Oferta e demanda: a importância de não cometer erros

Publicado por Softruck in May 25, 2016

A logística é uma área bastante complexa porque envolve diversos setores da empresa, precisando trabalhar de acordo com a necessidade do cliente e devendo sempre estar atenta à oferta e demanda. Para que isso possa acontecer deve-se ter gestores bem preparados, com visão bastante ampla para não apenas ver o momento atual, mas já se planejar para as necessidades futuras. Isso implicará todo um planejamento, que pode ser um fator decisivo no sucesso de uma empresa.

A grande questão é quando isso não ocorre de forma correta e a logística pode ser afetada diretamente pela demanda e oferta, ocasionando sérios problemas. Para evitar que eles surjam é preciso atuar de forma preventiva.

Veja neste artigo algumas dicas para evitar a ocorrência de erros.

Cuide do seu estoque

Se não há uma previsão da demanda, os estoques possivelmente não serão repostos a tempo, fazendo com que determinadas mercadorias fiquem em falta. 

É necessário se antecipar a esse fator utilizando métodos de previsão, como regressão linear e análise de correlação ou médias móveis, para nunca deixar seu estoque chegar abaixo de um nível considerado aceitável. Até porque tentar repor essas mercadorias na última hora pode ser um problema, principalmente se a demanda por ela for muita alta.

Planeje sua oferta e demanda

É bastante simples e não é nenhuma novidade: se a demanda é alta e a oferta é baixa, os preços tendem a subir. Quanto maior for a procura por determinado tipo de transporte, produto ou armazenagem, se não houver oferta suficiente dele é bem provável que se pague mais caro.

Planejando com antecedência, o risco de a oferta ser menor se reduz. Lógico que nem sempre é possível prever todas as situações, por isso faça investimentos pensando nesses contratempos. Com planejamento, os riscos ficam bem menores.

Supere as expectativas dos clientes

Se não consegue atender um cliente devido a uma grande demanda, com certeza gerará insatisfação, fazendo com que ele busque outro fornecedor que consiga atendê-lo.

Sua oferta sempre deve superar as expectativas dos clientes, por isso mais uma vez há o reforço da importância do planejamento a longo prazo.

Otimize os processos produtivos

Muitas vezes, sua oferta está baixa e a demanda alta por falhas no processo produtivo, que acabam tomando tempo e fazendo com que a produtividade caia.

Esteja atento às metodologias de trabalho, visando aos seus aprimoramentos e conseguindo aumentar a produtividade, nem que para isso seja preciso realizar investimentos.

Deve-se saber quanto tempo é gasto em cada processo e como ele ocorre para que possa ser otimizado com base na logística integrada e não seja uma barreira no funcionamento geral da sua empresa.

Tome decisões rápidas (e corretas)

Quando já existe um planejamento e todo o cenário muda repentinamente deve-se tomar decisões rápidas ou já haver um plano alternativo “na manga”. Somente dessa forma será possível trabalhar com a oferta e a demanda evitando as perdas financeiras e os clientes insatisfeitos.

Conte conosco para conhecer uma solução inovadora e eficiente para a gestão logística e que auxiliará em um melhor controle de oferta e demanda da sua empresa! Acesse www.softruck.com.br ou ligue para (031) 3234-2800.

Categorias: logística oferta e demanda otimização da gestão de frota planejamento gestão de frota atenção com cliente estoque Gestão de Frotas processos produtivos

Softruck

Mais populares

Posts Recentes