Compartilhando conhecimento ao empreender: Softruck e Pet 3D

Publicado por Gabriela Mantuano in April 23, 2018

Empreender é uma ação que requer coragem, paixão e muitas noites de trabalho. São muitos os obstáculos enfrentados por empreendedores que estão entrando no mercado, como burocracias, competidores, capital de investimento inicial, geração de lucro, e muitas vezes também conhecimento e experiência no desenvolvimento de um negócio.

Sim, empreender não é fácil, mas a satisfação de ver uma ideia se concretizando será sempre maior que os obstáculos enfrentados.

Os fundadores da Softruck, Marcelo Lapi e Catalina Prevett, viveram na pele vários desses obstáculos - e mais - no desenvolvimento da Softruck e outros empreendimentos. Quando analisam as suas trajetórias até aqui, realizam-se como foram muitos os aprendizados durante cada etapa das construções de seus negócios.

Por isso, acreditam no potencial da San Pedro Valley, no fortalecimento de laços entre startups e no compartilhamento de conhecimento.

Lapi e Prevett acreditam também no poder transformador do empreendimento. E assim, quando Fredy Carmona, Paulo Henrique Rodrigues e Liliane Ribeiro os procuraram para conversar sobre o negócio que estavam desenvolvendo - a Pet 3D - Lapi e Prevett não pensaram duas vezes no potencial do empreendimento e em apoiá-los da forma que podiam.

A Pet 3D

A Pet 3D é uma startup que desenvolve órteses e próteses por impressão 3D a fim de melhorar a qualidade de vida e a saúde dos animais. Os sócios perceberam no mercado a necessidade de uma tecnologia que poderia substituir o gesso em diferentes tratamentos. Com o objetivo de suprir essa necessidade, Fredy, Paulo e Liliane resolveram utilizar a tecnologia de impressão 3D para o órteses e próteses durante o tratamento e recuperação dos animais.

A aplicação e o uso do gesso - até então a maneira principal para se tratar fraturas ósseas - muitas vezes não é feita da forma ideal e acaba prejudicando órgãos dos animais feridos, o que pode chegar a causar fatalidades como Lapi mesmo teve a infelicidade de presenciar em sua infância.

"Eu tive uma experiência pessoal e sei como o impacto de um gesso mal aplicado é real. O cachorro da minha mãe morreu por causa disso quando eu era criança. O gesso não estava no tamanho adequado, apertava a bexiga dele, o que o impedia de urinar. É um problema que não pensamos no dia-a-dia, que não imaginamos a magnitude, mas que é real na questão de recuperação dos animais" contou Lapi.

Já com a tecnologia desenvolvida pela Pet 3D, a área para tratamento é escaneada, e a órtese ou prótese é feita via impressão 3D sob medida eliminando o risco da mesma não ficar do tamanho ideal e prejudicar os órgãos do animal. Atualmente, essas são feitas dos materiais ABS e PLA. Em alguns casos é também utilizado o PETG.

O uso da impressão 3D para esse fim é mais ágil, mais barato e mais seguro para os animais. Além do mais, a recuperação acontece de forma muito mais rápida uma vez que o gesso é muito duro e a impressão 3D permite a fabricação de peças articuladas.  

Softruck + Pet 3D

Depois do primeiro contato entre a Softruck e a Pet 3D, Marcelo Lapi e Catalina Prevett começaram um projeto de consultoria com os sócios da Pet 3D a fim de ajudá-los no desenvolvimento da ideia. Os encontros de consultoria acontecia de 15 em 15 dias e muito era discutido, como modelos de negócios, como fazer o primeiro contato com possíveis clientes e parceiros, e maneiras diferentes de gerar capital.

Como agradecimento à assistência disponibilizada, a Pet 3D presenteou a Softruck com uma impressão 3D personalizada.

Softruck e Pet 3D

Presente Pet 3D para Softruck _ Trás

O presente nos foi entregue no dia em que a Pet 3D realizou seu cadastro para participar do Seed, programa de aceleração de startups em que a Softruck participou em 2014. Ficamos felizes em ver a Pet 3D participando desse processo. A Softruck apoia a empresa inteiramente inclusive em forma de recomendação, feita por Marcelo Lapi.

A Softruck acredita na força da San Pedro Valley e no trabalho conjunto entre startups. A evolução contínua é um dos focos principais da empresa, e sabemos que muito pode ser desenvolvido através do aprendizado mútuo. Além do mais, a Softruck acredita que é preciso apoiar o empreendimento local e iniciativas que também contam com propósito sociais.

Com a combinação de tecnologias e ações transformadoras aumentamos o potencial de construirmos um futuro sustentável, com ações voltados para todos.

 

Interessados podem entrar em contato com a Pet 3D pelo telefone (31) 97595-8002 ou por pet3dcomercial@gmail.com

Categorias: Notícias Softruck empreendimento Pet 3D San Pedro Valley

Softruck

Mais populares

Posts Recentes