Frotas

Softruck

Mais populares

Posts Recentes