4 tecnologias para reduzir custos no seu processo logístico

Publicado por Gabriela Mantuano in July 23, 2018

A logística tem um papel fundamental na gestão empresarial. É ela quem possibilita uma visão panorâmica do negócio e torna possível prever falhas, economizar gastos, tomar decisões mais assertivas e alcançar bons resultados.

Entretanto, os processos logísticos devem ser bem gerenciados a fim de evitar custos excessivos. Para tal existem algumas tecnologias disponíveis no mercado que são essenciais para a eficiência dessas operações.

Neste post apresentaremos 4 tecnologias para reduzir custos no seu processo logístico. São ferramentas indispensáveis para o desenvolvimento de melhores estratégias de planejamento, execução e controle, bem como para a potencialização dos lucros da empresa. Confira!

tecnologias no setor logístico

1. Software de gestão de frotas

Gerir uma frota é um trabalho complexo e que requer o recolhimento e análise minuciosa de dados do dia a dia. Por meio de um software de gestão de frotas é possível realizar o gerenciamento de todas as operações, bem como o aprimoramento de tais processos com praticidade e fluidez.  

Mas afinal de contas, o que é um software de gestão de frotas? Um software é um sistema preparado para monitorar todas as informações do veículo e motorista, além de informações sobre abastecimento, manutenção, pneus, rotas, custos e desempenho geral dos veículos e colaboradores". Esse programa é capaz de fornecer para a empresa dados sobre planejamento, performance e resultados da frota, além de relatórios e indicadores que vão contribuir para uma gestão eficaz e em tempo real.

Uma das grandes vantagens do software de gestão de frotas é a automatização de processos, desde os mais simples até os mais complexos. A organização manual das operações demanda bem mais tempo de coleta, organização e análise, além de envolver inúmeras consultas a tabelas e constantes comparações de números e informações. Ou seja, é uma tarefa difícil, cansativa e sujeita a erros.

Ao optar por um programa simples, rápido e intuitivo que integre todas as informações em apenas um lugar há inúmeros ganhos, tais como: redução de custos, otimização do tempo, padronização das tarefas, maior controle sobre os veículos e as informações da frota e também maior precisão nos resultados.

Desse modo é possível fazer um acompanhamento rápido e detalhado do planejamento dos gastos e a partir disso implementar as melhorias necessárias para solucionar problemas que eventualmente entravem o crescimento da marca.

O software de gestão de frotas é um bom aliado na redução de custos de manutenção, pois torna possível monitorar as variáveis relacionadas a gastos com combustível, além de facilitar a programação de manutenções preventivas e diminuir os gastos extras causados por tempos de inatividade não programados, por exemplo. Ao minimizar gastos e otimizar processos, consequentemente tem-se um aumento na produtividade.

O uso de um software de gestão de frotas contribui para a implementação de soluções adequadas e permite uma melhor integração entre empresa, fornecedor e cliente final.

2. Software de rastreamento veicular

Outra ferramenta essencial para a redução de custos nos processos logísticos é o software de rastreamento veicular, aparelho de geolocalização instalado no interior dos carros cuja função é indicar a localização exata dos mesmos e mostrar se estão parados ou em circulação.

Organização das rotas, verificação de trajetos e rotas, acompanhamento das visitas aos clientes são algumas das funcionalidades do aparelho. Dessa maneira a empresa pode acompanhar os status dos transportes, alterar a ordem da entrega, fugir de congestionamentos, encontrar alternativas para estacionar e minimizar o problema de restrições de horários, tão comuns nas áreas urbanas.

Essa tecnologia de rastreamento é também uma ferramenta de segurança. Em casos de roubos ou furtos de veículos, o rastreador mostra a localização imediata do carro e em cerca de 98% dos casos os veículos são recuperados. Nessas circunstâncias o sistema envia um comando de bloqueio para o automóvel, forçando quem está de posse do veículo a abandonar o carro.

O software de rastreamento veicular também oferece a opção de instalar um botão de pânico. Caso o motorista esteja em situação de perigo, pode acionar o botão, geralmente posicionado em local escondido, e a central de monitoramento do rastreador recebe um alerta, enviando a polícia imediatamente. É uma forma de agilizar a prestação de socorro e garantir o bem-estar do motorista.

Há ainda um recurso chamado “cerca virtual”, que delimita um perímetro seguro para a circulação do carro. Ao ultrapassar esta área a empresa é notificada por meio de e-mail ou SMS.

Somado a todos esses benefícios, a instalação do software de rastreamento veicular pode garantir descontos no seguro. Ao preencher o questionário de avaliação de risco necessário para fazer cotação de seguro, a empresa detecta o perfil do carro e caso tenha rastreador o valor do seguro pode ser diminuído em até 25%.

software de rastreamento veicular softruck

3. Software de cotação de fretes

Fazer a cotação de fretes é uma das grandes dificuldades das empresas. Peso, volume, valor da nota fiscal, distância para entrega, além da incidência de taxas são alguns dos elementos para a definição de preços. No entanto, nem sempre os gestores levam em consideração todos os custos existentes e acabam realizando uma operação deficitária.

Ao optar por um software de cotação de fretes a empresa consegue padronizar o processo, tanto no que se refere à coleta e inserção dos dados no sistema quanto no que se refere ao tabelamento de preços. Essa uniformização tem como benefício a redução de custos, pois diminui as possibilidades de falhas e o desperdício de mão de obra, tempo e recursos.

Ao ter em vista o número exato de demandas de vendas e veículos disponibilizados para as entregas, todos os departamentos da empresa conseguem planejar um volume de trabalho para determinado período.  Ou seja, o software de cotação de fretes traz a garantia de que todos os pedidos serão atendidos e contribui para uma maior previsibilidade das demandas.

A automatização da cotação de frete também garante mais agilidade ao processo. As cargas são liberadas em menos tempo, o que contribui para o cumprimento dos prazos e para uma maior satisfação do cliente. Isso consequentemente melhora a produtividade da equipe, pois torna possível a conclusão de um volume maior de pedidos em menos tempo.

4. Planejamento de procedimentos

Há também tecnologias direcionadas para a organização dos processos logísticos. São softwares que disponibilizam informações para o planejamento eficiente das rotas com o menor custo operacional possível. Critérios tais como melhores estradas para percorrer, possibilidade de fazer várias entregas em uma mesma viagem, menor distância entre o remetente e o destinatário e gerenciamento de riscos são levados em consideração para uma programação mais inteligente das rotinas de entrega.

A análise do desempenho dos equipamentos é também um dos recursos que tem grande impacto sobre os custos, pois a avaliação constante da performance dos aparelhos possibilita a identificação  de gargalos ou sobrecargas que encarecem os processos logísticos.

Assim sendo, fica evidente que tais softwares são indispensáveis para diminuir índices de erros e evitar retrabalhos. O resultado final são operações confiáveis e rotinas produtivas mais organizadas.

Por fim, vale frisar que investir nessas 4 tecnologias, atualmente,  é sinônimo não apenas de redução de custos no processo logístico, mas também de mais oportunidades de crescimento do negócio.

Quer conhecer outras ferramentas que podem ajudá-lo a alavancar a sua marca? Então aproveite e entre em contato conosco. Oferecemos as melhores soluções em software de gestão para a sua empresa!

Categorias: redução de custos

Softruck

Mais populares

Posts Recentes