Saiba como melhorar a comunicação na gestão de uma frota de veículos

Publicado por Softruck in June 27, 2016

A gestão de frotas é uma tarefa na qual se lida diariamente com várias pessoas, de modo que é essencial saber como melhorar a comunicação, se certificando de que os objetivos e procedimentos são entendidos claramente por seus colaboradores.

Para garantir que sua equipe compreenda o que deseja, separamos a seguir algumas dicas essenciais de como melhorar a comunicação na sua frota.

Seja objetivo, sem ser grosseiro

É muito comum observar gestores que abusam um pouco da sua posição de líder, exercitando sua oratória com mais frequência e profundidade do que deveriam.

Não é interessante estender-se por tempo demasiado longo ou dar muitas voltas, quando estiver transmitindo orientações aos membros da sua equipe. Nesse quesito é essencial que utilize os primeiros momentos para deixar claro o objetivo do diálogo, e apenas explicar os detalhes posteriormente, e mediante solicitação de esclarecimentos.

Também não é legal ser um gerente monossilábico, muitas vezes considerado rabugento pela sua economia de palavras. É bom aplicar aqui o meio termo nesse quesito: nem demais, nem de menos.

Utilize softwares de gestão de frotas

Em se tratando de comunicação, nada melhor que o uso de tecnologias eficientes na sua execução.

Fazer uso de um sistema GPS, por exemplo, permite que seus colaboradores consigam localizar com maior facilidade endereços de entrega. Sem falar no fato de as informações fluírem com muito mais facilidade e confiabilidade quando há um bom sistema auxiliando no monitoramento dos veículos e viagens, bem como manutenções, documentações e muito mais.

Outro benefício do software de gestão são os alertas gerados pelo sistema, que lembram aos envolvidos na operação vencimentos e prazos de obrigações, aponta a boa ou má condução dos motoristas, manutenção de veículos, troca de pneus, etc.

Disponibilize as ferramentas necessárias

Tanto a equipe que fica no escritório, quanto os motoristas, precisam sempre ter acesso a um meio de comunicação que seja prático e eficiente. Ao oferecer essa ferramenta você torna a comunicação mais ágil e a resolução de problemas mais eficaz.

Afixar painéis em áreas comuns da empresa também deve ser mais uma forma de disponibilizar informações que sejam relevantes. São práticos e eficientes nesse aspecto, visto que nem todos possuem ou acessam com frequência um e-mail corporativo, por estarem sempre fora da empresa.

Treine os colaboradores para que saibam como melhorar a comunicação. Para que o foco não seja afetado em meio a tantas informações, é interessante que crie um treinamento ou manual de boas práticas voltadas para a comunicação na sua gestão de frota

Pronto para aplicar essas dicas na sua gestão de frotas? Aproveite e compartilhe nas suas redes sociais esse artigo. Seus amigos também irão gostar!

Descubra o jeito certo de melhorar a comunicação na sua frota com praticidade e funcionalidade: Acesse www.softruck.com.br ou ligue para (031) 3234-2800.

Categorias: Comportamento gestão de frota comunicação comunicação interna Monitoramento de frota software de gestão de frota

Softruck

Mais populares

Posts Recentes