TCM: por que usar esta métrica para sua gestão de frotas

Publicado por Softruck in April 6, 2016

O trabalho de gerir frotas pode se tornar mais difícil se não forem utilizadas as melhores estratégias disponíveis no mercado e na web. O uso de indicadores para analisar o desempenho da empresa é uma boa solução para o gerenciamento eficaz da frota.

Entre essas métricas, destaca-se o TCM (Custo Total de Mobilidade). Conheça mais sobre esse indicador e veja o quanto ele é importante para o seu negócio!

TCM (Total Cost of Mobility) x TCO (Total Cost of Ownership)

Algumas empresas desenvolvem métricas baseadas em custos de TCM. Para entender melhor o TCM é bom conhecer também o TCO (Custo Total de Propriedade). No caso de frotas, o TCO refere-se à compra e manutenção de veículos.

Contudo, a gestão de frotas não se refere somente a esses indicadores, envolve muito mais. Motoristas que guiam veículos a serviço de empresas podem provocar, por exemplo:

  • Riscos de colisões e penalidades:

  • Emissões de CO2;

  • Horas extras;

  • Horas ociosas;

  • Horas retrabalhadas:

  • Tempo perdido de trabalho.

É aí que entra o TCM, medindo os custos de colisão e de outros acidentes (Custos de Sinistros e Seguros) e todos os demais custos relacionados ao comportamento dos motoristas.

A empresa ISS e o TCM

A empresa ISS World Services possui práticas de gestão de frotas que são reconhecidas mundialmente e servem como inspiração para outras empresas do mesmo ramo. Em artigo publicado no portal Global Fleet, a ISS afirma, através do gestor de frota do grupo Poul Brodsgaard, que a equipe empresarial possui todos os custos diretos de sua frota global bem definidos (são mais de 22.500 veículos).

Porém, a ISS mantém bem mapeados e controlados não somente os custos diretos com seus veículos, afinal, o compartilhamento dessa elevada quantidade de caminhões envolve nada menos que 500.000 motoristas, que geram outros custos para a empresa. Esses outros custos também são bem delineados e calculados pela ISS. Em síntese, a empresa utiliza, além da métrica mais comum de TCO, a métrica mais específica e abrangente de TCM.

Gerenciamento do TCM e o controle de custos

Para uma boa gestão com TCM, é necessário definir indicadores de desempenho e fazer um trabalho paralelo com outras áreas, como segurança, meio ambiente, CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente), saúde e recursos humanos, para o devido monitoramento desses indicadores. Os resultados proporcionados pelos indicadores serão, então, comunicados à gerência e à diretoria da empresa, disseminando o conceito e reconhecendo sua importância.

Controlar custos diretos e indiretos implica em um trabalho de equipe e integrado entre todos os setores, com utilização dos modernos recursos tecnológicos. A integração é fundamental para combinar informações de diferentes fontes, incluindo até outras empresas (locadoras, telemetria, seguradoras).

A maioria das empresas que dispõem de frotas ainda deposita maior preocupação com a renovação de seus veículos (em negociações com as montadoras para a obtenção de descontos melhores ou com as locadoras para conseguir menores parcelas mensais de aluguel). Partindo dessa análise, elas concluem sobre a vantagem ou desvantagem dos níveis de custos para suas frotas.

Esses cálculos, todavia, desconsideram custos indiretos de máxima relevância, como acidentes, multas, impactos provocados no meio ambiente (principalmente pela emissão de gases nocivos) e tempo não produtivo dos motoristas.

TCM e a excelência na gestão de frotas

Embora o TCM ainda não seja usado em escala tão ampla quanto o TCO, ele é de grande importância para garantir a excelência na gestão de frotas. É fundamental, portanto, que as empresas modifiquem sua forma de análise e gerenciamento, implementando instrumentos que possibilitem o foco também no TCM e possam garantir os melhores resultados na gestão.

Você já conhecia a métrica de TCM? Já aplica o indicador no gerenciamento de sua frota? Deixe sua opinião sobre TCM, aqui nos comentários.

Quer saber mais sobre um método de gerenciamento de frotas focado em redução de custos e aumento de produtividade? Acesse: www.softruck.com.br ou ligue para (031) 3234-2800. 

Categorias: métricas de análise gestão de frota indicadores de desempenho Gestão de Frotas indicadores de performance

Softruck

Mais populares

Posts Recentes