Rastreador veicular parou de funcionar, o que fazer?

Imagine a situação: você confia no seu rastreador veicular para manter sua frota veicular segura, mas de repente alguns dispositivos deixam de funcionar. O que fazer em casos assim? Não se desespere! Aqui na Softruck nós somos especialistas em rastreamento e monitoramento veicular, temos uma equipe de suporte focada em casos semelhantes a esse, e aqui no blog, vamos explorar algumas soluções para lidar com essa situação e garantir a segurança dos carros e motos da sua frota.

Principais e prováveis problemas com os seus rastreadores

Neste momento iremos abordar de uma forma ampla e objetiva os principais problemas que encontramos por aqui nas operações com os nossos clientes de rastreamento veicular, são eles:
1 – Falha na comunicação GPS
2 – Falha na conexão da Rede
3 – Dados do SIMCard excedidos
4 – Falta de energia na bateria principal
5 – Falha de fabricação do dispositivo

1 – Falha na comunicação GPS:

O rastreador pode não se conectar aos satélites por causa de localização, pode haver interferência nessa comunicação pelo fato do veículo estar numa região rural onde de fato o sinal GPS é ruim, ou o veículo pode estar em um local subterrâneo, como garagem, nesses casos a solução ideal é mover o veículo para uma área com melhor visibilidade do céu. Às vezes, a simples mudança de local pode melhorar a recepção do sinal GPS.

Neste caso, outra situação que pode ocorrer é interferência de sinal por outro dispositivo eletrônico, identifique e afaste quaisquer dispositivos eletrônicos que possam estar interferindo no sinal GPS. Se possível, desligue outros dispositivos eletrônicos próximos ao rastreador para eliminar interferências.

Falha na comunicação GPS

2 – Falha na conexão de rede:

O seu rastreador depende de uma rede de comunicação para transmitir dados. Verifique se você está dentro da área de cobertura da rede. Às vezes, estar em uma área remota ou com pouca cobertura de rede pode interferir no funcionamento do dispositivo.

Neste caso estamos falando da rede móvel do SIMCard, que está instalado no dispositivo.

A solução para isso é chamar o suporte, seja da própria Softruck, caso você seja nosso cliente, ou da operadora de dispositivo móvel onde você comprou o SIMCard. Em ambos os casos, a provável solução feita será o reset ou reprogramação, que poderá ser feito por nós à distância.

Há também a possibilidade de ser feito o reset físico para alguns casos, em que o SIMCard é removido dos rastreador e recolocado, dessa forma recuperando o sinal da rede móvel.

3 – Dados do SIMCard excedidos

Ainda falando de problemas que estão relacionados ao SIMCard do dispositivo, temos a possibilidade do uso do dispositivo ter excedido o pacote de dados.

Nesse caso é necessário entrar em contato com o suporte da operadora para que possa ser feito o aporte de mais dados. Esse aporte você não conseguirá fazer sozinho por isso o contato com o suporte, neste caso, será fundamental.

Dados do SIMCard excedidos

4 – Falta de energia na bateria principal

Caso o carro perca a bateria, e fique desligado sem uma bateria principal o rastreador também irá parar de comunicar, já que sua bateria é recarregada pela bateria do carro. A bateria do rastreador sozinha, dura pouco tempo, então a bateria do carro está interligada com a do seu rastreador.

Há casos inclusive em que o rastreador é mal instalado no veículo (normalmente em motos) e ele retira a energia a bateria dele. Normalmente em casos que o instalador contratado configura os comandos errados de um forma que o rastreador funcione sem parar e consomem continuamente a bateria da moto.

Neste caso, a principal solução é contratar um instalador de confiança, para que o rastreador seja instalado de forma correta no veículo e não ocorra o risco do rastreador não ser energizado pela bateria do carro de forma correta.

5 – Falha de fabricação do dispositivo: 

Se você tentou todas as soluções acima e o rastreador ainda não está funcionando, é hora de contatar o suporte técnico do fabricante. Eles terão técnicos especializados que podem ajudar a diagnosticar o problema e oferecer orientações específicas para o seu modelo de rastreador.

Conclusão:

Lidar com um rastreador veicular que deixou de funcionar pode ser estressante, mas na maioria dos casos, há soluções disponíveis por isso é importante manter a calma!

Seja verificando as conexões, atualizando a rede ou contatando o suporte técnico, há passos que você pode seguir para resolver o problema. E, se necessário, considere a substituição por um modelo mais recente para manter sua frota segura e protegida.

Lembre-se, que aqui na Softruck sua empresa conta com um suporte especializado, sempre disponível para sanar suas dúvidas e a lidar com problemas diversos, inclusive aqueles que vão além da falta de comunicação do rastreador!

Caso ainda não conheça a nossa empresa e nossas soluções para o mercado de rastreamento veicular, lhe convidamos a conhecer a Softruck, a solução ideal para empreendedores no mercado de rastreamento e proteção veicular.

Veja também o vídeo que fizemos resumindo todo o assunto abordado nesse blog post: