Multas na frota: descubra como evitar esse problema

Publicado por Softruck in March 10, 2016

As multas costumam ser uma grande dor de cabeça aos responsáveis por gerenciar frotas de veículos. Trata-se de um gasto que pode comprometer todo o orçamento da empresa, gerando prejuízos e evitando o crescimento da companhia.

Dessa forma, fica o desafio de como reduzir as multas dentro da sua frota de automóveis, não é verdade? Para que você não tenha mais complicações no seu departamento, preparamos este post, que vai te informar sobre como diminuir o gasto com multas na frota. Vai ficar de fora dessa? Confira!

Conscientize seus colaboradores

Não precisa ser um especialista para saber que boa parte das multas na frota é gerada devido à má conduta dos motoristas da empresa. Por isso, nossa primeira dica é investir em campanhas internas de conscientização para os seus condutores.

Conscientize os seus condutores a obedecerem às normas de trânsito. Em outras palavras, qualifique-os para adotar a direção defensiva, respeitar os limites de velocidades, dentre outras atitudes. Do mesmo modo, fique de olho na documentação de cada veículo, ok?! Faça sua parte e dê exemplo aos seus motoristas.

Regularize toda a documentação da frota

Não deixe de garantir que serão checados periodicamente os vencimentos da documentação. Por não fazerem essa verificação, as empresas são constantemente multadas, o que aumenta suas despesas.

Para passar longe dessa situação, é necessário controlar documentos básicos como IPVA, seguro DPVAT, dentre outras licenças que são específicas para a sua organização. Com essa atitude, a situação da empresa fica regularizada e são evitados gastos com multas na frota de veículos.

Invista na manutenção periódica

Há alguma relação entre manutenção e multa? Sim, claro! É comum em vistorias feitas pela Polícia Rodoviária as empresas serem multadas por causa de um pneu careca, de má conservação do veículo, de problemas nas lanternas, etc.

Logo, não se pode deixar de investir em uma manutenção periódica, isto é, preventiva. Com esse tipo de serviço, você mantém todos os componentes dos carros em ordem, evita acidentes e escapa de ter que pagar ao governo aquela multa gerada por uma frota mal cuidada.

Veja a situação das mercadorias levadas

Não adianta nada ter condutores qualificados e veículos em bom estado de conservação se as suas mercadorias podem gerar problemas e tornarem-se multas pesadíssimas para sua empresa.

Por isso, o primeiro passo é olhar se o peso dos produtos transportados está compatível com a capacidade máxima do caminhão. Cargas que ultrapassam o valor permitido serão multadas quando o veículo for realizar a pesagem nas rodovias.

Do mesmo modo, veja se toda a documentação das mercadorias está de acordo. Não vale a pena arriscar o transporte de algo que não possui nota fiscal e nem autorização para ser levada de um destino para o outro, concorda?

Recorra das multas da sua frota, caso possível

Em algumas situações, por mais medidas que você tenha tomado, ainda podem surgir multas para sua companhia, podendo estas serem recorridas. Isso acontece devido aos erros cometidos por sistemas de fiscalização. Em outras palavras, há dados que não batem, tais como cor, placa, tipo de veículo, etc.

Por isso, sempre confira todos os detalhes da sua autuação e veja se há brecha para que você possa recorrer e evitar gastos com multas na sua frota de veículos.

Reduza seus custos investindo na tecnologia

A nossa dica final para reduzir despesas com autuações de trânsito é contar com a tecnologia. Conte com um bom software que realize o monitoramento de cada veículo. Desse modo, você tem um excelente know-how sobre o desempenho de todos os motoristas, verifica toda a documentação e sabe como está o estado de conservação dos seus automóveis.

Para saber mais sobre essa tecnologia acesse www.softruck.com.br ou ligue para (031) 3234-2800. 

Agora que você sabe como reduzir gastos com multas na frota da sua empresa, que tal compartilhar conosco seu conhecimento ou suas dúvidas? Aproveite o espaço nos comentários e junte-se a nós!

 

Categorias: redução de custos

Softruck

Mais populares

Posts Recentes