Rodízio de pneus de caminhões: tudo que você precisa saber

Publicado por Softruck in February 23, 2018

Cuidar bem dos pneus é tarefa obrigatória para todo motorista. Essa necessidade aumenta quando se trata de um profissional do transporte, como o motorista de caminhão. Se você transporta carga pelas estradas do Brasil diariamente, entende a importância desse cuidado e, principalmente, do rodízio de pneus.

Esse um assunto que merece uma atenção especial: faz muita diferença na economia dos pneus e, consequentemente, no bolso do caminhoneiro. Para tirar suas dúvidas, mostraremos aqui tudo o que você precisa saber sobre o que é o rodízio de pneus, quando e como fazê-lo. Confira!

Vantagens do rodízio de pneus

São os pneus que suportam o peso da carga e de todo o caminhão. O desgaste causado pelo contato com o asfalto é inevitável e, periodicamente, você terá que trocá-los. Porém, esse desgaste não é uniforme. E a irregularidade é causada por diversos fatores, como a posição do pneu, a distribuição da carga, o trajeto feito e as condições do asfalto.

O rodízio dos pneus nada mais é do que alterar as posições dos pneus entre si, fazendo com que aqueles com mais desgaste na parte interior sejam usados onde o desgaste exigido é maior na parte exterior, e vice-versa. Fazendo isso o desgaste dos pneus passa a ser uniforme, evitando desalinhamento e desbalanceamento, além de outros problemas de direção.

Saiba a hora certa de fazer

No manual do fabricante você encontrará informações importantes sobre diversos itens de manutenção preventiva. Um desses itens é o rodízio de pneus. Guarde esse manual e esteja sempre de olho.

De acordo com o tipo de caminhão, quantidade de eixos e capacidade de carga, o manual indicará a quilometragem mais adequada para efetuar o rodízio, além da descrição exata do formato, que pode variar para cada caminhão.

O indicado é que você faça, em média, a cada 10 mil quilômetros.

Como fazer o rodízio

O ideal é fazer junto com o alinhamento e balanceamento. Por isso, indicamos que você procure uma empresa especializada para garantir qualidade no serviço. Mas fique de olho e acompanhe a troca. Existem algumas recomendações que devem ser seguidas.

Caso o pneu esteja muito desgastado, é mais indicado que você o troque por um novo, em vez de fazer o rodízio. A ideia do rodízio é que haja um desgaste uniforme entre eles. Por isso, manter um pneu em más condições pode trazer mais prejuízos do que benefícios.

Certifique-se que o rodízio seja feito entre pneus do mesmo modelo e que não sejam colocados pneus reformados no eixo dianteiro. Este segundo item é obrigatório, de acordo com a legislação de trânsito brasileira.

Cuide bem do caminhão

Tendo feito o rodízio de pneus corretamente, você estará contribuindo para que seu caminhão obtenha um desempenho melhor e seja mais econômico. Por isso, mantenha as revisões em dia e realize a manutenção preventiva no tempo certo.

Se a saúde do seu caminhão não for negligenciada, você terá muito mais tranquilidade e conforto ao dirigir. A economia é perceptível e você viajará mais seguro para chegar ao seu destino sem imprevistos.

Gostou de saber tudo sobre como fazer o rodízio de pneus? Que tal agora deixar um comentário contando pra gente como essa técnica te ajudou a economizar?

Categorias: consumo de pneus economia manutenção de pneus pneus pneus de caminhões rodízio de pneus economia de pneus redução de custos

Softruck

Mais populares

Posts Recentes