A importância de se controlar a disponibilidade dos veículos da frota

Publicado por Softruck in May 17, 2016

Controlar o uso da frota de forma eficiente é essencial para manter o bom funcionamento da sua empresa — afinal, você não quer que seus veículos sejam subutilizados, aumentando os custos. Mas tê-los parados no estacionamento também representa prejuízo. Por isso, fazer um controle da disponibilidade de veículos na frota ajuda a nutrir ações que resolvam esse problema.

Pensando nisso, no post de hoje, mostraremos que você pode fazer esse controle — para, assim, otimizar consideravelmente a disponibilidade da sua frota a partir de passos simples e com ótimos resultados. Continue a leitura!

Analise as rotas realizadas por cada veículo

O primeiro passo para realizar um controle de disponibilidade eficiente é analisar corretamente as rotas que são realizadas por cada veículo, a fim de identificar quais deles estão fazendo trajetos improdutivos — e, consequentemente, gerando custos desnecessários e gastando maior tempo.

Rotas muito longas para cargas com pouco volume, por exemplo, inviabilizam a lucratividade dos fretes — o que acarreta em prejuízos para a empresa. Por ser um dado que não permite ser avaliado de imediato, isso pode acabar passando despercebido.

Antes de começar a reorganizar as rotas, leia todos os relatórios possíveis acerca da capacidade dos veículos e as exigências das cargas a serem transportadas — e, de posse dessas informações, redistribua as rotas de forma mais eficiente. Essa atitude irá prevenir a compra inoportuna de novos veículos, gerando uma economia substancial.

Faça a manutenção preventiva dos veículos

A manutenção preventiva é obrigatória e extremamente importante para manter o bom funcionamento dos veículos da sua frota. Não subestime essa necessidade — a prevenção evita a perda da garantia ou, até mesmo, que você mantenha um veículo parado por problemas mecânicos.

Faça um planejamento antecipado para a manutenção preventiva, de modo que ela seja realizada em dias diferentes para cada veículo — permitindo, assim, redistribuir sua rota para os demais veículos, garantindo o cumprimento das obrigações da empresa.

Mantenha a documentação sempre em dia

Estar com a documentação dos veículos sempre em ordem é uma garantia de que eles estarão disponíveis para circular sempre que for necessário. Faça regularmente a checagem desse aspecto em cada um dos veículos da sua frota para evitar problemas futuros, tais como a retenção do veículo e multas.

Esse monitoramento é crucial para fugir de problemas com a fiscalização e para que você tenha a garantia de que não irá sofrer penalidades — que representam prejuízos com gastos não previstos.

Invista em tecnologia aplicada à gestão de frotas

Possuir um software de gestão de frotas é uma ótima opção de análise e planejamento eficiente no que diz respeito à disponibilidade de veículos. A partir dos dados coletados pelo seu sistema, você poderá identificar quais veículos estão ociosos — tratando de redistribuir as rotas ou, até mesmo, de transferir as cargas para outros veículos e manter esse parado para reduzir os custos.

Há diversos benefícios na gestão através de softwares, tais como digitalização de documentos, acompanhamento de multas, regularidade de veículos e motoristas, alertas para metas não atingidas e limites ultrapassados.

Eduque seus funcionários

Pratique utilizar os dados coletados pelo programa para identificar métricas de desempenho e, assim, estabelecer estratégias para atingir melhores resultados. Ao fazer um balanço mensal nesse sentido, é possível criar objetivos menores e alcançar, mês a mês, algum avanço.

Conte conosco para descobrir uma ferramenta diferenciada para ajudar no gerenciamento da disponibilidade dos veículos da sua frota! Acesse www.softruck.com.br ou ligue para (031) 3234-2800.

Categorias: Controle de Ativos planejamento de rotas controle de documentação manutenção Monitoramento de frota monitoramento de veículos software de gestão de frota

Softruck

Mais populares

Posts Recentes