Cuide bem dos seus motoristas e eles cuidarão bem do desempenho da frota

Publicado por Softruck in June 29, 2016

Os motoristas da sua frota são os responsáveis finais pelo sucesso do negócio. Como a ponta de uma cadeia complexa de trabalho, a atuação deles influencia diretamente os resultados da organização e, por isso, é super importante oferecer as melhores condições para que executem as suas tarefas.

Estamos falando de cuidar da saúde, claro, mas vai muito além disso. É preciso ter em mente, no geranciamento da sua frota, o conceito de qualidade de vida no trabalho. São pequenos fatores que devem ser observados e que mostram ao colaborador que você, enquanto gestor, se preocupa com ele e reconhece a sua importância dentro do contexto da empresa. Isso gera, antes de tudo, um time satisfeito, motivado e comprometido.

Veja algumas formas de oferecer mais qualidade de vida ao seu motorista:

Saúde

Falar de qualidade de vida sem falar de saúde é impossível – esse é um dos pontos mais importantes na dinâmica de um motorista de frota. São muitas e muitas horas na estrada, poucas horas de sono, falta de tempo para cuidar da saúde, fazer os exames, realizar uma atividade física.

Cabe ao gestor propor mudanças na rotina da empresa para que os motoristas possam se cuidar melhor. Oferecer um programa de saúde dentro da empresa também é super válido, com dicas de cuidados, consultas periódicas e etc.

Leis trabalhistas

As leis trabalhistas são criadas pensando justamente na regularização das atividades e no bem estar dos colaboradores de uma organização e, por isso, devem ser observadas e seguidas à risca, garantindo que todos os direitos de seus motoristas sejam cumpridos e entregues e os deveres bem fiscalizados.

Vale uma atenção especial em relação ao número máximo de horas trabalhadas por semana, à política de horas extras e questões como pagamento de décimo terceiro salário e férias.

Adotando uma postura correta, coerente e que valoriza o seu motorista, o trabalho vai fluir muito melhor, com ambas as partes satisfeitas.

Treinamento

O treinamento é um dos fatores mais importantes da construção de qualidade de vida no trabalho de seus colaboradores. Muitas vezes, podemos otimizar as tarefas a partir de um conhecimento específico, minimizando o estresse e o cansaço.

Por isso, adote a prática de oferecer treinamento e capacitação constante aos seus motoristas, garantindo que eles estarão sempre atualizados sobre a sua atividade e sobre as melhores formas para se trabalhar.

Não se esqueça de adaptar todo o processo a uma linguagem que seja acessível e bem próxima do seu motorista.

Feedbacks e reconhecimento

Uma prática bem simples e que faz toda a diferença na rotina dos motoristas: o diálogo. Enquanto gestor, tenha o cuidado de oferecer feedbacks constantes do trabalho da sua equipe, pontuando as características mais positivas e as maiores conquistas e discutindo com delicadeza os pontos fracos, tentando encontrar, junto com a equipe, as melhores formas para corrigi-los.

Esforce-se para que seu motorista saiba da importância dele na equipe, agradeça pelo trabalho e mostre-se sempre aberto ao diálogo e disponível para realizar mudanças que vão melhorar o trabalho dele.

Percebeu como pequenas atitudes podem trazer um impacto super positivo na sua gestão e, principalmente, na qualidade de vida dos seus colaboradores? Uma das maiores responsabilidades de um bom gestor é, justamente, equilibrar o rendimento e a produtividade da empresa com a satisfação e a saúde do seu time.

Conte conosco para conhecer uma ótima opção para ajudar a sua gestão a administrar melhor os fatores mais importantes ligados aos motoristas da frota: Acesse www.softruck.com.br ou ligue para (031) 3234-2800.

Categorias: motoristas gestão de frota Controle de Motoristas frota

Softruck

Mais populares

Posts Recentes