Qual é a origem dos custos da sua frota de veículos? Descubra aqui!

Publicado por Softruck in February 27, 2018

No atual cenário nacional de crise econômica, uma das formas mais eficazes de garantir a sobrevivência da empresa e o lucro no final do mês é através da redução dos custos. A otimização dos ganhos conseguida com a diminuição das despesas pode ser utilizada em todos os setores da economia e as mais diversas empresas.

Desta forma, a gestão de custos também pode ser aplicada para melhorar os resultados de uma frota de veículos, reduzindo os gastos com a operação e manutenção dos veículos. Separamos neste post as principais origens dos custos em uma frota. Confira a seguir e veja como superá-las e melhorar os lucros da sua empresa.

Manutenção incorreta

Alguns reparos não planejados, pequenos consertos — como um pneu furado e a troca de pastilhas de freio desgastadas — são totalmente compreensíveis e, algumas vezes, difíceis de serem evitados. Mas grandes intervenções corretivas — como a troca não planejada de uma embreagem ou a substituição de um amortecedor — são reparos que demandam tempo e, principalmente, bastante dinheiro.

A manutenção incorreta é um dos principais custos em uma frota de veículos. É fundamental seguir um plano de manutenção preventiva, realizando todas as revisões corretamente em toda a frota. Este tipo de manutenção demanda menos tempo e menores gastos quando comparado às intervenções corretivas dos veículos.

Indisponibilidade da frota

Um veículo indisponível é o pior cenário quando se trata de uma frota de veículos. Com a máquina parada se afeta a operação da empresa, atrapalhando os serviços prestados ou fretes. Em outras palavras, veículos parados e que não estão atendendo às demandas nas quais estão destinados resultam em gastos para a empresa. Além disto, tem-se também o elevado custo dos reparos das máquinas — que foi previamente mostrado.

A melhor forma de controlar a disponibilidade dos veículos da frota é realizando as manutenções preventivas. As revisões periódicas são a melhor forma de garantir a confiabilidade e assegurar que os carros ou caminhões permaneçam em operação.

Motoristas mal treinados

Motoristas pouco instruídos não tomam os devidos cuidados com os carros e, muitas vezes, dirigem de forma agressiva ou imprudente, aumentando o consumo de combustível e o desgaste de componentes. Sem falar que as chances de ocorrerem acidentes com esse tipo de motoristas é muito maior.

Treinar os condutores mostrando as melhores práticas de condução e cuidados com os veículos e, principalmente, como economizar combustível, proporciona uma excelente redução dos custos com manutenção e gasolina/diesel. Motoristas conduzindo de forma defensiva além de cuidar melhor do veículo, valorizam mais a imagem da empresa para as pessoas.

Uso de equipamentos inadequados

É fundamental que para cada serviço seja utilizado o veículo mais adequado. Forçar demais o caminhão com uma carga que ele não é capaz de suportar ou utilizá-lo em terrenos inadequados para seu uso, faz com que o desgaste e a probabilidade de quebras sejam muito maiores.

Os gerentes ou gestores devem sempre direcionar o uso correto dos veículos de maneira que o serviço seja bem desempenhado e as máquinas sejam bem cuidadas.

Agora que você já sabe a origem dos custos da frota de veículos, assine a nossa newsletter e fique pode dentro de várias dicas e novidades para garantir uma ótima gestão da sua frota!

 

Categorias: redução de custos

Softruck

Mais populares

Posts Recentes