KPI's para gestão de frotas: conheça os principais

Publicado por Softruck in May 19, 2016

Realizar o monitoramento e aperfeiçoamento das práticas logísticas é a melhor maneira de reduzir custos e tornar mais eficaz os processos na sua empresa. Existem muitas formas de se desempenhar essas funções e fazer o uso de KPI's para gestão de frotas é uma das que pode lhe oferecer bons resultados.

Quer saber como as KPI's podem lhe ajudar na otimização de seus lucros? Não perca este post!

O que é KPI

KPI deriva da expressão em inglês Key Performance Indicator, que traduzido para o português significa Indicador Chave de Performance. Seu principal objetivo é avaliar o desempenho dos diversos processos em uma companhia e auxiliar na realização de importantes intervenções.

As KPI's foram criadas com a finalidade de tornar mais claros os resultados obtidos por uma empresa, sendo bastante utilizadas por gestores e executivos para transmitir esses dados a seus subordinados, o que ajuda no relacionamento e na perseguição de objetivos comuns, respeitando a estratégia estabelecida por seus superiores.

Custo do transporte sobre a porcentagem de vendas

Esta métrica serve para determinar quanto você está gastando para realizar cada entrega contratada pelos seus clientes, bem como quanto representa essa porcentagem no valor cobrado do cliente.

É uma informação valiosíssima, pois possibilita saber qual o desempenho do seu valor de frete em comparação com a rentabilidade e permite a tomada de decisões mais eficientes nesse ponto, tanto em relação aos descontos solicitados para frete de maior volume quanto a respeito do valor cobrado, se ele está defasado e se há necessidade de reajuste.

Fórmula:

  • CT: 100% da receita de vendas.

Custos imprevistos

Visa detectar qual a porcentagem do custo de transporte que foi utilizada em operações de valor mais elevados ou imprevistos, tais como hospedagens, devoluções, reentregas, cortesias por atraso, indenização de avarias, entre outros.

O ideal é que os custos com operações desse tipo não ultrapassem os 5% das despesas de transporte.

Fórmula:

  • CI (custo de imprevistos): CT (Custo de transporte)

Avarias no transporte

Essa KPI serve para identificar a proporção do custo de avarias ocasionadas durante o transporte. Ela pode ser aplicada em duas variáveis: a primeira determinando quanto representa do custo total do transporte, e a segunda sobre os lucros da empresa reduzidos devido à ela.

É importante conhecer esses números para identificar onde e como estão sendo gerados os imprevistos, de modo a educar os responsáveis e evitar essas ocorrências, visto que, muitas vezes, ocorrem por erros na embalagem dos produtos.

Fórmulas:

  • CA (custo das avarias): CT (custo do transporte)

  • CA (custo das avarias): LT (lucro total)

Capacidade de transporte dos veículos sendo utilizada

Com esse cálculo, é possível descobrir se a capacidade da sua frota está sendo devidamente aproveitada. Caso não esteja, ter conhecimento dessa informação e apresentá-la à sua equipe permite que todos compreendam-na de forma mais clara e otimizem a roteirização, de modo a liberar menos veículos, se for o caso, gerando economia e tornando o processo mais eficiente.

Fórmula:

  • CQ (cargas coletadas): CV (capacidade dos veículos) x QV (quantidades de viagens)

Acuracidade na emissão de Conhecimento de Transporte

A logística é um setor muito frenético, exigindo decisões e ações rápidas, o que gera bastante estresse. É muito comum os emissores cometerem erros em meio à pressão de fazer emissões urgentes para embarques em cima da hora.

Utilizando a KPI para ver em que nível está a porcentagem de erros, você pode tentar identificar a causa e evitar que eles continuem, otimizando os lucros.

Fórmula:

  • QC (quantidade de CT’s — emissões): QE (quantidade de erros)

Existem diversas fórmulas para estabelecer as métricas conhecidas como KPI’s. Então, escolha aquela que melhor se aplica à sua necessidade.

O que você achou do nosso artigo de hoje? Deixe seu comentário e nos ajude a ampliar nosso conhecimento sobre as KPI's!

Tem interesse em conhecer uma ferramenta diferenciada e extremamente útil para ajudar na mensuração de KPI's da sua gestão logística? Estamos à disposição para te orientar! Acesse www.softruck.com.br ou ligue para (031) 3234-2800.

 

Categorias: gestão de frota otimizada gestão de frota indicadores de desempenho Gestão de Frotas

Softruck

Mais populares

Posts Recentes