O Impacto da Internet das Coisas no Mercado de Logística

Publicado por Gabriela Mantuano in May 7, 2018

Até 2025 a internet das coisas deve ajudar na evolução do mercado de gerenciamento das frotas em alcançar quase US$ 17 bilhões em investimentos.

Internet das coisas é um conceito que cada dia revoluciona a logística dos mais diferentes setores da sociedade moderna. Na área das frotas acontece a mesma revolução, com necessidade de seguir tal tendência para sobreviver no mercado.

Conforme relatório da Grand View Research, o tamanho do mercado de gerenciamento de frota com internet deve alcançar US$ 17 bilhões até 2025 em investimentos.

Uma forma de conseguir vantagem financeira na conexão entre veículos e internet é ter aplicativos capazes de gerar informações dos custos das frotas ou comportamentos do motorista à administração com mais eficiência.

É Preciso Investir na Modernidade

A capacidade de mais objetos físicos se conectarem à internet e de compartilhar dados sem ajuda humana transformou a maneira como o mundo funciona nos dias de hoje.

De carros inteligentes a sensores biomédicos, as implicações são imensas. Até 2020 se espera que 50 bilhões de dispositivos estejam conectados na rede mundial de computadores.

Estatísticas indicam que se adequar à internet das coisas pode gerar 15% adicionais em desempenho às empresas.

Os especialistas em logísticas usam novos recursos com objetivo de melhorar redes de suplemento e sistemas, buscando oportunidades de gerar mais receitas ou reduzir custos.

Dispositivos IOT (Internet das Coisas) na Logística das Frotas

O gerenciamento de frotas via dispositivos IOT oferece as mais diferentes soluções que beneficiam donos dos negócios relacionados ao setor. Exemplos:

Internet das coisas também gera redução nos custos operacionais e torna mais efetiva a velocidade da entrega.

No conjunto total, as soluções de dispositivos relacionadas à internet das coisas permitem aos operadores de frotas reduzirem despesas e evoluírem a eficiência operacional.

O gerenciamento de frotas hoje é mais simples e efetivo por causa do surgimento de estruturas completas em conectividade sem fio nos níveis globais, inclusive no Brasil.

IOT e Logística

Segurança em Centros de Distribuição!

Os centros de distribuição são partes essenciais da logística e das cadeias de suprimento. Qualquer melhoria ou retrocesso dos processos pode impactar custos logísticos.

Um dos requisitos mais básicos para um depósito é a segurança do produto!

Nos depósitos modernos, sensores de alarme usam tecnologia IOT para detectar roubo e proteger ativos.

Essa tecnologia típica da internet das coisas permite às empresas realizarem operações logísticas com mais segurança.

Por exemplo, em caso de necessidade você pode simplesmente bloquear de modo automático as portas dos depósitos ou caminhões ao usar apenas um aplicativo.

Logística de Frotas no Caminho da Evolução

Em tempo relativamente curto, as soluções dos sensores de impacto avançaram na indústria ao ponto de 25% do mercado usarem telemática integrada via computadores montados ou móveis.

Ao longo do caminho, o crescimento no uso de sistemas de controle ao armazém e a necessidade de uma resposta em tempo real aumentam o papel dos computadores de bordo.

Nesse contexto, no passado a logística nos gerenciamentos de frotas era um trabalho simples, mas sempre com espaço para melhorias.

Agora, no entanto, a “camada” de gerenciamento de frota sobe a escala evolutiva e desfruta de igualdade nas condições com outros setores, oferecendo total integração às soluções mais amplas de software.

O gerenciamento de frotas aliado à internet das coisas gera mais benefícios em campos como: segurança, custos, produtividade, flexibilidade e agilidade.

Mais Segurança Também para Motoristas

Basicamente, internet das coisas é a capacidade de conectar tudo, portanto, também significa “levantar caminhões via rede mundial de computadores”.

Assim como no gerenciamento da frota rodoviária, os sistemas de empilhadeiras reúnem a telemática sobre o desempenho do motorista e as condições do motor para evitar problemas.

Naturalmente, transportadoras e empresas de rastreio possuem preocupações significativas quanto à logística, o que engloba inclusive os níveis de segurança dos colaboradores. Mas por causa do impacto da internet das coisas na logística das gestões de frotas os motoristas não precisam mais sentirem insegurança com perguntas como:

  • Quanto tempo demora para chegar ao destino-final?
  • Existem condições climáticas ruins ou outros problemas no caminho que devem atrasar a entrega?
  • Será que eu estou na estrada correta?
  • Qual a duração da bateria?

Nesse sentido, internet das coisas é um recurso valioso quando se trata de monitorar a segurança, proteger as equipes, e prever falhas nos equipamentos.

Mais Eficiência nas Operações

Internet das coisas impulsiona mais eficiência operacional no centro da logística.

Por exemplo, hoje em dia clientes esperam rastrear produtos desde o momento da compra até a entrega. No passado, isso exigia que alguém digitalizasse código de barras em pelo menos um ponto do processo.

Atualmente, as etiquetas RFID podem se conectar à nuvem e compartilhar dados no local, eliminando necessidade de a equipe fazer qualquer outro trabalho além de carregar as entregas.

Etiquetas RFID (Radio Frequency Identification) também podem ser usadas para rastrear fretes ou reduzir custos desnecessários no depósito.

Internet das Coisas no Mercado Logístico

Pontualidade da Entrega é o Diferencial do Negócio

Já teve uma entrega atrasada devido ao mau tempo ou às condições inseguras da estrada?

Com GPS, dados de localização de RFID e outros recursos da internet das coisas, uma frota pode ser proativa ao invés de reativa, por utilizar a tecnologia para se manter informada ou evitar possíveis atrasos.

Análise de Dados e Efetividade Logística

Além de armazenar e processar dados, você também pode realizar análises no sentido de evoluir a força de trabalho e estar com mais preparado para traçar planejamento de vendas.

Com a internet das coisas o sistema logístico possui Big Data disponível para compreender aspectos como: Motoristas mais eficientes, rotas rápidas e seguras, entre outros aspectos relacionados à qualificação da produtividade.

Ao considerar os resultados da análise dos dados é possível inclusive realizar treinamentos para qualificar a equipe e ter mais segurança em otimizar oportunidades de gerar receitas ao negócio.

Mais Confiança para Consumidores

Agora, mais que nunca, os consumidores valorizam a confiança acima de tudo ao fazerem compras.

As informações de rastreamento enviadas de modo direto para um aplicativo de smartphone proporcionam mais confiança, desde que tudo permaneça no caminho certo, eliminando qualquer necessidade de ligar para Centrais de Atendimento.

Todos os dados recolhidos também tornam os padrões de compra e comportamentos dos clientes fáceis de serem detectados.

Configuração automática de compras repetidas, se necessário, e, pagamentos móveis aumentam a facilidade da experiência de compra e melhoram as satisfações dos clientes.

Softruck: Transformação Digital para a Logística

A Softruck oferece as melhores soluções de plataforma para gerenciar veículos e analisar dados referentes aos comportamentos dos motoristas.

Faça análises robustas de dados, tenha rotinas de trabalhos mais produtivas e menos estressantes com Softruck - fortaleça a transformação digital na logística da sua empresa.

Categorias: Controle de Ativos

Softruck

Mais populares

Posts Recentes