Conheça os benefícios dos carros elétricos

Publicado por Gabriela Mantuano in June 15, 2018

A busca pela sustentabilidade do planeta tem gerado um novo conceito de mobilidade. Diante disso, os carros elétricos estão ganhando peso na indústria automotiva, já que se apresentam como uma alternativa ecologicamente correta.

Porém vale frisar que as vantagens desse tipo de automóvel, quando comparados com carros tradicionais, não se restringem ao respeito pelo meio ambiente. Há também ganhos financeiros e institucionais para as marcas que optam por esse tipo de veículo.

Veja a seguir os benefícios dos carros elétricos e entenda porque vale a pena investir nesse tipo de automóvel. Confira:

benefícios dos carros elétricos

1. Respeito ao meio ambiente

Esse tipo de veículo é movido à base de energia elétrica, logo, dispensa o uso de combustível. Desta forma, essa é uma alternativa que contribui para um planeta mais limpo, já que os carros elétricos não emitem gases poluentes.

Vale comentar que, mesmo que a energia utilizada para carregar a bateria do veículo venha de uma usina termelétrica, ainda assim são gerados menos resíduos poluentes do que no caso dos carros movidos a combustível fóssil tais como a gasolina e o diesel.

Uma estratégia para diminuir ainda mais os níveis de agressão ao meio ambiente é optar por carros elétricos cuja fonte de energia elétrica é renovável, ou seja, que venha de usinas hidrelétricas ou eólicas. Desse modo passam a ter zero emissões e tornam-se uma alternativa sustentável ainda mais interessante.

2. Maior eficiência

A eficiência dos automóveis tradicionais não passa de 40%, ao passo que os carros elétricos têm um rendimento que se aproxima dos 90%. Em outras palavras, veículos com motor elétrico consomem menos energia para realizar o mesmo esforço dos motores a combustão.

As vantagens não param por aí. Um motor tradicional pode tornar-se inutilizável quando surgem falhas na circulação do óleo e demais componentes ou no sistema de refrigeração. Os carros elétricos não possuem tais componentes, logo são mais simples e diminuem o desgaste ao motor, que é mais compacto e confiável.

O motor elétrico também é mais leve, atinge rotação máxima mais elevada e tem partida mais rápida em relação a um motor a pistão, pois ao pisar no acelerador o motor liga quase instantaneamente.

Outra vantagem desse tipo de veículos é que dispensam o uso de câmbio, pois possuem uma marcha contínua que opera até uma velocidade determinada e contam apenas com um mecanismo para sinalizar a mudança na caixa de velocidades e que permite o recuo do veículo. Ou seja, após ligar o carro não é preciso trocar as marchas, apenas utilizar as funções de aceleração e ré. Tal diferencial potencializa o nível de energia que chega até as rodas.

Os carros elétricos também têm uma excelente distribuição interna, já que, invés de ser acoplado ao capô, o motor elétrico pode ser descentralizado e colocado em cada uma das quatro rodas e sincronizado através de um software. Isso proporciona novas possibilidades de designs para a máquina.

Tendo em vista que um motor elétrico também funciona como gerador elétrico, a maior parte desses veículos também possui um sistema de travagem regenerativa, que torna possível recarregar a bateria enquanto trava. Desta forma, a energia que surge a partir das frenagens é convertida em energia elétrica que será armazenada nas baterias. É importante frisar que podem ser carregados em qualquer lugar, basta uma tomada convencional.

3. Baixos custos de utilização

É possível encontrar no mercado carros com motores elétricos de elevada potência e ainda mais baratos do que os veículos movidos a combustíveis fósseis, isso se deve ao fato do motor não precisar de escapamentos, óleo, mangueiras, etc.

Também há um menor custo de manutenção e operação, já que a energia elétrica não alcança o preço da gasolina. Diante disso, pesquisas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) revelam que a utilização deste veículo é cerca de quatro vezes mais barata que a de um carro convencional.

Devido ao menor número de peças móveis e de circulação do óleo, o motor sofre menos desgaste, logo não é necessário realizar tantas manutenções, tais como trocas regulares de óleo.

O sistema de travagem regenerativa citado no tópico anterior também contribui para a economia de despesas. Se tratando de carros tradicionais, ao utilizar o sistema de freios para diminuir a velocidade do veículo ou pará-lo o consumo é inflacionado. Já no caso dos carros elétricos esse sistema ajuda a regenerar energia através da travagem e, em alguns casos, da desaceleração. Some-se a isso o fato de que em alguns estados brasileiros carros elétricos com preço abaixo de determinado valor tem a sua disposição a isenção de 50% do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores).

4. Direção mais agradável

O motor elétrico é menos ruidoso do que motores à combustão. Isso se deve ao fato do veículo funcionar por meio de um regulador que transmite a quantidade correta de energia das baterias para o motor. Para tal, dois potenciômetros ficam ligados ao pedal do acelerador e a quantidade de energia utilizada varia de acordo com a demanda exigida pelo motor.

Ou seja, além de reduzir a poluição atmosférica, também se torna possível reduzir a poluição sonora, principalmente dos centros urbanos, que, em geral, vivenciam o problema de trânsito intenso.

Assim sendo, a condução se torna mais agradável, já que são mais silenciosos e não tem sistema de escape. O fato de o motor ser mais leve também torna a direção mais suave do que de um carro tradicional.

5. Incentivos fiscais

Com o intuito de estimular a sustentabilidade, há alguns programas de incentivo ao desenvolvimento e uso de veículos elétricos no Brasil.

Os descontos aplicados ao IPVA para automóveis à base de energia elétrica são um exemplo disso. Essa isenção se aplica também para carros movidos a hidrogênio, bem como os veículos híbridos, que são movidos com motores à combustão (gasolina) e também com motores elétricos ou a hidrogênio.

O objetivo desses programas é estimular a inovação, especialmente no que diz respeito à ecologia e, desse modo, baratear e popularizar tais tipos de carros no país.

Implantação de carros elétricos: como fazer

Para as empresas que desejam investir nesse tipo de carro e adotar outras práticas sustentáveis, vale a pena recorrer a um software de inteligência logística.

A Softruck é uma excelente alternativa, pois além de realizar a gestão otimizada de veículos, também contribui para o desenvolvimento de estratégias que proporcionam a redução de custos operacionais e a potencialização dos recursos da empresa.

Acompanhe o nosso Facebook e fique por dentro de outras práticas sustentáveis e tendências do gerenciamento de frota. Caso goste dos nossos conteúdos, não deixe de compartilhar!

Categorias: Uncategorized

Softruck

Mais populares

Posts Recentes